Quais as melhores ilhas do mundo

Até para escolher “quais as melhores ilhas do mundo” existe uma pesquisa. São diferentes tópicos levantados para identificar aquela que agrada mais ao público, tentando abranger os mais variados gostos. De águas azul turquesa a palmeiras, isso é o que se espera de uma ilha, certo?  Não necessariamente. Nesta lista desenvolvida pelo site Travel & Leisure, há outros elementos que ajudam nas notas e tornam estas ilhas um pouco diferentes do que estamos convencionados a pensar. Sim, algumas mantêm a rusticidade, outras em vez de palmeiras possuem vinhedos. Tem aquelas ilhas ainda que possui resorts luxuosos e clima ameno em vez de calor para curtir as praias.

A pesquisa enumerou 25 principais ilhas no mundo. Os seis continentes estão representados e alguns países têm duas ilhas no ranking, incluindo Austrália, Tailândia, Polinésia Francesa e Estados Unidos. A Grécia obteve o maior número de vitórias, com Creta (nº 15), Mílos (nº 3) e Páros (nº 2).

Além disso, há países que são ilhas e estão na lista também: Sri Lanka (nº 4), Maurício (nº 6) e Anguilla (nº 7). Do outro lado do Atlântico, a Sicília ficou em nono lugar e a “desculpa” de quem votou foi a atração pela cultura. O Viajar é Vida mostra agora quais são as melhores ilhas do mundo, mas se aterá às 7 mais. Comece a se planejar se você ama um destino como este.

Portal Travel & Leisure fez um levantamento sobre quais as melhores ilhas do mundo
Foto: Valter Cirillo/Pixabay

Palawan, nas Filipinas, no topo da lista “quais as melhores ilhas do mundo”

Com nota 94.83, Palawan aparece no mapa como um braço que se estende das Filipinas a Bornéu. Embora seja difícil chegar de muitas partes do mundo, uma vez que os viajantes chegam lá, podem mergulhar nos destroços da Segunda Guerra Mundial. E também explorar florestas tropicais antigas e remar em um dos mais longos rios subterrâneos do mundo em Puerto Princesa. Apesar de distante do Brasil, oferece as mais belas praias, resorts e paisagens.

Com as melhores notas, Palawan está no primeiro lugar da lista de quais as melhores ilhas do mundo
Foto: Summersdale/Pixabay

Páros é uma das representantes da Grécia

A nota 90.55 deu a Páros, na Grécia, a segunda colocação. A ilha foi famosa durante toda a Antiguidade clássica pelo mármore que exportava e atualmente possui algumas cidades em seu território. Parikia é a primeira, ela é o principal porto da ilha. Se você pegar a balsa de Atenas ou de outra ilha grega, você chegará diretamente a Parikia. Além das praias, conheça a cidade histórica e locais como a igreja Panagia Ekatontapyliani que é um dos principais monumentos bizantinos de toda a Grécia. Ela foi construída no século 4 e desde então é reconhecida como a igreja das 100 portas.

Foto: Sebastian Kopiec/Pixabay

Mílos também é ilha da Grécia na lista de quais as melhores ilhas do mundo

Com pouquíssima diferença de pontos, Mílos é outra representante grega na lista sobre quais as melhores ilhas do mundo. Ela levou 90.33 na contagem feita, e é uma ilha vulcânica situada no arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu, onde também está Paros. A ilha é famosa por ter sido o local onde foi encontrada uma estátua de Afrodite (a Vênus de Milo, que está hoje no Louvre) e também dos deuses Asclépio, de Posidão e de um antigo Apolo, hoje exposta em Atenas. Por aqui, algo imperdível é o passeio de barco até Kleftico, um dos cartões postais da Grécia.

Foto: Monique Stokman/Pixabay

Sri Lanka é um país-ilha

Com nota 90.00, o Sri Lanka que é um país situado em uma ilha também entrou nesta lista. Localizado no Oceano Índico, o Sir Lanka está separado da Índia pelo Golfo de Bengala e pelo estreito de Palk. O clima tropical na casa dos 27 graus anuais, faz com que as praias sejam bem convidativas. Mas há ainda programas mais para dentro do ilha, como o monte Pidurutalagala e seus 2.520 metros. Dos banhos de mar à visitação ao berço de elefantes ou fazer observação de baleias, tudo isso foi levado em conta pelos eleitores da lista sobre quais as melhores ilhas do mundo.

Sri Lanka é um país ilha e está entre as melhores do mundo
Foto: pasja1000/Pixabay

Quais as melhores ilhas do mundo? Koh Lanta, Tailândia

No Sul da Tailândia, Koh Lanta recebeu 89.41 de pontuação na lista que elegeu quais as melhores ilhas do mundo. O modo de vida mais simples é o que chama a atenção por aqui. E você, por exemplo, não vai encontrar o sistema de táxi oficial. A dica é alugar uma moto ou um carro para se locomover, ou depender dos vários moto-táxi que circulam por lá. Nem isso tira o charme e a boa posição da ilha nesta votação. As praias de Long Beach ou Relax Beach são as mais animadas, com melhor infraestrutura e possível de circular sem a necessidade do transporte.

A Tailândia tem seu representante entre as melhores ilhas do mundo
Foto: AdrienBe/Pixabay

Ilhas Maurício são um arquipélago próximo ao continente africano

Na sexta posição, com 89.07 pontos, as Ilhas Maurício estão no Oceano Índico, próximo à costa africana (cerca de 800 km). É na realidade um arquipélago onde estão as ilhas Maurícia, Rodrigues, Ilhas de Cargados, Carajos e Agalega. Por aqui a dica é se hospedar em um resort all inclusive, aproveitar um dia na praia de Le Morne, nadar com golfinhos e mergulhar. Também é bacana fazer compras na capital, Port Louis. Fica nas Ilhas Maurício a segunda maior estátua de Shiva do mundo. Ela está no Templo Grand Bassin.

Ilhas Maurício são um arquipélago próximo à Africa
Foto: DerBub/Pixabay

Anguilla fica no Mar do Caribe e está na lista “quais as melhores ilhas do mundo”

Com mar caribenho como cenário, Anguilla entrou na lista de quais as melhores ilhas do mundo graças aos seus resorts, praias de águas claras, areia branca e muita possibilidade de relaxamento ou diversão. Aguilla compreende a ilha com o mesmo nome e algumas ilhotas próximas. O país tem marítima com a ilha de São Martinho (parte neozelandesa Sint Maarten e parte francesa, Saint-Martin). Outro atrativo é a gastronomia, cuja influência vem dos nativos caribenhos, dos espanhóis, dos franceses e também dos ingleses. Os frutos do mar são muitos fartos, por isso há muito nos pratos. Já a carne de gado é limitada, por isso é mais comum aves, porcos, cabras e ovelhas, juntamente com carne importada. Anguilla ficou na sétima posição com 89.01, pontos.

Angulla fica no mar do Caribe e está entre as melhores ilhas do mundo
Foto: Valter Cirillo/Pixabay

A lista de quais as melhores ilhas do mundo editada pelo Viajar é Vida acabou aqui. Mas há várias outras eleitas pelos leitores da Travel & Leisure. Se você conhece algumas delas, conte sua experiência pra gente.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*