Os melhores destinos para apreciar café no Brasil

Pesquisa feita pelo Booking.com aponta que 89% dos brasileiros tendem a definir seus roteiros impactados pela boa gastronomia. E com base nesses dados, o Viajar é Vida mostra os melhores destinos para apreciar café no Brasil.

A empresa de viagens, além do levantamento, também levantou lugares onde vale a pena conhecer para degustar essa que é a segunda bebida mais consumida do mundo (perdendo apenas para a água). As sugestões estão conectadas às recomendações dos viajantes brasileiros na plataforma. E como dica de hospedagem, a empresa buscou alguns “cama e café da manhã” (da expressão em inglês “bed and breakfast”) para homenagear o grão até no nome do tipo de acomodação.

Os melhores destinos para apreciar café no Brasil
Fotos: Booking.com/divulgação

São Paulo entre os melhores destinos para apreciar café no Brasil

De acordo com associações que representam os interesses e o setor, São Paulo é a cidade onde residem os habitantes que mais consomem café no Brasil. Acredita-se que cerca de 25 milhões de xícaras da bebida são ingeridas por dia.

A própria história da cidade é permeada pela cultura do grão, já que a economia cafeeira é uma das grandes protagonistas na transformação de São Paulo em um dos principais polos econômicos do país.

A proximidade do Porto de Santos foi um dos motivos para que isso acontecesse, e é lá na cidade litorânea que se encontra hoje o Museu do Café, inaugurado em 1998 com o objetivo de preservar e divulgar a história do café no Brasil e no mundo.

Ao visitar a cidade, a dica para se hospedar é a Casa Savana, um cama e café situado no bairro de Pinheiros que conta com cozinha aberta 24 horas, completa com menu do café da manhã sempre disponível – a cafeteira e a chaleira estarão ali ao dispor do hóspede para quando ele quiser passar aquele cafezinho.

São Paulo entre os melhores destinos para apreciar café no Brasil

Leia mais

Gramado é o representante gaúcho

Não dá para visitar a gelada Gramado, no Rio Grande do Sul, sem pensar em tomar uma bebida quentinha para se aquecer. Mas até mesmo quando as temperaturas não estão lá tão baixas, o turista dificilmente conseguirá fugir das tentações de um delicioso café colonial.

A tradição vem da cultura alemã, que tem forte influência na região, cujos imigrantes trouxeram ao Brasil o hábito de reunir a família em torno da mesa, aos domingos, para um farto café da tarde, cheio de tortas, pães, frios e, claro, um delicioso cafezinho.

A sugestão para se hospedar aqui, de acordo com hóspedes que já estiveram no Ipê Amarelo Cama e Café, a qualidade do café da manhã servido na acomodação supera o de outros estabelecimentos por onde já passaram. A acomodação ainda é pet friendly e está no nível 1 do programa de Viagens Sustentáveis da Booking.com.

Gramado é o representante gaúcho

Que tal um cafezinho em Campos do Jordão?

Campos do Jordão é uma cidade localizada na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo, e carrega características bem parecidas com as cidades da Serra Gaúcha.

Um dos destinos mais populares durante o inverno brasileiro, Campos do Jordão carrega a alcunha de “Suíça Brasileira”, tanto pela influência arquitetônica das construções europeias, quanto pelo clima. Alguns dos itens gastronômicos mais comuns da região são os chocolates, vistos também nos fondues, os vinhos e, claro, os cafés.

A dica para se hospedar, fica pertinhodo badalado centro de Capivari, onde tudo acontece. É a Casa do Papai é uma acomodação com quartos em estilo alpino e um café da manhã delicioso, segundo os hóspedes que avaliaram a acomodação. Nos depoimentos, é possível concluir, também, que a hospitalidade dos anfitriões e o aconchego da propriedade são outros diferenciais.

Que tal um cafezinho em Campos do Jordão?

No Rio de Janeiro é possível ter uma boa experiência

Apesar de ser nacionalmente conhecida pelas suas praias e pelo calor que faz o ano todo, a cidade do Rio de Janeiro é a única brasileira que possui uma denominação de café que faz relação com os cidadãos que nela nascem.

O café carioca é uma opção da bebida com um sabor mais fraco e não há, até hoje, um consenso sobre a invenção do nome. Esse cafezinho simples, encontrado em qualquer padaria raiz, é derivado de um dos mais famosos deles: o expresso.

A dica para se hospedar aqui é o cama e café Casanova Residence, um refúgio em meio ao agito da cidade e uma demonstração de como a natureza do Rio de Janeiro está presente por todos os lados.

Além de relaxar, a acomodação conta com instalações para a prática de esportes aquáticos e também disponibiliza aluguel de bicicletas.

No Rio de Janeiro é possível ter uma boa experiência

Os melhores destinos para apreciar café no Brasil? Penedo (RJ)

Se o Papai Noel morasse no Brasil, ele provavelmente escolheria Penedo para fincar suas raízes. A cidade é uma amostra da Finlândia na América do Sul, já que foram os cidadãos daquele país que colonizaram a região no início do século.

Um refúgio gelado para quem mora no estado do Rio de Janeiro e quer aproveitar lareiras e cobertores, esse destino é uma escapada gostosa para toda a família e para os amantes do café que curtem se esquentar com uma bebida quentinha no inverno.

A recomendação de hospedagem, com paz e tranquilidade regados de um bom café da manhã continental, fica no Bendito Recanto. Quem já esteve por lá, diz que a vista privilegiada das montanhas, o silêncio dos arredores e a degustação de um cafezinho sossegado são ótimos fatores para esquecer os estresses do dia a dia.

Gostou de saber sobre os melhores destinos para apreciar café no Brasil? Que outros temas você gostaria de ver aqui no Viajar é Vida? Deixe sua sugestão nos comentários.

Os melhores destinos para apreciar café no Brasil? Penedo (RJ)





Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*