7 melhores programas para fazer na Islândia

O que mais chama atenção do viajante brasileiro é a paisagem natural da Islândia. O país insular nórdico, localizado no norte da Europa, tem vulcões, gêiseres, fontes termais e campos de lava, além, claro, das imensas geleiras. O Viajar é Vida aponta agora 7 melhores programas para fazer na Islândia.

O país é uma enorme ilha vulcânica localizada no norte do Oceano Atlântico próximo ao Círculo Polar Ártico. Apesar de estar culturalmente ligada à Europa, a Islândia não possui nenhum traço geológico em comum com o continente europeu. E toda essa diferença geográfica é o que garante ao país os melhores locais para se visitar. Preparados para a lista? Vem aí os 7 melhores programas para fazer na Islândia.

Conhecer o Círculo Dourado

O Círculo Dourado (Golden Circle) é programa certo de 10 em cada 10 viajantes que chegam à Islândia. Aqui você encontrará a famosa área geotérmica de Geysir, a cachoeira Skógafoss e a cachoeira Gullfoss (considerada a rainha de todas as cachoeiras), bem como o Thingvellir Park, onde você não pode perder a cachoeira e Fissura Silfra (a placa tectônica entre a América e a Europa que o Viajar é Vida falará mais logo adiante!).

Na área geotérmica, os viajantes vão para ver de perto a erupção de água quente que sai da terra em jorros que chegam a 30 metros de altura. Já as cachoeiras Skógafoss (que tem 25 metros de largura de queda) e Gullfoss (esta tem três quedas d’água e é a maior da Europa em volume) mostram como é diferenciada a natureza na Islândia.

Foto: David Mark/Pixabay

Assistir à Aurora Boreal entre os 7 melhores programas para fazer na Islândia

Um outro nome para a Aurora Boreal é Luzes Polares. É um fenômeno natural, porém raro, que é o resultado da colisão de partículas da atmosfera do Sol e partículas gasosas na atmosfera da Terra, perto da área do Polo Norte. Dependendo do tipo podem se formar cores diferentes no céu. Feche uma excursão com empresas especializadas que elas levarão você aos melhores pontos de observação. Talvez você passe algumas horas acordados, mas o esforço compensa o belíssimo espetáculo de luzes coloridas no céu tão próximo do Polo Norte da Terra.

Foto: David Mark/Pixabay

Fique relax na Lagoa Azul islandesa

Nem só de trilhas, corridas atrás das luzes da Aurora Boreal ou caminhadas pelas cachoeiras vive o turismo na Islândia. Você poderá ter momentos de relaxamento na Blue Lagoon, ou Lagoa Azul. São piscinas de águas termais localizadas em um campo de lava cuja temperatura das águas podem chegar a 39 graus. O spa que existe no local oferece diferentes pacotes para quem curte este tipo de programa mais light. Tem gente que faz este programa no último dia, aproveitando o banho e saindo de lá direto para o aeroporto para fazer o retorno. Há transfers de lá para o terminal. A dica é levar sua própria roupa de banho e toalha, apesar da logística que será para levar isso de volta na bagagem. Mas é que assim você economiza no aluguel das roupas. O passeio com banho e relaxamento na Lagoa Azul está entre os 7 melhores programas para fazer na Islândia.

Foto: Veronica Bosley/Pixabay

Mais dos 7 melhores programas para fazer na Islândia? Passeio na Jökulsárlón, a lagoa das geleiras

A Jökulsárlón Iceberg Lagoon figura na lista das maravilhas naturais da Islândia. É a maior lagoa e lago da geleira (tem 18 quilômetros quadrados) e a mais profunda (com 285 metros) de todo o país. Toda esta região da costa sul islandesa é rica também em cachoeiras e praias negras. São comuns os passeios com barcos especiais que chegam muito próximo das geleiras e há ainda as excursões com transporte anfíbio que circulam tanto pelo gelo quanto pela água. Outra possibilidade são as trilhas de duas horas e meia explorando as maravilhas do glaciar Vatnajökull. Ou seja, você chega à maior geleira da Europa onde poderá caminhar com guias especializados.

Foto: Pexels

7 melhores programas para fazer na Islândia: mergulho entre dois continentes

É a mais pura verdade! A única chance de você mergulhar entre dois continentes em todo o planeta é neste trecho da Islândia. Esta região já é um dos 10 melhores locais de mergulho do mundo segundo os praticantes da modalidade. E a Fissura de Silfra é uma fenda criada pelas duas placas tectônicas dos continentes norte-americano e euro-asiático. Sobre ela está o Lago Þingvallavatn, no Parque Nacional Thingvellir. É uma região considerada Patrimônio Mundial pela Unesco e possui uma das mais claras águas do mundo. Mas faz frio, viu? A temperatura fica em torno de 2 graus o ano todo, ainda assim, o passei é único e majestoso.

Foto: Free Photos

Se você curte trilha, faça uma em um glaciar

Que tal caminhar por sobre uma geleira, observando o vai e vem dos ventos, a paisagem branquinha e percebendo a natureza clássica da Islândia? Andar em uma geleira e caminhar no incrível gelo ajudará você a se conectar com a natureza e entender por que a Islândia é tão especial. Há vários locais para se fazer este que está entre os 7 melhores programas para fazer na Islândia, mas a sugestão é o glaciar Solheimajokull ou o glaciar Falljökull (no Skaftafell Park). Opte por passeios com guias locais e lembre-se de entender antes qual o tempo da caminhada e quantos quilômetros tem o percurso. Só para evitar surpresas depois de já ter iniciado a trilha. E lembre-se que o esforço físico em meio ao gelo é maior.

Foto: Annca/Pixabay

Ver baleias de perto está entre os 7 melhores programas para fazer na Islândia

Além de ser super popular, é também muito barato. A Islândia é um dos melhores países para ver baleias e permitirá que você saiba mais sobre a história e tradição do país. Há vários locais onde é possível fazer este tipo de tour, incluindo o que sai do porto de Reykjavík, a capital. Embora os quem conheça bem indique Husavik, já que as chances de encontrar as baleis estão ainda maiores. Os passeios partem principalmente de lanchas com equipes especializadas para causar o menor estresse possível nos animais.

Foto: Christian Klein/Pixabay
Foto: Dima Burakov/Pixabay

Satisfeito com tanta informação sobre a Islândia? Esse guia com os 7 melhores programas para fazer na Islândia foi útil? Conte para quem lê o Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*