Qual a maior viagem de trem do mundo?

Meio de transporte comum em países da Europa e Ásia, o trem é o grande protagonista desta viagem que liga o Atlântico ao Pacífico. E o Viajar é Vida conta agora a você qual a maior viagem de trem do mundo.

“Qual a maior viagem de trem do mundo”

Esta viagem inicia no extremo Sudoeste português, na estação de Lagos. De lá, o trem segue para Tunes, depois Lisboa, local onde se troca de veículo para ir rumo a Hendaia, na França.

O percurso seguinte vai até Paris, onde ocorre nova ligação para Colônia, na Alemanha, e depois Varsóvia. Da capital da Polônia para Moscou, a via mais rápida é por Minsk, na Bielorrússia.
Em Moscou apanha-se o tradicional Transiberiano que levará o viajante durante seis dias até Pequim, onde, após mudar de estação, embarca-se no trem para Hanói, no Vietnã, percurso concluído em 55 horas.

Faltam ainda algumas horas para o final da viagem. Mais precisamente 33 sobre os trilhos para concluir o percurso entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. A última perna é entre Hanói e a cidade de Ho Chi Minh.

Qual a maior viagem de trem do mundo? Ela começa em Portugal e vai até o Vietnã
Foto: Ric Mac 32/Pixabay

Algumas das cidades por onde é realizada a maior viagem de trem do mundo

Lagos é o começo desta viagem. Fica na região do Algarve, no Sul de Portugal. É conhecida pela antiga cidade e sua muralha de defesa, pelos penhascos e pelas praias banhadas pelo Atlântico. Entre os atrativos estão os degraus íngremes em madeira que levam à enseada arenosa da Praia do Camilo. Tem ainda os penhascos da Ponta da Piedade e uma beleza natural incrível. Na parte histórica e arquitetônica há a Igreja de Santo Antônio, construída no século 18. É um dos principais monumentos em Lagos, sendo conhecido pela sua riqueza interior em painéis de azulejo e talha dourada. Junto ao prédio da igreja fica o Museu Municipal da cidade. Aqui então começa o percurso deste conteúdo sobre qual a maior viagem de trem do mundo.

Em Portugal, a maior viagem de trem do mundo começa na região de Lagos, no Algarve
Foto: Falcon/Pixabay

França e Bielorrúsia também têm paradas nesta que é a maior viagem de trem do mundo

Com 15 mil habitantes, Hendaia é uma cidadezinha francesa onde a degustação de vinhos é um dos atrativos. Localizada na costa francesa do País Basco, Hendaia (ou Hendaye) é tem belas praias e uma parte histórica muito rica.

Minsk fica já na Bielorrúsia e é a capital do país. A cidade moderna tem em sua arquitetura muito do movimento stalinista monumental. Boa parte dos atrativos culturais, como museus, teatros e outras atrações do tipo ficam na Avenida da Independência (Praspyekt Nyezalyezhnastsi). São 15 quilômetros de estrada, onde se concentram boa parte destes locais. A via leva à Praça da Independência onde ficam a sede da KGB e a Igreja Vermelha, cujo nome verdadeiro é Igreja de São Simão e Helena. Como vários destinos do Leste Europeu, Minsk é uma cidade segura, limpa e muito bonita.

Uma das paradas desta trip por ferrovia é em Minks, na Bielorrúsia
Foto: Zdeněk Fekar/Pixabay 

A última cidade deste post sobre qual a maior viagem de trem do mundo é Ho Chi Minh

A maior viagem de trem do mundo termina na cidade de Ho Chi Minh. Até 1975 era chamada de Saigon e hoje é um dos principais centros financeiros do Vietnã. Fica no Sul do país, com cerca de 8,5 milhões de habitantes. É uma cidade histórica e portuária, e foi quartel general das tropas americanas durante a guerra do Vietnã. Em 1975 as tropas do Vietnã do Norte entraram na cidade, marcando o fim da guerra.

Passados os fatos históricos ligados à guerra, Ho Chi Minh é também famosa pelosmonumentos coloniais franceses, como a Basílica de Notre-Dame, feita inteiramente de materiais importados da França, e a Agência Central dos Correios, do século 19.

Ho Chi Minh é a última parada da maior viagem de trem do mundo
Foto: Laurel Nurse/Pixabay

Outras grandes viagens de trem pelo mundo

  • Da Rússia até a Coreia do Norte. Com 10 mil e 200 quilômetros, esta ferrovia liga Moscou a Pyongyang. São 10 dias de viagem e a passagem só de ida custa cerca de R$ 1.700.
  • De Toronto até Vancouver no Canadá. Num mesmo país, o trem percorre 4.466 quilômetros. No caminho passa por diferentes paisagens e muito do dia a dia do Canadá.
  • Também no mesmo país, mas nos Estados Unidos, a viagem entre Chicago e Los Angeles  é outro grande trajeto de trem. São 4.390 quilômetros com passagem pelo Texas e pela margem do Rio Mississippi. Leva 65 horas de viagem.
  • No Brasil ainda há uma viagem de trem que entra na lista das maiores do mundo. Vai de São Luís (MA) a Parauapebas (PA) e faz o trajeto em cerca de 16 horas. Há 14 paradas no caminho.
  • Na China, somente em território interno, há a viagem entre Guangzhou e Lhasa. São mais de dois dias de percurso e 4.980 quilômetros até chegar na capital do Tibete, cruzando as montanhas do Himalaia. A chegada é a mais de 4 mil metros de altitude.
Há outras viagens por ferrovia pelo mundo e a que vai de Toronto a Vancouver no Canadá é uma delas
Foto: Joe Breuer/Pixabay

O que achou desta viagem?  Você faria um percurso destes? Se você já fez algo relacionado a este conteúdo sobre qual a maior viagem de trem do mundo, conte para os leitores do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*