Curitiba terá a maior programação de Natal gratuita do Brasil

Com mais de 130 atrações totalmente de graça para o público, Curitiba terá a maior programação de Natal gratuita do Brasil. A estreia no dia 22 de novembro levará a terceira edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, ao topo dos principais natais do país. Prefeitura e iniciativa privada comandarão eventos como autos, corais, concertos, exposições de presépios e feiras. A quantidade de atrações é 15% maior do que em 2018. A programação irá até o dia 23 de dezembro, com a decoração mantida até o dia 6 de janeiro de 2020.

Foto: Prefeitura de Curitiba

Tanta programação aponta também para um aumento na expectativa de visitantes, em pelo menos 10%. Pelo menos 106 mil pessoas devem curtir o Natal curitibano. Tudo foi concebido para espalhar o espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando a cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano.

Atrativos por toda Curitiba

Inspirações para renovar esperanças estarão por toda Curitiba. Cartões-postais da capital, como o Parque Barigui, o Jardim Botânico, a Rua XV de Novembro e o Centro Cívico, irão dividir as atenções de turistas e moradores com 24 árvores de Natal de até 22 metros. Curitiba terá a maior programação de Natal gratuita do Brasil também graças aos espetáculos de música, teatro, balé e ópera irão ocupar o Centro Histórico, o Palácio Avenida, a Câmara Municipal, o Paço da Liberdade, a Catedral Metropolitana, a Capela Santa Maria, as Ruas da Cidadania e os parques da cidade.

A Praça Santos Andrade volta a receber a Vila de Natal, com sua roda gigante toda iluminada. E a grande novidade: um carrossel irá encantar crianças e adultos em pleno Passeio Público.

A capital volta a ganhar também uma decoração especial, que levará a festividade do Centro para os bairros. Contornos de luz indicarão e valorizarão atrações turísticas e históricas da cidade, como o Palácio Garibaldi e o Belvedere.

Como na edição do ano passado, moradores e turistas poderão conhecer várias atrações da programação embarcando na Linha Natal, que começa no dia 28 de novembro.

Inovação e campanha solidária para arrecadar brinquedos

A capital volta a celebrar o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, uma rede de voluntários e o apoio financeiro de patrocinadores privados que viabilizaram algumas das principais atrações. Além disso, uma campanha solidária irá arrecadar brinquedos novos que serão doados a crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social e são atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS). A meta é conseguir 80 mil brinquedos para meninos e meninas de até 12 anos de idade.

Os presentes serão entregues às crianças a partir do dia 2 dezembro, durante festas de Natal programadas para a Ópera de Arame e nas 10 regionais da cidade. Para alcançar a quantidade de brinquedos necessária, a Prefeitura pretende contar mais uma vez com a solidariedade dos empresários, comerciantes e da população curitibana. Tudo organizado com foco em Curitiba ter a maior programação de Natal gratuita do Brasil.

Programação do Natal de Curitiba inicia no dia 22 de novembro

A programação natalina começa no dia 22 de novembro, com a Feira Especial da Praça Osório, no Centro de Curitiba, e o primeiro passeio da Maria Fumaça iluminada. Já a abertura oficial será no dia 24 de novembro, com a estreia do Auto de Reis no Passeio Público, que irá mostrar com poesia e música a mensagem do nascimento de Jesus dos três Reis Magos. No mesmo dia, será aberto o carrossel para o público. A atração é gratuita.

Um dos pontos altos da programação será o Auto de Natal com entrega de brinquedos da campanha Natal Solidário da Fundação de Ação Social (FAS). O evento ocorre no dia 2 de dezembro, na Ópera de Arame. A campanha da FAS vai até 29 de novembro.

O encerramento da programação ocorre no dia 23 de dezembro, com o Oratório de Natal no Parque Tanguá.

Santuário do Perpétuo Socorro ganhará árvore e presépio

Os turistas que visitarem a cidade em dezembro terão várias opções de passeio dentro da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019. Uma delas é a decoração especial do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória. Foi criado um presépio monumental que será montado nos jardins do Santuário. O local também vai receber uma grande árvore de Natal, que se somará as outras 23 árvores natalinas espalhadas por toda a cidade.

O presépio será feito em artesanato popular brasileiro pelas mãos dos jovens acolhidos na Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, que fica em Quatro Barras, na região metropolitana. A igreja do Perpétuo Socorro é um endereço de turismo religioso em Curitiba, é um monumento arquitetônico que orgulha a cidade e que recebe cerca de 2,6 milhões de visitantes por ano.


Conteúdos Relacionados


3 comentários

  1. Pingback: SC tem tradicionais celebrações de Natal

  2. Pingback: Carimbe muito o seu passaporte. Dezenas de dicas para viajar barato

  3. Pingback: Polo Norte cancela celebração de Natal por causa da temperatura

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*