Com o fim da obra de engordamento da faixa de areia, todo mundo estava esperando para saber como vai ficar a urbanização da Praia Central de Balneário Camboriú. A proposta de reurbanização foi apresentada no final de semana, durante evento de inauguração da nova praia que passou algumas semanas em obras para estar como está agora. O conceito do projeto é transformar a orla em um grande parque linear à beira-mar, integrando o Pontal Norte e a Barra Sul com diferentes estruturas de lazer para a comunidade. O que era bom, vai ficar ainda mais incrível.
A apresentação com explicação detalhada foi durante o grande evento que marcou a nova fase da Praia Central. O projeto foi apresentado pelo escritório Índio da Costa, responsável pela elaboração do projeto para o Instituto +BC. Mais do que um calçadão, comum na maioria das praias do país, a ideia é consolidar uma grande identidade em que se mescle a estrutura urbana com a nova praia.
“Ele quebra a lógica de um calçadão monótono. A calçada vai organicamente atravessando a praia com uma série de atividades, dog parks, playgrounds infantis, academias de ginástica. É uma surpresa atrás da outra, num parque que se desenvolve ao longo de toda a costa”, disse o responsável Guto Índio da Costa ao jornal Diarinho.
Como vai ficar a urbanização da Praia Central de Balneário Camboriú: novidades em diferentes frentes
Segundo o jornal, pela proposta, a calçada atual vai ser alargada e a ciclofaixa deve dar espaço a um corredor de micromobilidade para ônibus elétrico. Haverá uma ciclofaixa só para ciclistas e outra faixa exclusiva para corridas. Hoje, a ciclofaixa é compartilhada e as bicicletas dividem o espaço com quem corre. Já o novo calçadão será um espaço somente para pedestres, com circulação e passeio.
O projeto também prevê três tipos de quiosques na orla. Tem os maiores na beira da areia; os menores, ao longo do calçadão e os carrinhos, que seriam de uso eventual, em fins de semana e feriados. O design dos quiosques, bem como dos postes de iluminação, dos bancos, das lixeiras, dos bicicletários e de todo o mobiliário urbano seguiria uma mesma identidade para garantir a padronização. E a nova iluminação pretende criar um novo cenário noturno para a praia.
A proposta ainda prevê um “banho de verde” na orla. Segundo o arquiteto paisagista Sidney Linhares, do escritório Índio da Costa, a ideia é integrar a vegetação de restinga para o parque da orla. “Além da manutenção das árvores existentes, serão plantadas praticamente três vezes mais do que existe hoje, de forma a criar ambiências em todo o calçadão, sem prejudicar a faixa de restinga”, disse ela ao jornal Diarinho.
Projeto se estenderá por toda a orla. Saiba como vai ficar a urbanização da Praia Central de Balneário Camboriú
Como houve uma reclamação inicial da comunidade, os moradores foram ouvidos e os parques previstos junto aos molhes do Pontal Norte e na Barra Sul com seus deques, pistas de skate e quadra esportivas, entre outras áreas de lazer na praia já alargada deixaram de estar concentrados nestas pontas. Toda essa criação ficará espalhada ao longo da orla. O projeto prevê áreas para as canchas de bocha e quadras de vôlei de praia e beach tênis.
O acesso para a faixa de areia seria por deques de madeira instalados entre os canteiros de restinga. O projeto ainda será entregue oficialmente ao município pelo instituto +BC, entidade social que reúne empresários e que pagou pela elaboração do material. Embora já com os ajustes, a população deve ser ouvida novamente para dar sugestões. A execução de reurbanização da orla ficará para depois da temporada de verão.
Leia também
- Tudo sobre o que fazer em Balneário Camboriú
- O que fazer em Balneário Camboriú com calor
- Quanto custa o parque Unipraias em Balneário Camboriú
- Quais o valor e horários da roda gigante de Balneário Camboriú
- Programação gratuita para crianças em Balneário Camboriú
Restinga será colocada para manutenção da nova faixa de areia
Para seguir na manutenção da areia que foi colocada para o aumento da faixa de areia, será feita a reposição da vegetação de restinga que será plantada na orla. Para esse plantio, mais cercamento e monitoramento estão previstos mais 1,5 milhão de reais. A vegetação será colocada em toda a praia o que deve mudar a paisagem já que não há restinga na Praia Central atualmente.
Uma empresa vencedora da licitação já foi anunciada, mas ainda existe o prazo de apresentação de recursos. Somente após esse período será homologado o contrato. A empresa terá prazo de 27 meses para executar o projeto a partir da ordem de serviço.
A recuperação da restinga prevê mais de 33 mil mudas de espécies características da vegetação costeira. As plantas vão ocupar parte da faixa de areia e ficarão juntas ao novo calçadão. O projeto faz parte das condicionantes ambientais do alargamento e a data do início do plantio será definida junto com o instituto de Meio Ambiente, órgão licenciador da obra. Estão previstos 61 canteiros de restinga ao longo da orla, separados por trilhas de acesso à praia.
Gostou do que espera por você na nova Praia Central de Balneário Camboriú? Qual sua previsão de vir para a cidade? Conte nos comentários do Viajar é Vida.
Comentários