Como fazer um intercâmbio no Canadá

Por exatos 14 anos seguidos, o Canadá se mantém como o país mais escolhido por estudantes brasileiros para fazer intercâmbio. O levantamento é realizado anualmente pela Pesquisa Selo Belta que é a Associação Brasileira Especializada em Educação Internacional (Belta). Mas como fazer um intercâmbio no Canadá?

O Viajar é Vida já esteve algumas vezes no país, inclusive para estudar na mesma modalidade de intercâmbio. E as orientações que iremos repassar agora são da Cristina Martins, Marketing Manager Brasil da Quest Language Study, uma escola com mais de 20 anos de história localizada em Toronto e que tem como foco preparar estrangeiros tanto para aprender inglês quanto na formação profissional em algumas áreas. A Quest mantém turmas pequenas, programas inovadores e atenção individualizada com o que há de melhor em sistemas, serviços e equipamentos para garantir a cada aluno uma excelente experiência de aprendizado. A Quest é uma escola premiada, totalmente credenciada pela Languages ​​Canada e uma Instituição de Aprendizagem Designada (DLI) inspecionada pelo governo.

Saiba como fazer um intercâmbio no Canadá
Foto: thelester/Pixabay 

Veja também

Como fazer um intercâmbio no Canadá? Conhecendo as melhores universidades/colleges para brasileiros

Os colleges mais procurados pelos brasileiros que estudam na Quest são Seneca, Centennial, Niagara, Conestoga e Sheridan. Com 10 unidades distribuídas por Toronto, o Seneca College investe em uma variedade de métodos de ensino desde aulas presenciais e online de acordo com a área de interesse e programas como artes, negócios, finanças e tecnologia. Já o Centennial College é a maior universidade pública da província de Ontário e uma excelente instituição para estudantes internacionais porque oferece um ambiente confortável e excelentes conexões. O Niagara College está localizado na região de Niagara, distante cerca de 1 hora de Toronto e também possui uma ótima infraestrutura para atender os estudantes estrangeiros.  

O Conestoga College está em Kitchener, cidade altamente jovem com universidades, escolas e preparada para receber estudantes como os brasileiros. A cidade é um celeiro do sistema de starups nos mais variados mercados. Outra possiblidade é o Sheridan College que possui mais de 130 cursos ativos, mais de 24 mil alunos em tempo integral e 94% de aprovação dos ex-alunos.

Em Toronto, a Escola Quest recebe brasileiros para a preparação e melhoria do inglês
Foto: Adrian Lang/Pixabay 

Qual o custo de um intercâmbio no Canadá?

O custo vai variar de acordo com a duração e o número de aulas semanais. Na Quest, para se estudar inglês os valores seguem esta linha:

  • Programa de inglês geral com a 20 aulas semanais das 8:40 às 12:20 : CAD$ 214 por semana
  • Programa de inglês geral com a 24 aulas semanais das 9:40 às 14:50 : CAD$ 238 por semana  
  • Programa de inglês geral com a 28 aulas semanais das 8:40 às 14:50 : CAD$ 266 por semana
  • Programa de inglês geral com a 32 aulas semanais das 8:40 às 15:50 : CAD$ 291 por semana
  • O aluno ainda deve acrescentar  a taxa de matrícula de CAD$75  e  a taxa de material de CAD$100. Se o aluno estudar um período superior a 7 semanas, o valor semanal sofrerá redução.

Como fazer um intercâmbio no Canadá: qual o período mínimo e máximo para estudar no Canadá?

Para estudar Inglês Geral, o período mínimo é 1 semana e o período máximo vai variar de acordo com o tipo de visto que o estudante possuir. Para o programa Academic Pathway, o período mínimo é de 3 meses.

Quanto tempo é possível ficar no país depois terminar os estudos? Em caso de universidade, ensino médio ou curso de inglês?

Para cursos de inglês em “English as a second Language Schools” (ESL schools), o período máximo vai variar de acordo com o tipo de visto. Se o aluno desembarca no Canadá para estudar inglês com a autorização eletrônica eTA, o período máximo de permanência será de 6 meses.

Cidades como Vancouver e Toronto estão entre as preferidas dos brasileiros que vão em busca de intercâmbio no Canadá
Foto: Anonymous Traveller/Pixabay

Qual a idade recomendada para fazer um intercâmbio no Canadá? Adultos também podem fazer?

A Quest recebe alunos a partir de 14 anos durante os meses de Janeiro, Junho, Julho e Agosto. Nos demais meses do ano, 16 anos. Não existe uma idade máxima para cursar um programa de inglês aqui na escola.

Quais as melhores cidades para estudar no Canadá? Inglês ou Francês.

Para o Inglês, as cidades mais procuradas são Toronto e Vancouver. Toronto é uma cidade multicultural que permite ao aluno conviver com diversos sotaques e lapidar suas habilidades linguísticas. Para estudar francês, as cidades mais procuradas são Montreal e Quebec City. 

Como fazer um intercâmbio no Canadá: os brasileiros têm facilidade em conseguir o visto de estudo para o Canadá? Quais dicas você pode dar?

É importante que o requerente seja o mais transparente possível em sua aplicação. Se o objetivo for estudar, que apresente a Carta de Aceite da escola canadense além de comprovação dos fundos necessários para sua permanência. Vale ressaltar que também que será necessário apresentar vínculos que comprovem que o aluno retornará ao Brasil ao término do curso. 

As regras para fazer intercâmbio no Canadá estão neste post do Viajar é Vida
Foto: Lea Chateauneuf/Pixabay

Existem pacotes de intercâmbio já com a moradia inclusa? Qual a média de valores?

Sim, na Quest temos um departamento de acomodação próprio com diversas opções para os alunos: casa de família, residências estudantis, etc e oferecemos ao pacotes all inclusive aos alunos.

Para ter uma noção: programa de 4 semanas de inglês geral com 20 aulas semanais (das 8:40 às 12:20) + matrícula + material + acomodação em casa de família, em quarto individual com café da manhã e jantar + viagem para Niagara Falls: CAD$ 1.950  

Ou programa de 4 semanas de inglês geral com a 28 aulas semanais (das 8:40 às 14:50) + matrícula + material + acomodação em casa de família, quarto individual com café da manhã e jantar: CAD$ 2.189 

Como fazer um intercâmbio no Canadá: existe um perfil ideal para quem deseja imigrar para o país?

Não necessariamente um perfil ideal, mas para ser elegível a Residência Permanente Canadense será preciso passar por um criterioso processo. Um exemplo é o Express Entry que classifica os candidatos por pontos de acordo com suas qualificações; nível de escolaridade, idade, experiência profissional e proficiência no idioma, são alguns dos requisitos que têm maior peso na somatória.  
Seguindo o raciocínio do programa, quanto mais jovem (entre 20 e 29 anos), mais experiência profissional (6 ou mais anos) e mais alto o nível de inglês, melhor qualificado será.

Fazer um curso no Canadá tem sido uma das melhores opções para somar ainda mais pontos e conseguir a tão sonhada Residência. Na Quest oferecemos o curso Academic Pathway, que prepara o aluno academicamente para ingressar em um College e também o isenta de apresentar outro exame comprobatório do idioma. Quem optar por estudar em um College por dois anos, após a graduação, deverá receber três anos de visto de trabalho. Se ela a pessoa for casada, o cônjuge recebe a permissão de trabalho desde o primeiro dia de estudos do parceiro no College. Esta tem sido a maneira mais procurada pelos Brasileiros para imigrar para o Canadá.

Como fazer um intercâmbio no Canadá
Foto: PublicDomainPictures/Pixabay

É possível trabalhar durante o período dos estudos no Canadá?

Enquanto aluno de uma English as a Second Language School, o aluno não pode trabalhar no Canadá. 

O que você achou destas dicas sobre como fazer um intercâmbio no Canadá? Elas atenderam sua curiosidade? Se tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários do Viajar é Vida que iremos atrás das respostas.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*