Visite estas 3 cidades na região de Gramado na Serra Gaúcha

O Viajar é Vida já trouxe aqui uma lista de cidades para explorar na região de Gramado na Serra Gaúcha. Como a região é muito turística, preparada para bem-receber os visitantes e garantir uma boa estada por lá, aproveitamos para contar um pouco mais a vocês sobre outras cidades próximas. Visite estas 3 cidades na região de Gramado na Serra Gaúcha.

Esportes radicais? Visite Três Coroas

Foto: Emerson Fraga

A 25km de Gramado, Três Coroas é o lugar ideal para quem gosta de praticar rafting. Os aventureiros podem se desafiar nas corredeiras do Rio Paranhana, que significa “Rio de Águas Ligeiras” em tupi-guarani. A bordo de um bote inflável, o viajante percorre corredeiras e enfrenta obstáculos naturais.

Três Coroas também é o destino perfeito para quem é praticante da canoagem. Essa prática é uma das principais atividades que contribui para o reconhecimento internacional do município. A cidade vem desenvolvendo atletas de canoagem slalom e já enviou representantes para 3 edições dos Jogos Olímpicos. Em 1997, Três Coroas foi sede do campeonato mundial da modalidade e, partir de então, ficou conhecida como “Capital Nacional da Canoagem”.

Viajar para ficar zen em Três Coroas

Outro ponto bacana na cidade que integra a lista “Visite estas 3 cidades na região de Gramado na Serra Gaúcha” é a diversidade cultural que é refletida nas tradições, gastronomia e arquitetura de Três Coroas. Um dos grandes atrativos é o Centro Budista Khadro Ling. O templo vermelho já causa impacto à primeira vista por sua magnitude. Localizado no alto das montanhas da Estrada de Águas Brancas, o templo é o maior da América do Sul e a sensação é de estar flutuando sobre as nuvens. O passeio é gratuito, mas é preciso fazer o agendamento prévio. Horários de funcionamento e agendamentos podem ser feitos através do telefone (51) 3546-8201.

Viaje para conhecer a beleza e a delícia do Vale dos Vinhedos

Agora, se você procura uma cidade para relaxar, curtir um clima mais romântico e apreciar bons vinhos, não pode deixar de visitar Bento Gonçalves, um dos mais belos destinos da serra gaúcha e que é pioneira no enoturismo do Brasil. A gastronomia típica italiana fecha o pacote com chave-de-ouro.

Bento Gonçalves faz parte do Vale dos Vinhedos, um conjunto de cidades voltadas para o enoturismo, sendo a mais importante do Vale. O município possui um legado histórico e cultural deixado pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram em 1875 na serra gaúcha.

Por lá é possível preparar um roteiro apaixonante, visitando pequenas propriedades rurais, restaurantes, ateliês de arte, armazém de queijos, biscoitos e geleias coloniais, além de poder conhecer de perto vinícolas familiares e outras maiores de renome inclusive internacional.

Para conhecer um pouco da história local, visite o Museu do Imigrante

Além dos vinhos e gastronomia, a cidade possui também o Museu do Imigrante, fundado em 1974. O prédio já foi sede da administração da Estação de Sericultura, Escola Agrícola, anexo do Hotel Planalto e até uma residência. Foi tombado como Patrimônio Histórico do município em 2005. O prédio de dois andares teve quase 10 mil itens doados pela comunidade. Em Bento Gonçalves é possível se encantar também com a arquitetura das igrejas, desde construções mais tradicionais até as mais modernistas.

Labirinto verde é atração turística de Nova Petrópolis

Está curtindo os roteiros “Visite estas 3 cidades na região de Gramado na Serra Gaúcha”? Prepare-se então para Nova Petrópolis.  Uma pequena cidade, aconchegante, bem próxima a Gramado (cerca de 35km), Nova Petrópolis é o destino para quem ama fazer compras. A região é forte no varejo e tem diversas galerias e lojas de calçados e bolsas de couro.

Um dos atrativos especiais da cidade, além das compras, é o Labirinto Verde que fica dentro da Praça das Flores, no Centro. Neste espaço o viajante é desafiado a achar o centro do labirinto e quando finalmente chega lá se depara com um pódio para poder registrar o momento de vitória. Porém, passando esse momento de alegria, surge um novo desafio: encontrar a saída!

Foto: Aline Rebelo

O labirinto faz a diversão e pessoas de todas as idades, mas é um prato cheio para as crianças que se perdem entre os ciprestes com 2m de altura. O Labirinto tem 26m de diâmetro e 1.700 mudas de ciprestes plantadas. Acesso fácil e gratuito com estacionamento e banheiros públicos. Passeio ideal para toda a família.

Quem viaja a Nova Petrópolis se encanta com o moinho e as cervejarias

Outro atrativo de Nova Petrópolis é o Moinho Rasche que foi construído em 1953. Possui dois pisos e um subsolo. Os dois pavimentos servem para estocagem de produtos da mandioca e para a produção da farinha. No subsolo era gerada a energia para então movimentar os equipamentos. O moinho era de propriedade da família de descendentes alemães Rasche, mas em 1996 passou a ser patrimônio histórico da cidade e ficou um período fechado por falta de manutenção. Em maio de 2008 o Moinho foi reinaugurado e, ao chegar ao local, o visitante será recepcionado por um antigo funcionário que irá contar as histórias do tempo em que trabalhou no Moinho Rasche.

Quem curte uma cerveja artesanal não pode deixar de passar pela Edelbrau. A empresa nasceu em 2011, mas apesar de jovem no mercado, busca resgatar a tradição dos antepassados e manter a qualidade de cervejas produzidas artesanalmente. São feitas lá cervejas do tipo Pilsen, Weiss, Dunkel, Pale Ale e Blond Ale. Os apreciadores podem visitar a loja que fica ao lado da fábrica e conhecer mais sobre o processo de produção, matérias-primas e técnicas. Domingos a sextas-feiras o horário de atendimento é das 9h às 18h e nos sábados e feriados o horário é das 10h às 19h. Para visitar com grupo ou excursão é melhor entrar em contado através do telefone (54) 3281-4555.

O que não faltam são cidades charmosas e diversos atrativos turísticos na região de Gramado. Curtiu esta lista? O que achou do post “Visite estas 3 cidades na região de Gramado na Serra Gaúcha”? E já escolheu seu destino? Conta para a gente aqui nos comentários e deixe sua dica de viajem também para que outros leitores possam se inspirar e montar o roteiro perfeito.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: O que fazer em um dia em Gramado (RS)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*