Quando será a Marejada em Itajaí?

Chega próximo a outubro e todo mundo que adora uma boa comida portuguesa já se pergunta quando será a Marejada em Itajaí. Em 2022, a Festa Portuguesa e do Pescado chega à 34ª edição e será realizada de 6 a 23 de outubro.

Nos dias de semana, a festa funcionará das 18h às 24h, e nos fins de semana das 10h às 24h. No último dia, o evento encerra às 20h. A entrada é gratuita em todos os dias.

Como é de costume, um dos destaques é a valorização da gastronomia, que ganha ainda mais destaque nesta 34ª edição. Serão 10 restaurantes com pratos exclusivos, como a tradicional sardinha na brasa, paella, bolinho de bacalhau, camarão, opções sem frutos do mar e muito mais. A Tasca Portuguesa, que serve pratos típicos de Portugal, é outra atração para o público. O chope oficial é Germânia e haverá a participação de seis cervejarias artesanais de Itajaí.

Quando será a Marejada em Itajaí?
Fotos: Prefeitura de Itajaí/divulgação

Quando será a Marejada em Itajaí e o que terá de atrações

As mais de 100 atrações musicais e apresentações de dança garantirão entretenimento para todos os públicos. Ao todo, dois palcos serão montados no evento. Além disso, haverá espaço com artesanato e a presença do Marejão e da Marejoa, mascotes oficiais do evento.

Parte integrante do calendário das festas de outubro, novamente a Marejada será realizada no Centreventos de Itajaí entre os dias 6 e 23 de outubro. Serão 18 dias de programação. Neste ano, a festa reforça os conceitos de sustentabilidade e acessibilidade, que garantiram o sucesso das últimas três edições.

Além disso, como retorno após a pandemia, a Marejada estará maior. As atrações ocuparão em torno de 80% do terreno do Centreventos. O bicicletário gratuito terá o dobro de vagas e o parque infantil contará com ainda mais opções para diversão das crianças.

Quando será a Marejada em Itajaí e o que terá de atrações

Leia mais

Sustentabilidade como pilar

A sustentabilidade é um dos maiores pilares da Marejada e fortalece o compromisso de Itajaí com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O uso de copos ecológicos evitou o descarte de 400 mil copos plásticos na última edição e seguirá em 2022 com novos modelos para garantia de um evento zero plástico. O visitante poderá devolver o copo no fim do evento e recuperar o dinheiro investido, ou guardar a lembrança como souvenir.

Além disso, a festa adotará a compostagem dos resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas do evento, reforçará a destinação correta do óleo de cozinha e manterá o uso de embalagens de papel como medidas ecológicas.

A 34ª Marejada também permanecerá como um dos únicos eventos públicos do país a distribuir água gratuita – desta vez, o Semasa assumirá a distribuição para os visitantes.

Outra ação promovida para fomento da sustentabilidade é o 2º Fórum Kids. O objetivo é conscientizar as crianças sobre redução do plástico e preservação do meio ambiente. A ação deve alcançar cerca de 1.000 estudantes da Rede Municipal de Ensino em três sessões previstas para essa edição.

Sustentabilidade como pilar

Quando será a Marejada em Itajaí e quais ações de acessibilidade?

A Marejada também será 100% acessível para a população através do Plano de Acessibilidade, elaborado em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi). Durante a festa haverá: balcão de acessibilidade, audiodescrição, postagens inclusivas nas redes sociais, banheiros acessíveis, mesa tátil, equipe de libras e estacionamento para dar autonomia e segurança às pessoas com deficiência.

Essas ações reforçam o compromisso do evento com a inclusão social. Em 2019, graças às medidas adotadas, a Marejada ficou em segundo lugar no Prêmio Nacional do Ministério do Turismo, na categoria Turismo Social.

Quando será a Marejada em Itajaí e quais ações de acessibilidade?

Curiosidades sobre a Marejada

  • A primeira edição da Marejada foi realizada de 8 a 12 de outubro de 1987. Criada como Festa Portuguesa e do Pescado, o evento popular buscava atrair visitantes por meio do turismo gastronômico, mas com uma temática diferenciada da Oktoberfest.
  • O mascote Marejão é a caricatura de uma sardinha e completa 35 anos agora em 2022.
  • Em 1987, a Marejada foi montada com tendas de circo onde hoje fica o Centreventos e, naquele tempo, funcionava o Terminal Rodoviário. Os pontos de ônibus viraram quiosques e o evento também recebeu a 1ª Feira Industrial da Pesca.
  • Por mais de duas décadas, os restaurantes da Marejada funcionavam dentro de barquinhos. Diversas entidades de Itajaí eram responsáveis pela gastronomia da festa.
  • A Marejada já recebeu artistas nacionais e locais. Entre eles o português Roberto Leal, já falecido.

Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*