Viagem perto de Brasília

Com todo o potencial turístico por ser a capital federal, ter sido projetada e manter uma arquitetura digna de visitação, o Viajar é Vida traz algumas dicas de viagem perto de Brasília. Localizada no Planalto Central, está situada no Distrito Federal, distante alguns quilômetros de lugares onde a natureza impera e onde há uma forte onda mística em relação principalmente à localização e às jazidas geológicas em seu território. Prepare-se e programe-se para estas dicas de viagem perto de Brasília.

Leia também

Dicas de viagem perto de Brasília: Salto do Itiquira em Formosa

Dica de  viagem perto de Brasília: Salto do Itiquira
Foto: Diego Barravelli

Dois lugares famosos e que levam muitos brasilienses e também turistas são Formosa e Salto do Itiquira. Eles ficam cerca de 115 quilômetros de distância da capital. Formosa é a cidade e o Salto do Itiquira uma cachoeira com 168 metros de altura que é o cartão postal da região. O parque onde está a queda d’água fica na rodovia GO-116, no estado de Goiás. Do estacionamento até a cachoeira existe uma trilha de nível muito fácil e com apenas 450 metros de extensão. Há ainda no entorno uma estrutura com banheiros, água e restaurantes.

Cerca de 4 mil viajantes visitam o local todos os meses. O ingresso para chegar na cachoeira custa R$ 10. Moradores de Formosa têm 70% de desconto previsto em lei. Para passar um final de semana, a região mantém hospedagens como pousadas, campings e residências que podem ser reservadas pelo AirBnB.

O Parque Municipal do Itiquira é administrado pela Prefeitura de Formosa e ali perto existe o Itiquira Park que é um parque privado que possui chalés e um clube aquático com piscinas, saunas, atividades aquáticas, piscina aquecida, bosques, rios, pontos de alimentaçãoárea de camping e muito mais.

Tem cachoeiras em Salto Corumbá

Salto Corumbá tem quedas d'água como esta
Foto: Embratur

Também em Goiás fica Salto Corumbá, outro local onde o cenário natural é o grande protagonista. A cidade que hospeda esse parque com diversas cachoeiras fica cerca de 120 quilômetros da capital federal é uma das dicas de viagem perto de Brasília. Chama-se Corumbá de Goiás, lugar onde a paisagem de cerrado dá o tom dos passeios neste que é o maior parque natural do estado. Para passar o dia no local, o viajante pode comprar o ingresso no site ou na portaria do próprio parque.

No momento da compra, você poderá escolher o tipo e a quantidade de ingressos que quiser, sem restrições. Para completar a sua experiência no parque, você também poderá selecionar entre as várias atrações especiais disponíveis, que não estão inclusas no ingresso do Day Use.  Há atividades como Boia Cross, Rapel, Tirolesa, Trilha do Ouro, Passeio de Quadriciclo, Arvorismo, Fazendinha, Pesque e Pague e Passeio a Cavalo que são pagos à parte.

Se optar por ficar hospedado no lugar, há apartamentos e camping por lá. Existem ainda pousadas na cidade, distante apenas alguns quilômetros.

Jazida de cristais e ótimas histórias em Cristalina para uma viagem perto de Brasília

A Pedra do Chapéu do Sol pode ser vista em uma  viagem perto de Brasília
Foto: Prefeitura de Cristalina

Distante cerca de 130 quilômetros de Brasília, Cristalina fica na região leste de Goiás e possui cerca de 60 mil habitantes. Por lá o viajante desfrutará de lugares como a Pedra do Chapéu do Sol, a Praia das Lajes e a Cachoeira do Arrojado. A pedra Chapéu do Sol é um enorme bloco de Quartzito que pesa mais de 340 toneladas, equilibrada há milhões de anos em uma base de pouco mais de um metro quadrado. É simplesmente impressionante, sendo o único exemplar no mundo por sua grandeza.

Se a natureza foi generosa na paisagem, trouxe ainda mais elementos ao manter jazidas de cristais, que contribuem ainda com o misticismo da região. Muitos místicos visitam o município por considerar que aqui está o ponto de equilíbrio do mundo pelo magnetismo de seu solo. Nos anos 1880 a notícia da Serra dos Cristais se espalhou e muitos garimpeiros vieram para a cidade. Daqui os cristais eram extraídos, levados até o Rio de Janeiro onde eram embarcados em navios para a Europa onde eram lapidados e vendidos.

A cidade possui relevo de planalto, merecendo destaque a Serra dos Cristais, Serra dos Topázios, Serra da Posse, Serra de São Pedro e o Morro do Padre. A sede do município de Cristalina possui até 1.255 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Faça passeios guiados em Brasília e região

Você pode aproveitar o melhor de Brasília contratando por exemplo uma excursão privada pelo Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Reservando o pacote da Civitatis, você terá esta experiência única! A Civitatis é uma agência de turismo on-line, um portal com atividades, excursões e visitas guiadas em mais de 600 destinos. A empresa possui fornecedores e parceiros locais em todos os continentes, guias de viagens gratuitos e visitas guiadas nas principais cidades do mundo. E a Civitatis é parceira do Viajar é Vida. Acesse o link e adquira seus melhores momentos no Planalto Central do Brasil.

Experimente também pela Civitatis

Visite Pirenópolis na lista de viagem perto de Brasília

Pirenópolis tem muito misticismo e história e fica perto de Brasília
Foto: Samir Negreiros/Pixabay

Também pertinho de Brasília fica Pirenópolis, distante cerca de 150 quilômetros.  A cidade é outra que carrega forte sua base mística e natural. Entre os atrativos estão a Cachoeira do Abade que fica no Rio das Almas com um poço com 900 metros quadrados e cerca de 22 metros de altura de queda d’água e a Cachoeira Usina Velha que possui 3 quedas e ótimas piscinas naturais. E tudo a apenas 3 quilômetros do centro histórico da cidade.

A história de Pirenópolis é uma das mais relevantes do Estado de Goiás. A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727. Na segunda metade do século 18, o crescimento de Pirenópolis ficou paralisado devido à crise da exploração do ouro. Em 1800 acontece uma retomada da economia, alavancada pela agricultura (principalmente algodão), pecuária e comércio.

Foi em 1890 que o nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha. Hoje Pirenópolis tem sua economia baseada no turismo, artesanato e na linha de frente a extração da pedra que leva seu nome. A “Pedra-de-Pirenópolis” é usada na construção civil para revestimentos e pisos e decora ruas e casas da cidade.

Maior lago subterrâneo da América do Sul fica em Cocalzinho de Goiás

Fica em Cocalzinho de Goiás o maior lago subterrâneo da América do Sul
Foto: Wikipedia

Cerca de 110 quilômetros de distância separam Brasília e Cocalzinho de Goiás. O município possui diversas atividades ligadas à natureza, incluindo cachoeiras e trilhas. Ficam em Cocalzinho de Goiás ainda a Gruta dos Ecos (que possui o maior lago subterrâneo da América do Sul) e alguns pesque-pague. São atrativos para diversão de família com crianças, amigos e até casais apaixonados.

A cidadezinha foi formada a partir de 1961 quando uma fábrica da Votorantim foi instalada na região para atender a demanda de trabalho da construção de Brasília. A região é cortada por vários rios que fazem com que a atividade aquática seja outro elemento que ajuda no turismo local.

Cocalzinho também é a cidade da vinícola e hotel fazenda Pirineus Vinhos e Vinhedos. Existe desde 2010 e já está na seleta lista de vinhos premiados, com produção da bebida (e da fruta) totalmente feita no Cerrado.

Viagem perto de Brasília? Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros está próxima da capital federal
Foto: Inae Miranda/Pixabay

Outro atrativo bem interessante para aproveitar uma viagem perto de Brasília é conhecer a Chapada dos Veadeiros que se estende pelos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, São Jorge, Colinas do Sul e São João da Aliança. O passeio vale para tirar alguns dias de férias próximos da natureza, em contato com cachoeiras de água límpida e cristalina. Boa sugestão é viajar de carro (mesmo que alugado em Brasília) e seguir para conhecer toda a região.

Dá para montar base de hospedagem em Cavalcante e de lá fazer percursos diários para conhecer todas as dezenas de cachoeiras e os parques com suas trilhas. Entre as mais famosas quedas d’água estão Almécegas, o Vale da Lua e Cânions e Cariocas, só para citar algumas.

Quer circular de carro por Brasília e região?

A dica é alugar um carro da Localiza. A empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina tem 41 anos de experiência em mobilidade. São 540 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, além da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A frota da Localiza conta com mais de 125 mil carros disponíveis, você escolhe o tipo de veículo que melhor se encaixa à sua necessidade. Clique aqui para alugar o seu carro.

Revele suas fotos de viagem!

Que tal preservar os registros das suas viagens sem sair de casa? O FotoRegistro é uma loja online que possibilita a preservação de suas memórias de maneira criativa e inovadora. Acesse o link aqui e programe a impressão das suas fotos.  Partiu revelar!

Viagem perto de Brasília? Muitos programas para fazer junto à natureza
Foto: Embratur

Gostou deste conteúdo sobre viagem perto de Brasília? Algum deles já estava na sua lista de desejos? Conte para o Viajar é Vida nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*