O que fazer em Nova Trento

Cidade onde o turismo religioso é muito forte, graças ao Santuário de Santa Paulina, o Viajar é Vida apresenta outros locais e o que fazer em Nova Trento. O município com seus 15 mil habitantes tem uma fé muito arraigada. São pelo menos 40 oratórios de capelinhas espalhados pelos bairros. E todo esse potencial, aliado à história da primeira santa brasileira, faz com que o turismo religioso seja uma força importante para a economia local. O belo município tem ainda na agricultura a principal atividade econômica com o cultivo de fumo, milho, feijão e a uva.  E isso também ajuda na nossa lista sobre o que fazer em Nova Trento.

O que fazer em Nova Trento
Fotos: divulgação Secretaria de Turismo

Centro histórico é ponto de visitação

Visitar o centro histórico e conhecer os casarios antigos abre a nossa lista. Os casarios antigos, juntamente com a Igreja Matriz São Virgílio e a Capela Santa Ágata que é a mais antiga do município, formam o centro histórico-cultural da cidade. Circular pelas ruas, ver a movimentação dos moradores, experimentar a gastronomia local e se admirar com a hospitalidade é o que muito provavelmente você perceberá por aqui.

Apesar de ser uma cidade pequena, o fato de receber até 70 mil turistas todos os meses, fez com que a comunidade local se adaptasse. Por isso, é possível circular e fazer as diferentes refeições tendo uma experiência incrível. A origem italiana entrega cardápios típicos, com boas massas, bons vinhos e deliciosas sobremesas. Mas há ainda respingos de outros colonizadores, como os alemães e austríacos. Ou seja, no quesito alimentação, você se dará muito bem em Nova Trento.

Centro histórico é ponto de visitação

Leia mais

Vinhos, queijos e produtos locais na lista sobre o que fazer em Nova Trento

A produção local é outro atrativo e por isso está na nossa lista sobre o que fazer em Nova Trento. Provar e comprar os deliciosos produtos caseiros é um ponto alto de quem visita a cidade. Aqui o viajante encontra queijos e embutidos, sucos de uva, mel, frutas, cachaça e o delicioso vinho.  

Locais como a Vinícola Neotrentina, a Vinhos Vô Luiz, Vinhos Girola, Vinícola Vattaro, a Vinhos Dell Vígolo, Vinícola Castel, Vinícola Buono, e Vinhos e Sucos Bela Vista recebem os visitantes e oferecem além do ótimo vinho, produtos colonais.

Tem ainda a fábrica de laticínios, que foi fundada em 1999 pelo projeto Brasil – Itália, em conjunto com a província autônoma di Trento, a Trentolat vem produzindo queijos diferenciados desde então. Rústicas técnicas queijeiras foram trazidas da Itália e adaptadas às condições regionais de fabricação. Muitos dos segredos dos queijos locais foram desenvolvidos no decorrer do tempo, visto que vários fatores contribuíram para aprimorar todos os sabores.  

Tem muito da cultura italiana por aqui

Que tal visitar o Museu da Cultura Italiana e Mercado de Pulgas? O lugar cobra R$ 15 de entrada e funciona de terça a domingo das 8h às 17h, sem fechar para almoço. É parte integrante da Pousada Cantina Italiana, localizada nos pés do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro. O acervo mantém mais de 5 mil peças, incluindo o engenho de farinha de mandioca; a casa do colono e a casa do rádio; utensílios domésticos e instrumentos agrícolas.

Os roteiros religiosos não se resumem ao Santuário de Madre Paulina

Batizado de Amabilíssimo Caminho de Santa Paulina, este roteiro é um caminho ecológico, com trilhas feitas pelo interior de diferentes cidades até chegar a Nova Trento. Os caminhantes saem da Casa Pastoral de Camboriú, local onde a Santa ficou hospedada, e seguem por um percurso que passa em Tijucas e Canelinha, até chegar a Nova Trento. O caminho tem um pequeno trecho urbano do Centro de Camboriú, depois segue por rotas rurais, com belas paisagens de Mata Atlântica.

Neste trajeto, os caminhantes conhecem comunidades rurais que no passado se dedicaram à plantação do fumo, abandonaram a atividade e agora se dedicam à plantação de frutas. Para receber o certificado, o peregrino/caminhante deve entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo.

Também com foco religioso está o Santuário de Nossa Senhor do Bom Socorro. A estátua da santa veio da França e foi erguida ao monumento do Morro da Cruz em nove de junho de 1912, exatamente 13 anos após a instalação de cruzes nos montes mais altos do município: Monte Barão de Charlach (com 1.148 metros), Monte Lima (com 1.090 metros), Monte Bela Vista (com 850 metros) e Monte Morro da Onça, atual Morro da Cruz (com 525 metros de altitude). As cruzes foram significativas para comemorar a passagem do século 19 para o século 20. O local possui belíssima vista panorâmica.

Os roteiros religiosos não se resumem ao Santuário de Madre Paulina

O que fazer em Nova Trento? Sentir a energia do Santuário de Santa Paulina

Com cerca de 70 mil visitas mensais, o complexo religioso que forma o Santuário de Santa Paulina é um lugar de exaltação à fé. A imigrante trentina-italiana Amábile Lucia Visintainer chegou à região com seus pais, em 1875. Aos 25 anos, deixa a família e cria a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, adotando o nome de Irmã Paulina. Em 1903, já Madre, muda-se para São Paulo e ali funda várias casas assistenciais. Na mesma cidade, morre cega e sem um braço em 1942, aos 77 anos. Seu primeiro milagre – a cura de uma gestante que sofreu hemorragia ao retirar o feto morto – foi confirmado pelo vaticano em 1966.

Toda a trajetória de Santa Paulina é contada nos muitos pontos que compõem o complexo. A Capela Nossa Senhora de Lourdes, construída em estilo colonial, era zelada por Amábile. O casebre com telhado de palha, réplica do local onde Santa Paulina cuidou de uma cancerosa, é o local preferido dos visitantes. No engenho, a futura santa trabalhou em sua adolescência. O local abriga também o Museu Colonial, com ferramentas e equipamentos usados pelos imigrantes, a Casa das Graças, entre outros atrativos.

O que fazer em Nova Trento? Sentir a energia do Santuário de Santa Paulina

Você já conhecia todo o potencial turístico de Nova Trento? Você chegou a visitar a cidade e conheceu além do Santuário de Santa Paulina? Como foi a sua experiência? Compartilhe com os leitores do Viajar é Vida nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*