O que fazer em Dubai

“O que fazer em Dubai

Por Caroline Beber, jornalista

A vida e o dia a dia em Dubai superaram qualquer expectativa que eu poderia ter. É muito interessante pensar que você está em uma cultura totalmente diferente, com pessoas vestidas de burcas e abayas (vestimenta árabe) e ao mesmo tempo você conviver diariamente com pessoas do mundo inteiro. Dubai é uma das cidades mais seguras do mundo. E essa segurança aliada à boa hospitalidade fez com que eu me apaixonasse por essa terra e fizesse este conteúdo sobre o que fazer em Dubai para o Viajar é Vida.

Jornalista Caroline Beber ensina o que fazer em Dubai
Foto: DerWeg/Pixabay 

O que fazer em Dubai: primeiro entender um pouco da história

A junção dos sete pequenos emirados (Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain) forma a nação conhecida por Emirados Árabes Unidos, uma federação que foi constituída em 1971 sob o comando do grande líder político Sheikh Zayed Al Nahyan, falecido em 2004. 

Zayed é o famoso pai da nação, aquele que transformou uma aldeia de pescadores na grande e moderna Dubai. É muito comum ver quadros do Sheikh em vários pontos turísticos e muitas vezes foto dele estampada em prédios e halls de hotéis. 

Nesta montagem, a jornalista Caroline Beber mostra como aproveitou a cidade de Dubai
Montagem: álbum de viagem

Vamos ao que interessa: passear por Dubai 

Para turistar pela cidade é muito fácil! O transporte público de Dubai é muito organizado, seguro, climatizado e limpo. Você pode utilizar o metrô e o Tram que conseguirá visitar os mais importantes pontos turísticos. Vale ressaltar que há cabines exclusivas para mulheres e é proibido comer, beber ou até mesmo mascar chicletes dentro dos transportes. Caso você cometa alguma irregularidade, prepare-se para pagar multa. Outra facilidade de transporte é que há táxis em praticamente todos os pontos da cidade com um preço muito acessível.

O bom do metrô de Dubai é que ele não é subterrâneo. Então, então além de se locomover, você pode ainda apreciar as belezas da cidade.

O transporte público é uma boa alternativa para circular por Dubai
Foto: Roshan Rajopadhyaya/Pixabay

Atenção ao calor quando você se programar para o que fazer em Dubai

As temperaturas em Dubai são sempre muito quentes, a melhor época para visitar é de outubro a abril, quando as temperaturas são mais agradáveis. No Verão, que vai de junho a setembro, o termômetro chega facilmente aos 45°C.

Por ser um país islâmico, a recomendação de vestimentas é usar roupas mais comportadas, sem muito decote ou roupas muito curtas, principalmente em shoppings onde a concentração de famílias árabes é muito grande.

Mas é claro que você verá de tudo, como o contraste entre mulheres totalmente de preto e outras com roupas acima do joelho. É importante também levar um casaquinho leve, pois em lugares fechados eles capricham no ar condicionado, que por sinal é bem gelado!

Se o destino for praia, pode-se usar biquínis e sungas sem problema algum, o que não pode é fazer topless. Entre as dicas de praias, estão a Prainha no JBR – Jumeirah Beach Residence e a Kite Beach.

Tudo é superlativo e muito interessante na cidade dos Emirados Árabes
Foto: Lukas_/Pixabay

Bebidas alcóolicas são muito restritas em Dubai

A questão de bebidas alcoólicas em Dubai é muito mais restrita do que no Brasil. Você não vai poder tomar cerveja em praias públicas e também não encontrará nada alcoólico em mercados. Mas deve encontrar em alguns estabelecimentos independentes ou em beach clubs, restaurantes, pubs e baladas vinculadas a alguma rede hoteleira.

Na vida noturna de Dubai há baladas incríveis! A idade mínima permitida é 21 anos e todas fecham às 3h da manhã, portanto, chegue cedo para aproveitar bem a noite.

Observação importante: a bebida alcoólica em Dubai é extremamente cara, então, não se assuste ao chegar em um restaurante ou balada e ter que pagar cerca de R$ 45 por um copo de cerveja.

Uma balada muito interessante foi a “360º” e como o nome já sugere, tem uma vista maravilhosa. Uma das melhores baladas para turistas, pois reúne música boa e fica bem em frente ao cartão postal mais tradicional da cidade, o Burj Al Arab.

Construção civil virou referência mundial

Dubai atrai cada vez mais olhares do mundo todo devido a suas imponentes e modernas construções. É incrível como tudo pode crescer tão rápido em meio a uma imensidão de areia. Arranha-céus, ilhas artificiais e hotéis formam parte dos principais pontos turísticos. E no conteúdo sobre o que fazer em Dubai, não poderia faltar a visitação a estes locais:

  • Burj Khalifa
  • A construção mais alta e imponente que já vi até hoje é o Burj Khalifa. Talvez por ser o atual prédio mais alto do mundo com 826 metros de altura. A principal atração do Burj é o “At The Top” no 124º andar ou o “At The Top Sky” no 148º andar, ambos são mirantes para ver das alturas o que representa a cidade. Há muita procura e diferença no preço entre as duas atrações, assim a melhor opção é comprar antecipadamente pelo site do Burj Khalifa;
A construção civil de Dubai é um marco e a visitação está na lista do que fazer por lá
Foto: Free Photos/Pixabay
  • Dubai Mall
  • O Dubai Mall não é apenas um shopping. Ele é também o maior shopping do mundo! Sim, Dubai gosta do título de maior, melhor e mais luxuoso. Além das tradicionais e deslumbrantes lojas, você pode ainda escolher entre os mais de 150 restaurantes, patinar no gelo e visitar um dos maiores aquários do mundo. No final da tarde, às 18h, há também um lindo show das águas dançantes numa lagoa artificial que fica entre o shopping e o Burj Khalifa. É simplesmente maravilhoso!

  • Burj Al Arab
  • O Burj Al Arab é o hotel mais caro e um dos marcos luxuosos de Dubai. Ele é considerado o único sete estrelas do mundo. No formato de vela de barco foi construído em uma ilha artificial.  A arquitetura do Burj é luxuosíssima, com decorações de ouro em seu interior.  Para ter acesso, você tem que estar hospedado ou ter reserva em algum dos restaurantes. Se não tiver a oportunidade de entrar, vale pelo menos uma passada por fora para apreciar e registrar um clique. Uma das melhores maneiras de conhecer o Burj sem precisar se hospedar e deixar uma fortuna por lá, é com reserva no Skyview Bar.
Obras como o Burj Al Arab chamam a atenção a quilômetros de distância
Foto: Free Photos/Pixabay
  • Madinat Jumeirah
  • O complexo do Madinat Jumeirah tenta representar uma verdadeira cidade árabe com diversos restaurantes, lojas, boates e possui ainda gôndolas estilo Veneza para se locomover. Ele fica localizado bem ao lado do Burj Al Arab e a riqueza de detalhes na arquitetura impressiona. Para mim, um dos melhores, mais lindos e aconchegantes lugares para jantar em Dubai.

A arquitetura grandiosa serve de referência turística

  • Palm Jumeirah
  • A Palm Jumeirah é mais um dos projetos que você pensa: só em Dubai para fazerem isso! Ela é uma ilha artificial onde nos troncos e ramos estão principalmente edifícios e casas residenciais e, na ilha em volta da palmeira, há diversos hotéis, entre eles o famoso Atlantis. Anexo ao hotel, há o parque aquático Aquaventure, onde você pode se divertir muito e ainda ter a experiência de nadar com golfinhos).
O majestoso hotel Atlantis está na lista de coisas a se visitar em Dubai
Foto: Free Photos/Pixabay
  • Dubai Marina
  • Dubai Marina é conhecida como a “Nova Dubai”. É praticamente uma nova cidade construída ao redor de um canal artificial, hoje considerada a maior marina artificial do mundo. Ao redor dela há mais de 200 prédios residenciais, inúmeros restaurantes, shopping, e há também o famoso prédio torcido.

  • Dubai Miracle Garden
  • O Dubai Miracle Garden transformou a paisagem desértica de Dubai no maior jardim de flor natural do mundo. Nele você encontra mais de 45 milhões de flores em arranjos muito criativos e coloridos. Dubai além de impressionar a cada passo, é um lugar que te faz sonhar que sim, tudo é possível. E obviamente que isso é programa certo sobre o que fazer em Dubai.

Há ainda muito o que fazer em Dubai 

Para não ficar mais cansativo de ler (sorry), acima citei os principais pontos turísticos, mas além deles ainda há muito mais, tais como: safári no deserto, parques aquáticos, Museu de Dubai, mercado do ouro, passeio de balão, praias, entre tantos outros. Nessa cidade há todo dia e toda hora algo pra se fazer. Acho que por isso é difícil alguém enjoar ou até mesmo não gostar do lugar.

Quem ficar um pouco a mais na cidade, vale dar um pulo em Abu Dhabi, capital dos Emirados. Se algum leitor tiver viagem programada ou curiosidade e quiser saber um pouco mais sobre o que fazer em Dubai, vou ficar muito feliz em ajudar!  Dubai ganhou meu coração e guardo comigo as mais lindas lembranças!

Uma vista panorâmica já traz uma dimensão da grandiosa cidade dos Emirados Árabes
Foto: Xema G/Pixabay

Para quem estiver lendo esse post do Viajar é Vida e quiser acompanhar um pouco mais das minhas viagens é só seguir meu Instagram @carolinebeber.  Estarei postando em breve novos lugares incríveis…Espero que tenham gostado!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*