Quais são as melhores praias de Pernambuco

Não é por falta de locais adequados, o difícil é escolher quais são as melhores praias de Pernambuco. O estado do Nordeste do Brasil é margeado pelo Oceano Atlântico e sua capital moderna, o Recife, inclui um porto, a cidade velha e a popular área balnear de Boa Viagem. Mas se já é bonito na capital, imagine ao Sul, com Porto de Galinhas e suas piscinas naturais ou em Fernando de Noronha, arquipélago distante da costa mas que também faz parte do estado pernambucano.

O Viajar é Vida vai tentar (sim, porque fica realmente muito difícil elencar todas as melhores praias de Pernambuco) criar um conteúdo que ajude você a visitar e se esbaldar nas maravilhas deste estado.

São dezenas de praias, a maioria incríveis, e fica até difícil fazer esta lista das melhores praias de Pernambuco
Foto: Fabricio Macedo FGMsp/Pixabay

Destaque mundial é Fernando de Noronha

Nosso passeio começa por Fernando de Noronha, um arquipélago vulcânico que fica distante 350 quilômetros da costa de Pernambuco. A beleza desta região ganhou destaque mundial. Noronha é reconhecida pelas suas praias pouco urbanizadas e por atividades como mergulho e snorkeling. Sabe o que o visitante encontra em praias como do Sancho, do Cachorro, do Porto, da Conceição, Praia do Boldró, Baía dos Porcos, Baía dos Golfinhos e Praia do Meio? Tartarugas marinhas, raias, golfinhos e tubarões que nadam nas águas quentes e cristalinas. Não é preciso nem detalhar cada praia. Todas se enquadram na nossa lista sobre quais são as melhores praias de Pernambuco. A visita exige um planejamento antecipado, para levar em conta a hospedagem e também para o pagamento da taxa de turismo cobrada para cada visitante que desembarca em Fernando de Noronha.

Noronha é o bônus na lista de quais são as melhores praias de Pernambuco
Foto: bartiradesigner0/Pixabay

Faça passeios guiados em Fernando de Noronha

Você pode aproveitar o melhor de Fernando de Noronha contratando por exemplo um tour de canoa havaiana pelas praias cinematográficas. Reservando o pacote da Civitatis, você terá esta experiência única! A Civitatis é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos. A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. E a Civitatis é parceira do Viajar é Vida. Acesse o link e adquira seus melhores momentos no Nordeste do Brasil.

Experimente também pela Civitatis

Capital tem vários locais que integram a lista de quais são as melhores praias de Pernambuco

No Recife, o Pontal de Maria Farinha é uma das que entram na lista de quais as melhores praias de Pernambuco. Apesar de receber sim muitos visitantes, ainda não chegou a ser um dos destinos preferidos dos turistas, ficando boa parte da praia para os nativos. Fora da temporada, a praia do Pontal de Maria Farinha fica praticamente deserta. Tem uma larga orla, mar calmo ideal para banho e mata nativa preservada nos arredores.

Já na parte mais urbana da capital fica a Praia do Janga que também segue o princípio de mar calmo com águas cristalinas. Com isso, ótimo local para banhos de mar e atividades como caiaque e jet-ski. Apesar de estar em uma região mais urbana, consegue manter o ritmo tranquilo no dia a dia.

Também no Recife, a Praia do Pina tem longa faixa de areia e mar de cor esverdeada. Esta é uma das praias locais com boa infraestrutura na orla, com suas barracas e bares que vendem de tudo para deixar a sua estada na praia ainda mais interessante.

O mar azul-esverdeado torna as praias do Recife ainda mais incríveis
Foto: Luiz Gomes/Pixabay

Cidades como Olinda e Jaboatão dos Guararapes se orgulham de suas belas praias

Olinda também tem locais na lista de quais são as melhores praias de Pernambuco. Estamos falando da Praia Bairro Novo que é muito famosa e visitada por diferentes públicos. Os jovens vão atrás do calor e da azaração, os idosos em busca de descanso e atividades mais confortáveis e as famílias para desfrutar com os pequenos. No período do Verão costuma ficar lotada, já que possui um mar agradável e calmo, perfeito para curtir com as crianças.

Na cidade de Santo Agostinho fica a Praia de Calhetas, que já ganhou o gosto do viajantes. A praia é ideal para o mergulho, graças ao mar calmo. E por aqui há atividades como trilhas, tirolesa e contato com a natureza.

A Praia de Pau Amarelo ganhou notoriedade pelas suas piscinas naturais formadas no alto mar durante a maré baixa. Na orla, muitos coqueiros e mar revolto no trecho próximo à Praia do Janga e bem mais calmo quando se aproxima da Praia de Conceição. A infraestrutura local mantém quiosques na orla e uma de suas atrações é o Forte de Pau Amarelo, construído em 1719.

Em Jaboatão dos Guararapes, outra praia se destaca na nossa lista: é a Praia de Candeias. Tem areia fofa, mar calmo e visitantes das mais diferentes idades. Em toda a região há infraestrutura com bares e restaurantes.  Ali perto fica também a Praia da Piedade, também em Jaboatão. Apesar de muito bonita, tem águas são claras e bem agitadas, ideais para a prática de esportes como o surfe e kitesurfe.

Olinda é pertinho de Recife e tem belas paisagens também
Foto: Buenas Dicas/Pixabay

Litoral Sul já ganhou visibilidade turística, embora ainda existam praias agrestes

No litoral Sul, outros paraísos aparecem na lista de quais são as melhores praias de Pernambuco. E quando falamos em paraíso, isso é real. Como a Praia do Paraíso (o nome não é à toa) que é indicada para quem merece um ambiente mais roots, longe do agito. Ao longo da areia há bangalôs de palha para descansar. Atenção, não há infraestrutura, então, se for visitar, prepare lanches e água para um passeio sem problemas.

Também longe da “civilização”, a Praia de Maracaípe tem as paisagens mais belas do Estado. A praia tem areia fofa, branca e um mar mais revolto, preciso para os surfistas. Outra praia do Sul é Porto de Galinhas. Todas as praias dessa região são muito bonitas, verdadeiros cenários naturais. Há coqueiros, mar azul e águas transparentes, além de recifes de corais.

Ainda no distrito de Porto de Galinhas, a Praia de Muro Alto ganha este nome porque a natureza foi generosa e mantém por aqui falésias de 3 metros, que formam paredões em toda a orla. Outra formação natural torna o lugar ainda mais especial: são os arrecifes que ajudam a formar piscinas naturais.

Também no Sul de Pernambuco, não deixe de conhecer a Praia de Gravatá que fica no município de São José da Coroa Grande. A região é praticamente deserta, reconhecida principalmente pelos nativos, os únicos que se deslocam para cá.

A Praia da Lagoa Azul tem paredões feitos de rochas que dão um charme e atraem também desportistas que adoram a aventura de escalar estes locais. Tem também a Praia de São José da Coroa Grande, outra paisagem indescritível formada por areia branca, mar verdinho e a sensação de liberdade.

No Sul, Porte de Galinhas está entre as mais pedidas pelos turistas
Foto: Gika29/Pixabay

Norte pernambucano tem seus representantes na lista de quais são as melhores praias de Pernambuco

Na Ilha de Itamaracá fica a Praia do Forte Orange que tem cenários paradisíacos e locais para banhos de mar em águas calmas. Se você curte esportes aquáticos, um bom mergulho e até encarar as pranchas de stand-up paddle, a Praia do Forte Orange é o lugar. Ah, Ilha de Itamaracá é o nome de um município com cerca de 25 mil habitantes e cujo Forte Orange foi construído na época da invasão holandesa do século 17.

A Barra de Catuama é a típica praia nordestina, com visual rústico e barracas bem simples prestando serviço de bar/quiosque na beira da praia. Fica no extremo Norte do Estado

Também no extremo Norte, na divisa com a Paraíba, fica a Praia de Carne de Vaca. Ela está próxima à Foz do Rio Goiana que garante uma grande área de orla para belos registros. A praia é bem tranquila e longe do agito. Além disso, tem água rasa e temperatura agradável.  Por estar mais distante, não tem infraestrutura.

Carne de Vaca está na lista de quais são as melhores praias de Pernambuco
Foto: Wikipedia

Curtiu todas estas dicas de quais são as melhores praias de Pernambuco? Certamente passaram algumas. Qual a sua preferida? Deixe nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*