O que fazer ao viajar para a paradisíaca Maragogi, em Alagoas

No mapa a gente tem uma visão clara sobre onde fica Maragogi, em Alagoas. A cidade conhecida pelas suas longas praias como Burgalhau, perto do Rio dos Paus, tem recifes de coral ao longo da costa e possui ainda bancos de areia que funcionam como piscina natural. Para quem ama natureza, praia, sol e mar, fica a pergunta: O que fazer ao viajar para a paradisíaca Maragogi, em Alagoas?

A melhor época do ano para visitar Maragogi é durante o Verão. Para ser mais exato, melhor é viajar para Alagoas entre outubro e janeiro. De abril a agosto o clima é chuvoso e, apesar do calor, a água do mar fica mais escura e mais agitada.

Quem visita Maragogi, aproveita os apenas 90 quilômetros de distância com Porto de Galinhas, em Pernambuco, e acaba visitando estes dois paraísos em uma única viagem.

O que fazer em Maragogi

Esta é uma pergunta fácil de ser respondida. Para amantes da natureza, das belas praias, do contato com o sol e da possibilidade de viajar com foco em experimentar o que melhor a vida tem para oferecer pode ter certeza: Maragogi é o cenário perfeito no Nordeste do Brasil. E o Viajar é Vida ensina o que fazer ao viajar para a paradisíaca Maragogi, em Alagoas.

Galés são piscinas naturais de Maragogi

As piscinas naturais de Maragogi, também chamadas de Galés, são as maiores do estado de Alagoas. Ficam a 6km da costa – cerca de 25 minutos de catamarã a partir da vila – e estes aquários naturais reúnem peixes, crustáceos, moluscos e corais de variadas espécies.

O local é bom para mergulhos durante os passeios com as embarcações que duram cerca de duas horas. Opte pela maré baixa, nas primeiras horas da manhã, que é garantia do passeio perfeito.

Durante o mergulho, mesmo quem não tem habilidade aproveita. Basta utilizar uma máscara ou óculos, para ver de perto os peixes que circulam em quantidade pelo lugar. Para aproveitar as Galés com crianças, opte pelo catamarã. A viagem leva um pouco mais de tempo, porém é mais confortável pela estabilidade da embarcação. Turma de amigos que adoram emoção, podem encarar a vigem de lancha rápida.

As Galés garantiram a Alagoas o t ítulo de terceiro mais procurado destino turístico do Brasil. O local é formado por arrecifes que fazem parte de uma grande muralha de corais. Elas pertecem à Área de Preservação Ambiental (APA),  fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (Icmbio).

Pontal de Maragogi tem infraestrutura e é urbanizada

Diferentemente das outras praias, esta é bem urbanizada, daquelas que se pode descansar, sem abrir mão do conforto e infraestrutura. Tem grande extensão e recebe visitantes o ano todo. As condições do mar são interessantes para famílias com crianças, já que o mar é calmo, com águas transparentes ideais para banho e prática de esportes náuticos.

Praia de Antunes

A cor azul piscina dá o tom do mar aqui na Praia de Antunes. E não é apenas isso que chama a atenção do lugar. Vale destacar os bancos de areia que se formam na maré baixa, onde é possível ir caminhando mar adentro com água na altura do joelho. O mar tem águas calmas e temperatura amena.

Descubra seu “eu” interior na Praia de Xaréu

Do Centro de Maragogi, a Praia de Xaréu está distante cerca de 8km. Fica pertinho de uma pequena vila com casas de veraneio e se mantém praticamente sem infraestrutura comercial, o que garante tranquilidade para quem busca principalmente o contato com a natureza e com o seu “eu” interior.  Como possui uma barreira de corais que protege fechando a praia, as ondas são muito baixas e o mar é bem calmo. Os nativos também chamam de Praia da Bruna, já que a atriz Bruna Lombardi teria feito um belíssimo ensaio por estas bandas.

Ponta do Mangue é linda demais no Nordeste

Esta é outra praia de Maragogi que disputa o título de “a mais bonita”. Tem pequena extensão de areia, mantém as características de águas calmas, bem azuis e com recifes que formam piscinas naturais repleta de peixinhos. Já deu para imaginar a beleza né? Maragogi é o cenário perfeito no Nordeste do Brasil, diríamos até, do Hemisfério Sul.

Viajar para Maragogi é conhecer a Praia de Peroba

Espere pela maré baixa para curtir esta praia que fica bem na divisa entre Alagoas e Pernambuco. É quando o visitante consegue ter acesso às piscinas naturais, formadas pelos corais. Além deles, a praia tem águas transparentes com temperatura amena (pra morna) e muitos coqueiros na orla. Como a infraestrutura é escassa (você não vai encontrar comércios, banheiros, ou afins), é uma boa para quem está interessado na tranquilidade em contato com a natureza.

Foto: BConzi

Caminhe mar adentro em Barra Grande

Sabe piscina de água salgada? Barra Grande é bem neste estilo. E se conseguir aproveitar a praia na maré baixa, poderá caminhar mar adentro, cerca de 1km, no banco de areia que se forma, como uma ponte que leva Atlântico adentro. Só não se esqueça de conferir a tábua de marés para não ser pego no pulo e perceber lá longe que a maré está subindo. Prepara-se para lindas fotos e memórias incríveis. Com tudo isso que o Viajar é Vida mostrou, Maragogi é o cenário perfeito no Nordeste do Brasil, não é mesmo? Você já sabe o que fazer ao viajar para a paradisíaca Maragogi, em Alagoas?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*