Onde fica o terço gigante em Santa Catarina?

Está rolando na internet e o Viajar é Vida mostra agora onde fica o terço gigante em Santa Catarina. É na cidade de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. O pequeno município quer aproveitar a identidade de turismo religioso já muito forte no Estado para incrementar a economia local e fortalecer as possibilidades de visitação.

O terço gigante, que é um dos símbolos do catolicismo, fica no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor. O equipamento é o maior do mundo e foi instalado no início da escadaria que dá acesso ao lugar. Ele foi desenvolvido com cabos de aço e bolas de acrílico e possui um sistema de iluminação especial e tecnológico.

A Cruz que fica na ponta do Terço e representa a oração do Creio em Deus Pai, foi produzida em aço e tem mais de 2 metros de diâmetro. No centro está a silhueta de Nossa Senhora de Lourdes que tem de 1,80 metros e representa a oração do Salve Rainha.

A estrutura do maior Terço Suspenso do mundo se completa com 50 contas menores que representam as Ave-Marias e que ficam fixadas intercaladas com as 5 contas maiores que representam a oração do Pai-Nosso. Essas contas foram confeccionadas em bolas de acrílico com tamanhos proporcionais por uma empresa de Jaraguá do Sul, também de Santa Catarina.

Onde fica o terço gigante em Santa Catarina?
Fotos: @franciel_imagensaereas

Já sabe onde fica o terço gigante em Santa Catarina, resta saber quando visitar

O Santuário está na expectativa de ainda nesse primeiro semestre abrir para visitação todo o Complexo Religioso que está levantando. Além do maior Terço Suspenso do mundo, já foi montada uma a primeira Cruz Panorâmica do mundo e a estátua de Nossa Senhora de Lourdes com 40 metros de altura.

O projeto foi idealizado pelo empresário Silvio Prim, que acredita que os símbolos do cristianismo possa integrar os povos, unindo as pessoas pela devoção a Jesus Cristo. Ele acredita ainda num grande impacto turístico para a cidade com cerca de 22 mil habitantes.

Siga o Viajar é Vida nas redes sociais

O que mais fazer em Ituporanga?

Agora que você já sabe onde fica o terço gigante em Santa Catarina, vale destacar que há ainda outros atrativos na simpática cidade que é também a capital catarinense da cebola, devido à agricultura com foco neste produto. Um dos locais mais conhecidos é a cachoeira Salto Grande. Ela já estava lá muito antes da chegada dos colonizadores e continua imponente em seus mais de 5metros de queda e quase 80 metros de largura.

Com o desenvolvimento do turismo de aventura em Ituporanga, o lugar de destaque é a cascata do Rio Bonito: uma queda de 65 metros com três cavernas. Para facilitar o acesso de veículos ao local, foi construída uma trilha em meio a mata. O cicloturismo é uma excelente modalidade, com estradas rurais de beleza rara e outras belezas naturais espalhadas por toda a extensão do território.

Na linha do turismo religioso, a Igreja Matriz Santo Estevão virou atração. A imponente edificação foi finalizada em maio de 1954. O povo ajudou na obra que levou 5 anos. A Paróquia Santo Estêvão abrange atualmente os municípios de Ituporanga, Petrolândia, Atalanta e Chapadão do Lageado.

Tem ainda o Seminário São Francisco de Assis, que é uma casa de acolhimento e cultivo vocacional para adolescentes e jovens, com até 20 anos de idade que estejam para iniciar a primeira ou segunda série do Ensino Médio.

Um dos pontos turísticos de Ituporanga é a Gruta Nossa Senhora de Lurdes. Ela existe desde 1949, graças aos esforços de Frei Arthur, do povo devoto de Nossa Senhora e da família de Adão e Paulina Sens O casal fez a doação do terreno à Igreja Católica, para que fosse construída a bela gruta que traz recordações das aparições da Imaculada Conceição em Lourdes, na França, no dia 11 de fevereiro de 1858, quando apareceu entre rochedos à pequena Bernardette Soubirous. O funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 18h.

O que mais fazer em Ituporanga?
O que mais fazer em Ituporanga?
Foto: divulgação

Onde fica o terço gigante em Santa Catarina e o que tem mais de atrativos na cidade de Ituporanga

Quem visita o Parque Ecológico Ingo Altemburg, inaugurado em 2009, encontra uma área de 3,3 hectares de Mata Atlântica, que serve para educação e capacitação ambiental e inclusão social. O Parque abriga em meio à mata, trilhas ecológicas suspensas, torres de observação, lagos, viveiros para animais apreendidos pela fiscalização da Polícia Ambiental de Santa Catarina e que não conseguem mais se adaptar ao ambiente livre. Fica na Rua: Henrique Wagner, s/n, no Centro. O funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Aos finais de semana, das 14h às 17h.

Quem visita Ituporanga também pode conhecer a Barragem Sul, comportas instaladas no Rio Itajaí do Sul e que evitam as enchentes no Vale do Itajaí. Operando desde 1976, tem capacidade de reservar até 93,5 milhões de metros cúbicos.

Também fica na cidade esta invenção muito conhecida. É a Casa Giratória que foi idealizada pelo agricultor Jens Cellarius. Está localizada na rodovia SC-110, que dá acesso a Petrolândia. Desde agosto de 1998, quando foi introduzido o livro de presenças, mais de três mil pessoas já visitaram o local.

Na parte térrea, a casa é de alvenaria, normal como qualquer outra do gênero. A exceção é a escada, em formato de caracol, por onde passa a tubulação do banheiro. A invenção é mesmo no primeiro piso, de madeira, que mede 8 metros por 8 metros. A casa conta com três quartos, sala e o banheiro. Todos estes compartimentos giram para a direita ou esquerda. A parte giratória fica sob rolamentos, fixados sob um círculo de aço. O acionamento é feito através de uma manivela, que é movimentada manualmente. A visitação é apenas sob agendamento via telefone (47) 3533-3489.

Numa casa estilo enxaimel, que é uma técnica arquitetônica trazida pelos colonizadores alemães, fica o museu e casa da cultura de Ituporanga. Estão expostas e catalogadas, peças doadas pelas famílias colonizadoras. O acervo comporta peças de uso pessoal, livros, móveis, imagens sacras, etc. Também estão expostas peças e utensílios usados pelos índios “botocudos”, que habitavam a região. O local está aberto à visitação pública de segunda à sexta no horário comercial. Informações pelo telefone: (47) 3533-3732

Leia outros artigos com temas parecidos no Viajar é Vida

Como chegar

Ituporanga tem uma altitude média de 360 metros e uma população na cada dos 22.250 habitantes. A cidade abastece 12% do mercado brasileiro e exporta cerca de duas mil toneladas de cebola para a Europa. Ela fica localizada no encontro das rodovias SC-427, SC-302 e SC-426, sendo possível o acesso à cidade por qualquer uma delas. A melhor opção é a SC-302, que pode ser acessada a partir da BR-282 ou a partir da BR-470, pela rota que leva a Rio do Sul.

Principais distâncias

  • Rio do Sul – 26km
  • Blumenau – 64km
  • Florianópolis – 169km
  • Navegantes – 171km
  • Balneário Camboriú – 150km
  • Curitiba – 320km
  • São Paulo – 728km

Veja o que saiu na mídia


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*