Quais são as melhores atrações para visitar em Recife

O que chama mais a atenção da capital pernambucana são os vários rios, pontes, ilhéus e penínsulas. Tudo isso torna a cidade diferenciada e, aliada ao seu teor histórico, muito propícia aos viajantes. O Viajar é Vida aponta neste conteúdo quais são as melhores atrações para visitar em Recife fora do período de Carnaval (outro grande atrativo de lá). Do trecho da cidade histórica até a tão famosa Praia de Boa Viagem, vamos apresentar o que mais está na mente dos viajantes quando o assunto é esta cidade de Pernambuco, no Nordeste.

Ceramista eleva a arte recifense e contribui com o turismo

A Oficina Cerâmica Francisco Brennand possui um acervo incrível de esculturas em cerâmica feitas pelo famoso ceramista. Elas ficam ao ar livre e também no galpão onde ele atua. Francisco Brennand é mais um expoente artista que ganha visibilidade mundial. As obras ao ar livre ficam no jardim projetado por Burle Marx, que praticamente já serve de tela para o trabalho do artista. O lugar funciona desde 1971. Vale a contemplação, admirar o trabalho genuíno e até adquirir peças.

Foto: Eduardo Domingos/Pixabay

Quais são as melhores atrações para visitar em Recife? A parte histórica!

Aqui na Praça do Marco Zero é onde tudo teve início. Apesar de antigo, foi revitalizado e a região passou a ser uma boulevard com artesanato, gastronomia e lugares ideais para quem ama conhecer o jeito local nas viagens. Daqui é possível caminhar até outros locais da cidade velha.

Nesta região você encontrará arquitetura do tempo colonial, museus e muita história. Desde o século 16, quando o porto começou a operar, até hoje, muita gente circulou por esta região do Recife. Assim como muita carga foi transportada incluindo cargas e mais cargas de pau-brasil. O local hoje é referência para quem ama um passeio histórico.

Fica por aqui o Museu do Cais, que basicamente conta a história dos sertanejos que viviam e faziam seu dia a dia nesta região de Pernambuco. Você vai perceber muito da cultura dos antigos habitantes, incluindo africanos e pré-colombianos, sem esquecer do povo do cangaço. O mais bacana por aqui é a interatividade do espaço, que apresenta elementos de áudio e vídeo sobre a história dos ritmos nordestinos.

Foto: Fabricio Macedo FGMsp/Pixabay

Pontos turísticos recebem visitantes de todo o mundo

Acredite você que este antigo prédio já abriu a Casa de Detenção de Recife. O sofrimento foi transformado em arte e, atualmente, o espaço recebe lojas de artesanato e tem forte apelo entre os viajantes. Quem curte o artesanato regional, adora levar lembrancinhas e mesmo conversar com gente da terra, a Casa da Cultura é o lugar ideal.

Ao seguir a pé pelo Recife Antigo, você poderá apreciar a Torre Malakoff, um prédio de 1850 que serviu como observatório astronômico e portão do Arsenal da Marinha. Hoje é um local para exposições fotográficas e outras atividades artísticas. São 8 diferentes salas que recebem este conteúdo desde o ano 2000, quando foi transformado. Dica, visite a torre para ter uma vista diferenciada da região do alto.

Casa da Cultura já foi Casa de Detenção. Hoje integra a lista de quais são as melhores atrações para visitar em Recife
Foto: Wikipedia

Mercadão sempre é programa interessante, e o São José integra nossa lista de quais são as melhores atrações para visitar em Recife

Você sabia que existem 24 mercados públicos na cidade de Recife? E o mais famoso representante é o Mercado São José, talvez por ser o mais antigo de todo o país. Aberto pela primeira vez em 1875, tem 545 boxes/lojinhas que vendem de tudo, de artesanato à comida tradicional. Vale o passeio para quem novamente, ama estar em contato com a cultura local.

Depois do Mercado São José, a Praça de São Pedro é outra boa pedida. Em seu entorno estão diferentes construções antigas. Aqui a cultura é muito forte, com bares, vida noturna e mesmo espaços como o Memorial Chico Science e o Memorial Luiz Gonzaga. Pernambuco é repleto de talentos nas artes e a população muito engajada na arte da manutenção desta chama viva.

Ainda pelo Recife Antigo você poderá visitar a Capela Dourada, que fica na Rua do Imperador. Desde 1967, quando foi inaugurada, chama a atenção não apenas pelos afrescos da arquitetura em estilo barroco-rococó, mas também pela suntuosidade e muito ouro presente na obra. Outro elemento que representa riqueza é o uso do jacarandá, madeira nobre que é facilmente observada na obra.

O Mercado São José é muito apreciado pelos turistas no Recife
Foto: Nathalia Verony/Wikipedia

Praia de Boa Viagem e Parque Dona Lindu na programação

Se você curte sol, mar e uma prainha, então a Praia de Boa Viagem é um destino certo na lista de quais são as melhores atrações para visitar em Recife. Com infraestrutura adequada, muitos hotéis, restaurantes, cafés e bares, a região é urbanizada e famosa na mídia pela presença dos tubarões. Mas se tomar os cuidados necessários, nada será registrado! Vale muito para entender um pouco da vida neste lado do Recife.

Quem não está ligando muito em ficar jogado ao sol, deve circular pelo Parque Dona Lindu (nome dado em homenagem à mãe do ex-presidente Lula, que é pernambucano). Fica em uma área de 27 mil metros quadrados que era de propriedade da Marinha. O projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer e inclui ciclovia, pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica. Conta também com teatro, pavilhão para exposições, restaurante, sanitários, fraldário e central técnica. Vale o passeio.

A praia de Boa Viagem está na lista de quais são as melhores atrações para visitar em Recife
Foto: Wikipedia

A vizinha Olinda é cidade irmã e vale colocar no roteiro de quais são as melhores atrações para visitar em Recife

Ambas as cidades são coladinhas e o percurso pode ser feito de maneira bem simples. Nada que um Uber, um táxi ou um ônibus não resolvam. Olinda também tem uma parte histórica muito forte, com arquitetura única dos antepassados e a vista para Recife, principalmente quando se está no Alto da Sé. Neste trecho você encontrará artesanato, feira de gastronomia, cafés, lojinhas e muita vivência histórica. Observe os prédios, fotografe as construções, questione os moradores e tenha uma ótima estada em Pernambuco.  

Olinda foi fundada em 1535 pelos portugueses e tem sua emancipação política registrada em 12 de março, mesma data em que Recife celebra seu aniversário (mais um motivo para serem cidades-irmãs). A cidade foi erguida em encostas íngremes e ainda mantém viva as edificações do século 18 muito presente em igrejas barrocas, conventos, mosteiros e casas de cores vivas.

quais são as melhores atrações para visitar em Recife? conhecer a vizinha Olinda
Foto: Matheus Araújo Machado de Freitas/Pixabay

O que achou destas dicas sobre quais são as melhores atrações para visitar em Recife? Se já esteve por lá, conte para o Viajar é Vida qual passeio é imperdível!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*