O que fazer em Arraial do Cabo

Pode parecer um trecho do Caribe, mas estamos em pleno Brasil, na região Sudeste. Esta é a bela cidade de Arraial do Cabo e o que fazer em Arraial do Cabo é o que o Viajar é Vida apresenta neste conteúdo.  Prepare-se para praias incríveis, paisagens únicas, sol, mar e muita beleza. Arraial do Cabo é um município brasileiro situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, distante 165 quilômetros da capital. É possível ir de carro, partindo do Rio, ou chegar de avião na cidade de Cabo Frio embora os voos sejam poucos e o preço bem salgados. A distância de Cabo Frio até Arraial do Cabo é de poucos quilômetros. Uma corrida de 20 minutos de carro é suficiente para se chegar a partir do terminal aeroportuário.

A cidade é realmente um “cabo” que adentra ao mar e essa peculiaridade geográfica também é muito bem aproveitada para o turismo. Fica em Arraial do Cabo o Porto do Forno, uma marina de três píeres por onde entram produtos para a cidade e saem as produções de sal. Ideal para a prática de mergulho, o ecoturismo é a base da economia e não há grandes construções na zona urbana, o que torna Arraial do Cabo ainda mais charmosa.

Quer circular de carro pelo Rio de Janeiro?

A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. Clique aqui para alugar o seu carro.

A cidade fluminense tem sua beleza natural que muito lembra o Caribe
Foto: Pat Scrap/Pixabay 

Conhecer a Praia do Farol e a Gruta Azul na lista sobre o que fazer em Arraial do Cabo

Uma das mais belas praias é a Praia do Farol. Sabe por que ela é tão charmosa? Pela exclusividade. São permitidos apenas 250 turistas por vez a cada 45 minutos. Para chegar lá é necessário um passeio de barco. O mesmo passeio leva à Gruta Azul. Ela é uma formação de rochas localizada na Ilha de Cabo Frio. Lembre-se que a cidade faz calor e tem sol durante boa parte do ano, embora no inverno as águas estejam mais geladas. E no período de verão os valores sobem, seja para hospedagem ou alimentação. Então, considere isso ao planejar sua viagem.

Fica em Arraial do Cabo uma das mais belas praias do planeta

A Praia Grande é a maior da cidade e tem um diferencial: um mirante que traz uma vista deslumbrante de Arraial do Cabo. Ele fica entre a Praia Grande e o Morro do Atalaia e é um lugar mais visitado pelos moradores. Do alto é possível observar os diferentes tons da água e ter ainda um diferente espetáculo do pôr-do-sol. A praia em si tem muitas ondas por ser um local de mar aberto e o mar possui água mais gelada.

A Praia do Farol é outra estrela de Arraial do Cabo. Se chama a atenção pela beleza, ganha pontos também por ter sido considerada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como uma das mais perfeitas praias do país, seguindo critérios de pureza da água e qualidade da água. Natureza perfeita para visitar.  Ela possui uma faixa de areia com cerca de 1 quilômetro cercada por dunas de areia branca. Mais uma vez, esta praia só tem acesso de barco e com autorização da Marinha. Por isso é necessário visitar com os guias das empresas de turismo locais.

Fazer fotos e curtir momentos junto à natureza são indicações do que fazer em Arraial do Cabo
Foto: Cafranco Marques/Pixabay

Escadaria ganhou fama na internet e fica entre o que fazer em Arraial do Cabo

Como o nome já diz, a Praia Brava tem ondas fortes e mar agitado. Além disso, o acesso é limitado já que só se chega nela por uma trilha de alto grau de dificuldade.

Se você curte o Instagram, já deve ter visto alguma foto ou vídeo da praia do Pontal do Atalaia. Geralmente é alguém descendo a escadaria com seus 255 degraus até chegar na areia branca com o mar azul no fundo. Linda e praticamente sem infraestrutura como bares ou restaurantes, a dica é levar algo para comer e beber ser optar por ficar muito tempo curtindo o local. Ali no canto direito fica a Gruta do Amor, lugar ideal para seus votos de prosperidade amorosa.

Praias incríveis de um mar azul ou verde, tons que se mesclam e estão na lista sobre o que fazer em Arraial do Cabo
Foto: Enderson NS/Pixabay

Quer curtir? Faça um passeio de barco

Com tanta praia e uma costa recortada de encantos, uma boa dica é garantir um passeio de barco. Essa certamente é uma atividade que tem que estar na lista sobre o que fazer em Arraial do Cabo. De barco pelo mar você terá outros ângulos e aproveitará cerca de 4 horas de aventura  e diversão. No passeio você conhecerá a Praia do Farol, a Gruta Azul, a Praia do Pontal do Atalaia, o Restaurante Flutuante e a Praia do Forno.

O que fazer em Arraial do Cabo? Passeios de barco
Foto: Anderson de Ribeiro/Pixabay

Passeio histórico mostra um pouco da cidade e sua origem

Uma coisa é certa, há pouco atrativo histórico ou cultural. O pouco que existe, no entanto, dá uma dimensão do surgimento da cidade que foi colonizada por europeus depois de ter sido ocupada por índios tamoios. Isso lá no começo do século 16. O centrinho histórico é o lugar para entender melhor sobre o passado, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios local onde ocorreu a primeira missa em local coberto de todo o país em 1503. Foi em Arraial do Cabo que o conquistador Américo Vespúcio chegou também.

Outro atrativo deste trecho histórico é a Casa de Piedra, também famosa por ser uma pioneira no país. No Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira você entenderá melhor sobre o mar que dá a real tônica mágica a esta cidade de apenas 30 mil habitantes.

Entre os atrativos históricos está o centrinho de Arraial do Cabo
Foto: Vipcar1818/Pixabay

Gostou destas dicas sobre o que fazer em Arraial do Cabo? Qual a sua sugestão de lá que você pode compartilhar com os leitores do Viajar é Vida! Deixe sua opinião nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*