O que fazer em Itapema

Uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina, onde é grande o êxodo populacional e também onde o turismo ganha força. Com tantos atributos, o Viajar é Vida mostra o que fazer em Itapema, além das belas praias. Por aqui, vale conhecer novas culturas, se inteirar sobre os fatos históricos e locais importantes e, com isso, aumentar a experiência junto ao Roteiro Cultural da cidade.

O que fazer em Itapema
Fotos: Prefeitura de Itapema

Um extenso roteiro cultural e histórico

Para quem adora experimentar a boa gastronomia, a Via Gastronômica de Itapema está entre os maiores centros gastronômicos da região. Ideal para quem procura entretenimento, belas receitas e diversão com muita música e entretenimento, incluindo a companhia de uma boa bebida. E tudo isso em frente ao mar da Praia da Ilhota.

Próximo à Via Gastronômica estão outros empreendimentos que servem de rota obrigatória para os amantes de frutos do mar e pescados. As iguarias são servidas nos inúmeros bares e restaurantes da região.

Em forma de homenagem aos profissionais do mar, a Estátua O Pescador, feita em aço fundido pelo artista plástico Jorge Schroder, está localizada na região norte do Canto da Praia. A obra foi doada em 1994 para a Colônia de Pescadores Z19, por Jane F Ferreira, e faz parte do Roteiro Cultural da Costa Verde & Mar. A visitação é livre!

Também na linha de homenagem e ainda com uma boa carga de fé, está a Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Situada no encontro das águas do Rio Perequê com o Oceano Atlântico está a gruta com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Durante a maré cheia, o local é famoso por abrigar passeios de lancha e jet ski que passam pelo canal que dá acesso ao mar.

O que fazer em Itapema? Conhecer prédios históricos e a Praça da Paz

Ainda na lista sobre o que fazer em Itapema está o Mercado Público Municipal Nelson Santos que é uma boa opção para comprar artesanato local, produtos coloniais, ou até mesmo fazer um happy hour com os amigos. Além das opções de consumo, o Mercado também é o espaço de aulas culturais como balé, jazz, dança do ventre, hip hop, desenho e pintura.

Para quem gosta dos monumentos históricos, a primeira sede da Prefeitura Municipal é outro atrativo de Itapema. Construída em 1920, a antiga residência do casal Manuel Fernando Passos e Arabel de Souza Passos, foi onde nasceram os 10 filhos do casal. Funcionava ao lado uma mercearia de “Secos e Molhados”, uma padaria e uma loja de aviamentos. Durante o período áureo do mercado cafeeiro, foi também um importante depósito de café e outros produtos da lavoura do local. Em 1962 na emancipação do município, toda propriedade foi adquirida pela administração e convertida na primeira sede da Prefeitura Municipal.

Na região central também está a Praça da Paz, sendo o maior espaço público de Itapema, fora a praia. O local possui uma concha acústica para shows e é famoso por abrigar vários eventos durante o ano. Prestigiado por moradores e turistas, também é ideal para as crianças por possuir um playground com chão almofadado para amenizar possíveis quedas.

O que fazer em Itapema? Conhecer prédios históricos e a Praça da Paz
O que fazer em Itapema? Conhecer prédios históricos e a Praça da Paz

Leia também

O que fazer em Itapema: entender que há vida rural na cidade litorânea

Pouca gente sabe é que do outro lado da BR-101 há muito território de Itapema e um forte apelo turístico com foco no ecoturismo e no turismo rural. É nesta zona da cidade que fica a Capela São João Batista, uma das mais antigas de Itapema, datada de 1946. Fica na Estrada Geral do Sertão do Trombudo. Do alto do morro é possível avistar praticamente todo o bairro. A construção foi orientada por membros da família Tomio, hábeis construtores de origem italiana que chegaram à região início do século 20.  Ali é realizada em junho a tradicional Festa de São João Batista, padroeiro da comunidade local.

Outro local interessante para conhecer é o Engenho de Farinha Seu Dato. Localizado também no Bairro Sertão do Trombudo, foi fundado pelo pai de Deodato, Aprizio Rocha, conhecido na região. O engenho centenário é um dos últimos remanescentes dos 51 engenhos que existiam na região até o final do século 18.

O Refúgio Rock Rural é outra boa pedida para os visitantes. Localizado na área rural de Itapema, e ainda assim a apenas 7 quilômetros das praias, possui uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados com muitas árvores, flores, frutas, pássaros, lago e riacho. Um lugar para ficar em paz e curtir a natureza. O local dispõe de dois chalés para casais, equipados com cozinha básica, churrasqueira individual, ducha eletrônica pressurizada, Wi-fi e Smart TV  e roupas de cama e banho. Vale conhecer para fazer uma reserva antecipada.

Para os amantes do contato com a natureza, o Pesque e Pague Luau da Barra tem restaurante, lagoas, piscina, trilha, café colonial, turismo pedagógico, pousada da colônia, venda de produtos coloniais, educação ambiental, observação de pássaros, agroecologia, e até um pomar no sistema colha e pague.

Nesta mesma linha ecológica e rural fica o Recanto Guarapuvu. Um restaurante e alambique que tem como atividade muito forte a observação de pássaros.

Quais são as praias de Itapema

O Costão da Praia é reduto dos pescadores. O local mantém viva as tradições dos antepassados e é possível observar moradores nativos realizando o tradicional arrastão, atividade que por muitos anos serviu de subsistência para a população local. O lugar também alia a tranquilidade do mar, a beleza do verde das matas e das rochas.

Já o Costão de Itapema é onde você terá a chance de ouvir o som das ondas indo ao encontro das rochas transmitindo tranquilidade para quem desfruta da maravilhosa paisagem. É possível caminhar sobre os rochedos e sentir plena sensação de liberdade e harmonia com a natureza.

Já Meia Praia é a mais famosa praia de Itapema é um verdadeiro convite para quem gosta de curtir os dias com a bela paisagem sem deixar de lado o momento de diversão e confraternização com os amigos. Assim que a noite chega, o espaço de comércio e bares torna-se ponto obrigatório para que está na cidade.

Na Praia da Ilhota está localizada a via gastronômica, rota obrigatória para os amantes de frutos do mar que são servidos nos inúmeros bares e restaurantes que circundam a região. E para quem curte adrenalina, a força das ondas torna o local ideal para a prática de surfe. 

A Praia de Itapema fica localizada numa grande baía, proporcionando águas calmas próprias para banhos, a praia é cercada de morros e fica entre a Ponta do Engodo a Praia de Perequê.

Quais são as praias
Quais são as praias de Itapema
Quais são as praias
Quais são as praias

Gostou de saber sobre o que fazer em Itapema e todas as potencialidades deste município catarinense? O que mais você gostaria de saber? Deixe sua pergunta nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*