7 celebrações de Natal em Santa Catarina que você deve conhecer

Esta é uma das melhores épocas do ano, repleta de confraternizações, presentes e muita alegria. E falando a verdade, tem coisa melhor do que participar de celebrações natalinas com toda a família? Prepare-se para sentir um pouquinho do espírito natalino com as 7 celebrações de Natal em Santa Catarina que você deve conhecer

Weihnachtsfest é a festa de Natal na cidade mais alemã do país

Foto: Prefeitura de Pomerode

A Weihnachtsfest é realizada em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, entre os dias 29 de novembro e 22 de dezembro. A celebração natalina promete encantar crianças e adultos com uma programação especial, repleta de atividades, decorações e delícias de Natal.

Pomerode é uma das cidades mais tradicionais de Santa Catarina, por isso, sua celebração de Natal não poderia ser diferente. A Weihnachtsfest trará diversas atrações, como a “Fábrica do Papai Noel”, que produz brinquedos de madeira ao vivo, o arco de Natal “Schwibbogen” e a oficina de decoração de bolachas e brinquedoteca. Além disso, as feiras de artesanato e doces natalinos também estarão presentes neste ano, convidando todos para apreciar os famosos “Plätzchen” (bolachas decoradas) e “Stollen” (pão doce).

A programação da Weihnachtsfest traz os Desfiles de Lanternas, marcados para 1° e 8 de dezembro, às 19h30min, e os Espetáculos de Advento, que serão realizados todo domingo, no Teatro Municipal de Pomerode. Além disso, no dia 15 de dezembro, às 19h30min, terá  um show especial da banda Dazaranha com entrada gratuita. Não deixe visitar o site do Weihnachtsfest e conferir todos os detalhes desta maravilhosa celebração de Natal de Santa Catarina.

Blumenau é terra da Oktoberfest e também da Magia de Natal

Foto: Prefeitura de Blumenau

Entre as 7 celebrações de Natal em Santa Catarina que você deve conhecer está a Magia de Natal que já começou em Blumenau, espalhando alegria e o espírito natalino pela cidade e no coração das pessoas. A tradicional celebração que ocorre desde 2010, encanta a todos com suas luzes, desfiles e atrações especiais. Não tem como evitar se apaixonar pela Vila de Natal com a Casa do Papai Noel, a Mini Cidade da Neve e a inédita pista de patinação no gelo que é a grande novidade de 2019.

A programação do Magia de Natal está repleta de atividades e atrações para toda a família. Os tradicionais desfiles serão sempre às 20h, na Rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica, ou na Rua XV de Novembro. Confira a programação completa no site do Magia de Natal. Além disso, o projeto Magia de Natal traz oficinas de pintura de biscoitos, confecção de guirlandas e cartões de natal. Não perca essa festa e aproveite tudo o que a tradicional celebração de Natal de Blumenau tem a oferecer.

No Norte catarinense os turistas podem conhecer o Natal em Joinville

Foto: Rogério Silva/divulgação

O Natal em Joinville está preparado para emocionar e encantar a todo o público com suas luzes e apresentações musicais. Um dos espetáculos da programação é o musical Natal da Lyra Encantada, com sete apresentações distribuídas entre os dias 26 a 29 de novembro.

Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro será a vez do “Natal na Sacada”, que leva as vozes do coral infantil para a sacada e calçada da Harmonia Lyra. E nos últimos dias de evento, 6 a 11 de dezembro, apresentações de dança e teatro também ganham espaço entre as canções. Confira na programação as apresentações “A Magia do Natal Disney”, “Retratos” e “Magnificant”, apresentada pelo Coro Voz Camerata.

Lenda natalina recepciona o público no Natal Mágico de Guabiruba

Foto: Valci Reis (Prefeitura de Guabiruba)

A programação do Natal Mágico de Guabiruba inicia no dia 29 de novembro e estende-se até 23 de dezembro com uma agenda cheia de diversão e Pelznickelplatz’s espalhando muita alegria e sustos entre adultos e crianças. Além da tradicional tenda natalina, com venda de produtos e artesanatos, e apresentações culturais, a programação conta com o Desfile de Natal, que neste ano trará uma temática nova: o “Natal pelo Mundo”. O desfile vai integrar elementos de culturas natalinas de outros países, como a Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Lapônia.

Não deixe de conferir a programação e prestigiar o Espetáculo Magia do Ballet, nos dias 6 e 7 de dezembro, o Em(Cantos) Natalinos, no dia 8, e por fim, no último dia do Natal Mágico de Guabiruba, 23, o Presépio Vivo, que percorrerá as ruas da cidade.

No Médio Vale, conheça o Natal Mais Encantado de Timbó

Foto: Paula Leitão (Prefeitura de Timbó)

Entre as 7 celebrações de Natal em Santa Catarina que você deve conhecer está o Natal Mais Encantado de Timbó que é uma das grandes celebrações tradicionais da região, com diversas atrações musicais e artísticas. Neste ano as atividades e apresentações culturais estarão concentradas na Sociedade Cultural de Timbó e na Praça Central, onde as luzes de natal dão um toque especial à cidade.

Entre as atrações principais do Natal Mais Encantado de Timbó estão os shows nacionais de Isadora Pompeo, no dia 29 de novembro, e da banda Capital Inicial, no dia 21 de dezembro. Além disso, o show da virada, no dia 31 de dezembro, será realizado pela dupla timboense Dany e Rafa.

A programação do Natal Mais Encantado de Timbó conta ainda com diversas apresentações musicais, de corais e orquestras locais, desfiles de natal e espetáculo de dança. Não deixe de conferir a programação completa no site da prefeitura de Timbó.

Foto: Prefeitura de Pomerode

Natal sustentável em Barra Velha

Barra Velha tem se consolidado como município que sabe fazer Natal e passa a fazer parte da lista das 7 celebrações de Natal em Santa Catarina que você deve conhecer. A programação tem uma conexão sustentável. Tudo foi criado por uma equipe de colaboradores da prefeitura e voluntários apaixonados pela data. Com a ajuda da comunidade, tiraram 160 mil garrafas de refrigerante que iriam para o lixo e acabaram utilizadas na decoração, que levou seis meses para ficar pronta. A abertura foi no dia 7 de dezembro e novo desfile está previsto para o dia 21 de dezembro.

Serão três atos com cinco carros alegóricos e a temática “Fantástica Fábrica de Brinquedos”. Toda a encenação foi pensada para ser um verdadeiro espetáculo teatral. Música, narração, luzes, artistas empenhados em levar uma verdadeira obra de arte para as ruas de Barra Velha. Esta é a terceira edição do Natal Mágico na cidade do litoral de Santa Catarina.

Foto: Prefeitura de Barra Velha

Criciúma faz celebração natalina no Sul do Estado

Aberto no dia 9 de dezembro, o Natal de Criciúma está concentrado na Praça Nereu Ramos, onde a programação cultural é bem forte. O cronograma segue o ritmo do comércio e as apresentações vão das 19h às 21h.  Além da região central,  a  Fundação Cultural lançou o projeto “Brilha Criciúma: o espírito do natal ilumina a cidade”, um incentivo para que a população decore ainda mais as suas casas e jardins, para que acendam seus pisca-piscas e enchem a cidade brilhos e cores.

Foto: Prefeitura de Criciúma

Você é dessas pessoas que não perde uma celebração de natal cheia de luzes e alegria? Então confira um pouco mais sobre a maior programação de natal gratuita do Brasil! São 7 celebrações de Natal em Santa Catarina que você deve conhecer. Já prestigiou alguma delas? Está se programando para festejar com os catarinenses neste fim de ano? Conte pra gente nos comentários quais são suas experiências e sonhos de viagens natalinas.


Conteúdos Relacionados


2 comentários

  1. Pingback: Barra Velha tem maior árvore de Natal de garrafa pet do Brasil

  2. Pingback: 7 lugares para visitar em Joinville, Santa Catarina Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*