Evento de cicloturismo percorre 95km no circuito da Costa Verde & Mar (SC)

Circular por áreas de mata nativa, pedalar para ver de perto os atrativos da região e se hospedar por conta própria em barracas e apetrechos trazidos na bicicleta. Estes são os principais focos da primeira etapa Bikepacking Cicloaventureiro. O evento de cicloturismo percorre 95km no circuito da Costa Verde & Mar (SC) e é indicado a cicloviajantes que possuem fôlego de sobra e adoram contato com a natureza. Ao todo, seis cidades da região deverão receber os aventureiros.

A aventura está prevista para ser realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, mas as vagas são antecipadas e podem ser feitas aqui.

Nestor Giroaventura

Organizador do evento, Valmor Vargas da Vale BoaVentura, comenta que chama-se Bikepacking o estilo de pedal que propõe viajar acompanhado de mochilas, barracas e equipamentos necessários para sua autossuficiência.

“A proposta é não utilizar hospedagens padrão. A ideia é estar mais conectado com a natureza e ter mais liberdade”, explica. A modalidade surgiu há mais de 20 anos, porém a prática se tornou mais popular no Brasil há cerca de cinco.

O evento de cicloturismo percorre 95km no circuito da Costa Verde & Mar (SC) durante dois dias. A saída será em Balneário Camboriú na manhã de 7 de dezembro. Nesta primeira parte, os participantes irão pedalar por mais de 45 quilômetros, passando por Itajaí, Navegantes e Penha.

Foto: Carlos Beppler

O pernoite será em um camping, para estimular a prática de autossuficiência e contato com a natureza. O segundo dia terá quase 50 quilômetros e passará por Balneário Piçarras até chegar ao destino final, o Morro do Baú em Ilhota. “Mapeamos o roteiro de cicloturismo da Costa Verde & Mar pois a região mescla percursos de terreno e trilhas, passando por redutos das mais belas praias do Brasil”, acrescenta Valmor.

A organização indica aos participantes levar equipamentos de manutenção da bike, alimentos, itens de camping e artigos pessoais. Podem participar maiores de 18 anos que se sintam aptos para longos percursos e trilhas. A organização estima realizar novas etapas do Bikepacking Brasil na Costa Verde & Mar apartir de 2020.

Cicloviajante que deu a volta ao mundo pedalando fará palestra no encontro

Para ampliar os conhecimentos dos participantes, na noite de 7 de dezembro será realizada uma palestra com a cicloviajante Franciele Tais, responsável pelo Projeto Válvula de volta ao mundo de bicicleta. Ela compartilhará a experiência vivida e trocará informações com os participantes interessados.

Foto: Projeto Válvula/Franciele Tais

SERVIÇO

Bikepacking Brasil Cicloaventureiro

Data: 7 e 8 de dezembro de 2019

Local: Cidades da Costa Verde & Mar (SC)

Mais informações através do (47) 9 9172-0749.

Você ainda não conhece o circuito de cicloturismo da Costa Verde & Mar?

O Circuito Roteiro de Cicloturismo da Costa Verde & Mar (SC), reconhecido como um dos primeiros percursos do Brasil a ligar interior e litoral é famoso nacional e internacionalmente. São 210km de percurso que passa por 10 cidades. Em fevereiro deste ano, o trajeto passou por manutenção dos totens de sinalização e também foi feita a troca das setas instaladas nos postes, que indicam o circuito para que os cicloturistas possam se autoguiar.

A atualização também foi realizada no site da Costa Verde & Mar, que dá o suporte aos viajantes. “Tivemos várias alterações nos últimos meses e agora o percurso ficou dividido em seis trechos, que contemplam trajetos de diversos níveis, para agradar todos os estilos de cicloturistas”, afirma a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

Veja os vários nomes dados às bicicletas em Santa Catarina

Bike – do nome em inglês, bike é um dos termos mais usados atualmente para quem se refere à bicicleta.

Zica –  este é um apelido bem regional da Costa Verde & Mar. Tem a ver com a colonização açoriana de todo o litoral catarinense, embora não se saiba exatamente de onde originou-se este termo.

Magrela – este é um apelido simpático dado às bicicletas devido a sua estrutura fina.

Bici – a contração de bicicleta é mais uma forma utilizada para falar das bicicletas na região da Costa Verde & Mar.

Este evento de cicloturismo percorre 95 quilômetros no circuito da Costa Verde & Mar (SC). Se também pedalou por aqui, envie sua experiência para ser contada aqui no Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*