Quando a gente pensa em trânsito caótico, logo vem a Índia na mente. Mas na lista dos piores países para dirigir são levados em conta outros critérios que tornam, inclusive, o Brasil, ainda mais perigoso que a própria Índia, que nem aparece na lista! A baixa qualidade das estradas e o alto nível de congestionamento são um dos principais problemas, segundo estudo divulgado pela plataforma de cupons de desconto CupomValido.com.br com informações da OCDE e Compare The Market.
Segundo a pesquisa, o Brasil é o segundo pior do mundo para dirigir. O país fica atrás somente da Rússia, que está em primeiro no ranking mundial.
Para a elaboração do ranking, foram considerados 4 fatores: o custo de manutenção do carro em relação à renda, o nível de congestionamento, o índice de qualidade das estradas e o índice de mortalidade no trânsito.
Os piores países para dirigir? Se prepare
A Rússia é o pior país do mundo para se dirigir. O país possui o pior índice de qualidade das estradas (2,9) e o pior nível de congestionamento (37%) dentre todos os países. Além disso, o índice de mortalidade é um dos mais altos (12). Ao combinar estes três fatores, faz com que o país se torne o líder do ranking.
O Brasil segue em segundo da lista, principalmente pela baixa qualidade das estradas (3,1) e pelo alto nível de mortalidade no trânsito (16,0 a cada 100.000 pessoas). Além disso, o alto nível de congestionamento (28%) e alto custo de manutenção em relação à renda (26%), também foram fatores relevantes que levaram o país para a segunda posição da lista.
Em seguida no ranking dos piores países, estão: o México, a África do Sul e a Irlanda, respectivamente.
Leia mais
- Como funciona a fronteira de Santa Catarina com a Argentina
- O que fazer na Argentina no inverno
- Curiosidades sobre os micropaíses europeus
- Como é viajar de motorhome
Os melhores países para dirigir
A Dinamarca é o melhor país para dirigir do mundo. O país possui um dos menores índices de mortalidade no trânsito, apenas 3,7 a cada 100 mil pessoas. Além de possuir estradas de alta qualidade (5,5) e baixo nível de congestionamento (18%).
Já os Estados Unidos ficam em segundo lugar no ranking, principalmente pelo baixo nível de congestionamento (14%) e pelo baixo custo de manutenção (o menor dentre todos os países).
A Holanda, Portugal e França, finalizam o ranking dos 5 melhores países, respectivamente.
Fonte: OCDE, CupomValido.com.br, Compare The Market
Como brasileiro faz para dirigir no Exterior
Para quem viaja para fora e deseja dirigir fora do Brasil é preciso ter a Permissão Internacional para Dirigir, a PID. Esse documento permite aos estrangeiros conduzirem veículos em vários países, além de ser uma forma de legalizar e se adequar às normas de trânsito internacional.
Essa Permissão Internacional para Dirigir (PID) é emitida para que o condutor habilitado no Brasil (com Permissão para Dirigir ou CNH definitiva) possa dirigir nos países signatários da Convenção de Viena e nos países que atendam o princípio de reciprocidade.
O documento pode ser obtido on-line no site do Detran do seu Estado. Em São Paulo, a taxa de expedição do documento é de R$ 259,05, e também são cobrados custos de envio pelos Correios, no valor de R$ 11.
Alguns outros países, inclusive, aceitam apenas a CNH do Brasil, sem necessidade de emitir a PID. É o caso da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Se você for de carro para esses lugares, ao cruzar a fronteira, terá que apresentar obrigatoriamente o Seguro Carta Verde.
Gostou de saber sobre como é dirigir fora do Brasil e conhecer os piores países para dirigir no mundo? Que outros temas você gostaria que o Viajar é Vida destacasse? Conte nos comentários.
Comentários