Como preparar uma viagem com as crianças

Filhos e viagem combinam? Claro que sim, e sempre. Mas o ideal é pesquisar muito sobre atrativos, condições climáticas, gastronomia e segurança antes de levar os filhos para conhecerem o mundo. Neste post vamos trazer alguns elementos  que deverão contribuir com a pergunta: como preparar uma viagem com as crianças. Vamos a algumas dicas práticas

Esteja atento à localização da hospedagem e passeios

Localização: leia muito sobre as regiões menos boêmias e mais distantes do agito de quem busca bares, baladas e fluxo grande de turistas. Melhor não expor a criançada a este ritmo. Procure pontos próximos a estações de metrô, trem e de fácil acesso a outros meios de transporte. Lembre-se ainda que você estará em outra cidade, outra rotina. E com criança, necessitará ter mais atenção a estes detalhes;

Foto: Paola Baldacci

Saiba como lidar com a rotina alimentar das crianças na viagem

Alimentação: o ideal é mexer o menos possível na rotina alimentar das crianças. Se a hospedagem for em casas ou apartamentos de aluguel, escolha algo próximo a mercados. Assuma o fogão e garanta uma refeição similar à cotidiana. Caso opte por comer fora, as cadeias internacionais de restaurantes e lanchonetes são uma ótima pedida longe de casa. Isso sem falar no Menu Kids, que restaurantes focados no turismo sempre oferecem. Como preparar uma viagem com os pequenos é também estar atento às mudanças. Se puder evitar, para também evitar contratempos intestinais ou estomacais, por exemplo, melhor.

Combine os roteiros antes, apresentando as novidades aos filhos

Roteiro: faça uma programação que permita várias pausas. Criança cansa e nada melhor do que um sorvete, um suco, um lanche entre uma atração e outra. E pais, atenção, paciência é a maior virtude ainda mais em museus que nem sempre interessam aos pequenos/adolescentes. Dependendo da idade, vale fazer combinações, explicar antes o que terá nos locais. Fazer tour virtuais contando histórias é um caminho interessante. Ou seja, o pré-viagem é ponto importante na definição das atividades durante as férias.

Foto: Ainudin Chalik

Uma farmacinha básica é essencial em qualquer viagem

Saúde: Entre as dicas sobre como preparar uma viagem com as crianças, nada de viajar sem seguro, ok? E leve ainda kit básico como protetor solar, repelente, medicamentos para dores ou eventuais febres. Esteja prevenido para uma simples gripe não acabar com o lazer. Protetor solar, aliás, para uso contínuo, mesmo com frio e chuva. E não se esqueça que muitos países não vendem medicação sem receita médica. Melhor mesmo é estar preparado e não ter um sufoco quando o clima ideal seria o de diversão. 

Foto: Daniela Dimitrova

Água e boné na mochila das crianças

Na mochila: água, sempre! Umas bolachinhas para aquele momento de fila. Boné caso o destino seja quente, guarda-chuva caso o turismo seja no outono ou inverno. Os mais prevenidos ainda levam uma muda extra de roupa. Ah, importante: fique atento aos sanitários. Esteja sempre de olho porque a garotada é campeã em escolher a hora mais improvável para ficar apertada.

Foto: Luisella Planeta Leoni

No mais, fotografe, filme e compartilhe. Mostrar o mundo aos filhos, mesmo que seja o mundo ao redor de casa, é o maior prazer de pais com o olhar para a grandeza e das descobertas infinitas que estão sempre por vir. Se puder listar algumas dicas, quais seriam? Anote aí nos comentários do Viajar é Vida!

Foto: Djedj

Conteúdos Relacionados


3 comentários

  1. Pingback: O que é necessário para menor viajar desacompanhado? Viajar é Vida!

  2. Pingback: 7 lugares para visitar com filho pequeno na Itália Viajar é Vida!

  3. Pingback: Como viajar com criança pequena Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*