7 locais incríveis da Croácia

País do Leste Europeu, a Croácia chama atenção pelas inúmeras paisagens naturais, pela história, arquitetura e até pela gastronomia. Com tantos atributos, o Viajar é Vida separou 7 locais incríveis da Croácia. Delicie-se com esta leitura e prepara-se para planejar uma viagem para aquele trecho da Europa.

Explore cada cantinho das Ilhas Pakleni

Situadas na frente do porto da cidade de Hvar, as Ilhas Pakleni (na linguagem oficial, a palavra paklina é que a mais se aproxima do nome das ilhas e se refere ao alcatrão retirado dos pinheiros locais e que servia para revestir os cascos dos navios). O arquipélago tem cerca de 10 km de comprimento, com marinas, praias e muito clima náutico A formação do solo é de calcário e a vegetação é fortemente constituída por pinheiros. As ilhas são um destino popular para visitantes de embarcações menores, especialmente iates, oferecendo inúmeras enseadas pacíficas para mergulho, pesca subaquática, natação e esportes aquáticos.

Foto: Wikipedia

Visitar as ruas do Palácio de Diocleciano está entre os 7 locais incríveis da Croácia

Sim, ruas do palácio, porque a construção situada em Split é monumental e gigantesca. O Palácio de Diocleciano foi a residência imperial fortificada construída pelo imperador Diocleciano na costa da Dalmácia para ali se estabelecer após sua “aposentadoria”. É um dos edifícios mais bem conservados da Antiguidade Tardia e os seus vestígios estão preservados no coração histórico de Split, na Croácia.

Dizem os historiadores que o imperador viveu neste palácio seus últimos anos de vida e depois de morto seu corpo foi colocado em um mausoléu no próprio palácio, que ele havia construído já pensando em seu fim. A residência de Diocleciano combina vários tipos de construções: é uma fortaleza com muralhas, uma cidade com as ruas e os santuários e uma grande vila pelo luxo dos seus apartamentos privados.

Foto: Commander 05/Pixabay

Circular pelas muralhas de Dubrovnik

As muralhas de Dubrovnik foram construídas para salvaguardar a cidade de invasões. A série de muros de pedra cercam a cidade inteira, localizada no Sul da Croácia. Com inúmeras adições e modificações ao longo de sua história, elas foram consideradas entre os grandes sistemas de fortificação da Idade Média, pois nunca foram violados por um exército hostil durante esse período. A Unesco passou a considerar o local como patrimônio da humanidade em 1979.

Intactas até hoje, as muralhas foram construídas principalmente entre os séculos 12 e 17 e apresentam duplas paredes. Elas percorrem um percurso ininterrupto de aproximadamente 1.940 metros de comprimento, circundando a maior parte da cidade antiga e atingindo uma altura máxima de cerca de 25 metros.

Foto: Ivan Ivankovic/Pixabay

300 km quadrados de parque nacional chamam a atenção em Plitvice

O Parque Nacional Plitvice está situado na Croácia e se estende por 20.000 hectares de bosques e lagos, no coração dos Balcãs. São cascatas, lagos, vegetação, muitas aves e até ursos circulando por lá. Os lagos, propriamente ditos, se dividem em dois grandes grupos: os superiores e os inferiores. Desde 1949 que este conjunto natural tem a designação de Parque Nacional e, desde 1979, como patrimônio da humanidade pela Unesco. Vale destacar que há zonas que podem ser visitadas no Verão, outras no Inverno, e, no geral, não há lugares inacessíveis, embora seja necessário ter cuidado com as espécies. São 300 km quadrados de uma beleza inigualável, por isso estão nesta lista de 7 locais incríveis da Croácia.  

Foto: Pixabay

Museu dos relacionamentos terminados de Zagreb

Os croatas resolveram homenagear as relações que não deram certo, ao contrário de outras partes do planeta que optaram por celebrar o amor! O Museu dos Relacionamentos Terminados apresenta objetos que foram jogados fora durante brigas de casais, cartas de despedida, alianças jogadas pela janela e afins. Entre os destaques do museu estão um gnomo atingido por um carro durante um término bem tumultuado de um casal, um vestido de noiva de um casamento que deu errado e até um machado que foi usado para destruir móveis domésticos. Para deixar o espaço ainda mais engraçado, ele está localizado próximo a duas importantes igrejas (São Marcos e Santa Catarina) onde há filas para realizar casamentos em Zagreb.

Foto: divulgação

Ilha de Vis também integra a lista dos 7 locais incríveis da Croácia

Um cenário esplendoroso, cercado por montanhas. Vis é conhecida mundialmente pela excelente gastronomia à base de peixes e frutos do mar muito frescos, além da sua produção de vinhos Vugava (branco) e Plavac (vermelho). Se para aproveitar a gastronomia já vale, imagine então aliar à viagem o passeio às áreas militares secretas abandonadas pelo exército iugoslavo. Por aqui também estão a Caverna Azul e a Caverna Verde, cujos nomes já dão uma prévia do que o viajante terá pela frente. A chegada à Ilha de Vis é por ferries-boats e a região oferece ótima infraestrutura como hotéis, apartamentos de temporada, restaurantes, bares e muito mais.

Foto: Filip Filipović/Pixabay

Nadar ao lado das muralhas medievais de Dubrovnik

Cidade da costa da Croácia, Dubrovnik figura entre os destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático. Tudo porque possui uma beleza natural e uma infraestrutura urbana que mostra bem a história da cidade. Você sabia que ela já foi chamada de “Atenas eslava”, porque ali nasceram ou se estabeleceram inúmeras figuras das humanidades e das artes. Por Dubrovnik você vai poder visitar muralhas e fortes, ainda muito bem conservadas. Desde 1979, a região é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

Foto: Nick Stafford

Você já esteve ou conhece alguém que já viajou para a Croácia? Quais são os comentários sobre o que é possível encontrar no país? E esta lista com os 7 locais incríveis da Croácia, o que achou? Conte para o Viajar é Vida!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*