Qual a nova atração do Museu Oceanográfico

Tem novidades em Balneário Piçarras e o Viajar é Vida apresenta qual a nova atração do Museu Oceanográfico Univali. O esqueleto de uma Preguiça-Gicante (Lestodon armatus) está exposto no local. O lestodonte foi um mamífero, extinto no final do período pleistoceno, e faz parte da chamada megafauna, ou animais da “Era do Gelo”, caracterizados pelo grande tamanho e o corpo adaptado a baixas temperaturas.

Segundo os especialistas, chegava a atingir cerca de 4,5 metros de altura e 3 toneladas de peso, era herbívoro e os machos possuíam presas desenvolvidas que eram utilizadas na defesa, em disputas territoriais ou sexuais. As garras também eram bastante desenvolvidas, podendo atingir mais de 40 centímetros de comprimento.
Esta espécie desapareceu em uma devastadora extinção em massa, que se deu no final do pleistoceno e início do período holoceno. A causa mais provável é apontada como a elevação brusca na temperatura média do planeta, que encerrou a última glaciação.

Qual a nova atração do Museu Oceanográfico
Fotos: divulgação

Qual a nova atração do Museu Oceanográfico: mais sobre a preguiça gigante

Este é o primeiro registro em Santa Catarina.  A equipe do Museu Oceanográfico Univali encontrou no estado diversos fósseis originais de várias espécies de mamíferos da “Era do Gelo”, dentre eles, ao menos 2 de lestodonte, tratando-se do primeiro registro desta espécie no Estado. Os fósseis foram encontrados em redes de arrasto de camarão na plataforma continental, na costa, entre Passo de Torres e Araranguá. Eles são de uma formação geológica denominada Laguna-Barreira, datados de cerca de 30 mil anos.
Fósseis destes animais são mais facilmente encontrados na costa, visto que naquele período eram terras emersas, com campos frios onde mastodontes (semelhantes a elefantes), gliptodontes (tatus gigantes), macrauquênias (semelhantes a camelos), toxodontes (semelhantes a hipopótamos), esmilodontes (tigres dentes-de-sabre), entre outros circulavam.

Leia mais

Histórico de respeito

O Museu Oceanográfico Univali (MOVI) está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior das Américas e terceiro maior do mundo. A exposição de longa duração do Museu Oceanográfico Univali apresenta mais de 1.400 peças, proporcionando ao visitante um panorama da biodiversidade marinha brasileira. O Museu é dividido em 7 diferentes alas: 

  • Surgimento da vida e da Oceanografia; 
  • Invertebrados Marinhos;
  • Peixes Cartilaginosos; 
  • Peixes Ósseos; 
  • Répteis Marinhos; 
  • Aves Marinhas;
  • Mamíferos Marinhos.

Além disso, animais vivos em aquários acrescentam vida e movimento ao circuito expositivo. O atendimento é de terça a domingo, das 14h às 18h, com entrada permitida somente até às 17h30min. A exposição é totalmente climatizada e coberta, sendo uma ótima opção mesmo em dias de sol forte ou chuva.

Qual a nova atração do Museu Oceanográfico

Os números impressionam no Museu Oceanográfico

Criado em 1987, o MOVI tem como objetivo desenvolver coleções de referência que representem o maior número de espécies marinhas, possibilitando pesquisas taxonômicas e biogeográficas, buscando representar o conjunto da biodiversidade da costa brasileira. Também objetiva divulgar e expor as características do nosso patrimônio biológico marinho para a educação e para o deleite do público que nos visita, promovendo a Fundação Universidade do Vale do Itajaí. 

Há vários dados que impressionam e o tornam na lista dos maiores museus do país, como a maior coleção privada de tubarões e raias do mundo (9.907 espécimes); a maior coleção de tartarugas marinhas da América do Sul (1819 espécimes); a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil (709 espécimes); a segunda maior coleção de aves marinhas do Brasil (708 espécimes); a maior coleção de peixes marinhos do sul do Brasil (7.369 espécimes); a maior coleção de invertebrados marinhos do sul do Brasil (8.000 espécimes); e a maior coleção de conchas do Brasil e segunda da América Latina (90.000 espécimes).

Os números impressionam por aqui

Qual a nova atração do Museu Oceanográfico e o que mais tem por lá

Além do Museu, o espaço conta com um moderno e temático auditório, laboratórios equipados para pesquisa, preparação e preservação dos espécimes que compõe a exposição e a coleção do museu, e o Centro de Estudos Antárticos (Ceantar) que gerencia projetos e estudos relacionados a Antártica. Para quem for fazer a visita, encontrará ainda a Cafeteria “Café Leitura Netuno”, que fica no piso térreo e está preparada para servir café com diversas opções de acompanhamentos como salgados, brownies, biscoitos, alfajores, chocolates e uma variedade de balas e chicletes. O local mantém ainda um amplo e seguro estacionamento gratuito, podendo receber diversos ônibus e automóveis.

O Museu Oceanográfico Univali é aberto de terça a domingo, das 14h às 18h. Grupos e escolas podem fazer visitas pela manhã, mediante agendamento prévio pelo e-mail educacao.movi@univali.br. É possível fazer um tour virtual neste link.

Saiba onde fica

O Museu Oceanográfico Univali está localizado na cidade de Balneário Piçarras, litoral centro-norte catarinense. Fica às margens da BR 101 com fácil acesso e ampla área de estacionamento. O endereço é Avenida Sambaqui, 318,  Bairro Santo Antônio.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*