Onde mergulhar com tubarões no mundo

O turismo de aventura costuma atrair esse público ávido por fazer coisas diferentes onde a adrenalina chega ao nível máximo. E onde mergulhar com tubarões no mundo é uma alternativa para quem está interessado em ter grandes memórias de viagem. Bahamas, Fiji, Brasil, Indonésia, México, Havaí e África do Sul possuem roteiros para quem é muito corajoso e encararia facilmente este desafio. O Viajar é Vida só reforça que essas atividades são realizadas com especialistas que atuam em empresas renomadas, repleta de cuidados e equipamentos que tornam a aventura segura, mas não menos emocionante.

Onde mergulhar com tubarões no mundo
Foto: Andrea Bohl/Pixabay

México e Havaí na lista sobre onde mergulhar com tubarões no mundo

No México, mais precisamente em Isla Guadalupe, os visitantes aproveitam para mergulhar com grandes tubarões branco. Os passeios aqui são dentro das gaiolas reforçadas que deixam você protegido, mesmo dentro d’água. Os passeios costumam partir da região de Baja Califórnia (no México) rumo à ilha, que fica distante cerca de 250 quilômetros da costa. Você encararia?

Em Molokai, no Havaí, os visitantes têm acesso a tubarões-martelo e também a tubarões-tigre. As excursões são realizadas por operadores locais que conhecem o trajeto, os hábitos e ainda possuem itens de segurança. Nesta região o acesso é bem complicadinho por causa das correntes no Canal de Pailolo entre Molokai e Maui. É neste trecho que o visitante encara um mergulho de 30 metros para ver os reis dos mares.

México e Havaí na lista sobre onde mergulhar com tubarões no mundo
Foto: titus torome/Pixabay

Leia também

Bahamas e Filipinas também têm pontos de concentração das espécies

Nas Bahamas, para visitar tubarões-tigres e tubarões-cabeça-de-martelo, os viajantes podem fazer um safári marinho próximo à região de West End, na Grand Bahama. O melhor período é entre dezembro e abril. As operadoras realizam visitas com grupos de no máximo 14 pessoas e é necessário ter a carteirinha internacional de mergulho. Caso você queira experimentar a sensação, mas não tem o certificado de mergulhador e também não possui tanta coragem assim, o mergulho superficial pode ser feito dentro de gaiolas reforçadas. Assim você mantém o contato aproximado, mas não tanto como aqueles que mergulham em profundidade.

Nas Filipinas, na Ásia, há diferentes pontos de mergulho com tubarões, embora a Ilha Malapascua seja uma das mais citadas porque quem estuda este tipo de aventura. Na costa filipina há tubarões-baleia, tubarões-de-recife e tubarões-zebra, embora o maior desejo dos mergulhadores seja ver de perto o tubarão debulhador, fácil de encontrar no parque marinho de Monad Shoal, uma área de preservação aquática.

Bahamas e Filipinas também têm pontos de concentração das espécies
Foto: neverzola/Pixabay

Fernando de Noronha, África do Sul e Fiji são referências de locais onde mergulhar com tubarões no mundo

Aqui no Brasil, Fernando de Noronha é o paraíso também para os interessados em mergulhar com tubarões. O trecho node é mais fácil de avistar os bichos é na Baía do Sueste, que fica na parte sudeste da ilha. Os mergulhos só são possíveis com operadores cadastrados, com certificação e experiência.

Na África do Sul, a região da Cidade do Cabo chamada de Gansbaai é o lugar onde os viajantes costumam encarar os mergulhos com os tubarões-brancos. Nestes passeios, o visitante pode descer ao mar em gaiolas para ficar frente a frente com o gigante dos mares. A quantidade de tubarões-brancos nesta área é devido à Reserva Natural de Walker Bay.

Já em Fiji, os mergulhadores se encantam com espécies como o tubarão-touro, o tubarão-tigre e o tubarão-de-recife. A própria região se vende como sendo o melhor local do planeta para mergulhar com estes enormes peixes. Por aqui é possível visualizar cerca de 8 diferentes espécies já que há uma grande área de preservação. E onde tem tubarão, tem alimento para eles, por isso, o mergulhador ainda consegue encontrar pelo menos outras 400 espécies marinhas.

Fernando de Noronha, África do Sul e Fiji são referências de locais onde mergulhar com tubarões no mundo
Foto: fleglsebastian7/Pixabay

No Egito, em Moçambique e na Austrália também há locais propícios

Imagine você que no Mar Vermelho também é possível avistar os chamados tubarões-de-pontas-brancas. Com saídas de Sharm el Sheikh, no Egito, as excursões seguem em meio a água cristalina até encontrar os animais em mar aberto.

Na Ponta do Ouro, em Moçambique, os mergulhadores têm encontrado 8 tipos diferentes de tubarões. Entre os lugares para encontrar as espécies, está o Parque Nacional de Sodwana Bay. A paisagem é selvagem e muito bonita, com mar agitado.

Em Port Lincoln, na Austrália, com acesso para o Golfo de Spencer e para a Grande Baía Australiana, a região é um destino bem conhecida para mergulhar com tubarões. Aqui as espécies mais encontradas são os tubarões-brancos, os tubarões-martelo e os tubarões-cobre. Eles nadam até Parque Ecológico Neptune Island onde buscam alimento e se concentram. Por isso o lugar se tornou um famoso ponto de mergulho em gaiola do mundo.

No Egito, em Moçambique e na Austrália também há locais propícios
Foto: neverzola/Pixabay

Gostou deste conteúdo? Você teria coragem de um roteiro tão radical, a ponto de ir atrás dos lugares onde mergulhar com tubarões no mundo? Deixe sua resposta nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*