É permitido ir à praia em Bombinhas durante a pandemia?

Essa é uma pergunta que muita gente vem fazendo: é permitido ir à praia em Bombinhas durante a pandemia? Principalmente porque as temperaturas estão bem altas e o calor faz com que as pessoas precisem sair de casa para se refrescar. O Viajar é Vida destaca o que vem sendo feito em Bombinhas, onde os protocolos contra a Covid-19 estão sendo mantidos para garantir a segurança dos turistas.

A prefeitura informa que devido à situação estabelecida pela pandemia, esta será uma temporada de Verão um tanto quanto diferente. Será necessário adotar novos hábitos para viajar e passar as férias em Bombinhas. Para isso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Vigilância Sanitária, elaborou protocolos de segurança para os estabelecimentos do setor turístico e para regulamentar o uso das praias e demais atrativos da cidade. 

Entre as recomendações estão aquelas para melhor uso das praias, como o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e de 3 metros entre os guarda-sóis e cadeiras. Além disso, a orientação é levar consigo sempre um álcool gel para higienizar as mãos, usar calçados e máscara ao circular nas áreas públicas e evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como cadeira e celular.

Todo o protocolo foi instituído pelo Decreto Municipal nº 2663.

É permitido ir à praia em Bombinhas durante a pandemia?
Foto: divulgação

Quais as principais praias de Bombinhas?

A Praia de Zimbros é uma das principais. Na mesma região ficam as Praias de Canto Grande e Morrinhos. Por ali, além das águas calmas da baía, há ainda locais com ondas e mar agitado, como a Praia de Canto Grande de Fora. Tem esse nome e estas características porque em vez de abrigadas ficam em mar aberto. Nas proximidades ficam as trilhas da Tainha e do Morro do Macaco.

Nos dois cantos extremos da baía de Zimbros você poderá avistar fazendas marinhas de cultivo de mariscos, atividade que junto da pesca e do turismo, sustentam a economia do município.

Vale destacar ainda as praias Bandeira Azul de Bombinhas. Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição são as 3 representantes da cidade na temporada 2020/2021. Esta será a segunda temporada do programa em Quatro Ilhas e Mariscal, e a primeira na Praia da Conceição. Com essa aprovação, Bombinhas passa a ser a cidade com mais praias premiadas pelo Programa Bandeira Azul no Brasil.

A certificação foi criada na França em 1985 e tem o objetivo de elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a proteção do ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que visem à resolução dos conflitos.

Bombinhas tem 3 praias Bandeira Azul, se tornando a cidade do país com o maior número de praias certificadas
Foto: divulgação

Bombas e Bombinhas são outras duas praias com infraestrutura ideal para receber os visitantes de fora. Bombas é a primeira praia a ser avistada ao chegar à cidade e concentra grande quantidade de comércio e serviços. O nome se dá ao barulho das ondas na areia que parecem bombas estourando. O mar de águas cristalinas é tranquilo na maior parte do tempo, mas exige atenção dos banhistas, principalmente próximo ao costão esquerdo, onde a formação de ondas em determinados dias permite a prática do surfe.

Já Bombinhas é ideal para famílias com crianças. E uma das curiosidades é que a afaixa de areia é composta por cristais de quartzo, que concedem um tom incrivelmente branco ao lugar. São 1.227 metros de extensão de orla.

Apesar da pandemia um decreto estabelece normas para uso da praia durante a temporada em Bombinhas
Foto: divulgação

É permitido ir à praia em Bombinhas durante a pandemia? E como estão os serviços locais? 

O comércio e meios de hospedagem também precisam seguir as normas para poder funcionar e garantir a segurança dos visitantes que forem a Bombinhas nesta temporada. Comércio, bares e restaurantes estão abertos ao público desde que seguindo as medidas de higiene, incluindo o uso obrigatório de máscara.

Hotéis, pousadas e demais serviços de locação também estão funcionando normalmente, respeitando a capacidade e as orientações de segurança. Além disso, a iniciativa privada tem mostrado preocupação com o cumprimento das recomendações, aderindo ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, para incentivar que o turista se sinta seguro ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19.

O comércio, serviços e meios de hospedagem precisam seguir regras para que seja permitido ir à praia em Bombinhas na temporada
Foto: divulgação

Campanha visa estimular as regras sociais da pandemia

Outra medida adotada é uma campanha conjunta de todas as cidades que integram a Costa Verde & Mar. A ideia é manter a conscientização constante por meio de uma campanha que deixa bem claro: Você está de férias, mas o coronavírus não. Essa campanha está sendo apresentada ao público por meio de placas, banners e cartazes em praias e pontos turísticos de Bombinhas e região. A ideia é manter sempre à mostra a necessidade dos protocolos de segurança. A equipe de fiscalização de Bombinhas já iniciou os trabalhos, que devem ser reforçados a partir do próximo mês. 

Importante destacar que os quadros podem mudar. Por isso é importante ficar atento ao site da prefeitura para acompanhamento das novidades e ter certeza de que é permitido ir à praia em Bombinhas durante a pandemia. A prefeitura segue as regras estabelecidas pelo Governo do Estado e, com isso, depende muito do quadro do avanço da doença. Este conteúdo foi relevante para você?  Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*