O que fazer em Belo Horizonte?

Uma cidade repleta de cultura, arte, bares e gastronomia, essa é capital mineira, normalmente não incluída nos roteiros de viagens dos brasileiros, as dicas de o que fazer em Belo Horizonte vão te fazer querer agendar um voo para lá o mais breve possível. Localizada entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, Belo Horizonte reserva uma mistura entre a modernidade e o interior. Três dias na cidade são suficientes para conhecer suas maravilhas, do valioso patrimônio arquitetônico, museus, suas praças e gastronomia. Lá, além de muita história, você encontrará dos refinados restaurantes italianos e franceses aos tradicionais doce de leite e pão de queijo. Aliás, não deixe de provar esses “trem”, que são reconhecidos como os melhores do país. “Uai”.

Foto: Wikipedia

Com um clima ameno, a cidade está preparada para te receber em todas as épocas do ano. Apenas entre outubro e março começam os períodos de chuva, se isso te incomodar, planeje sua viagem para os outros meses. Veja abaixo o que fazer em Belo Horizonte, dicas selecionadas pelo Viajar é Vida.

Foto: Pixabay

As obras de Oscar Niemeyer em um só lugar

Um dos passeios turísticos mais famosos da capital mineira, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha não pode ficar de fora do seu roteiro. Projetado por Oscar Niemeyer na década de 1940, a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek, o conjunto engloba a Igreja de São Francisco, a Casa Kubitschek, a Casa do Baile, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube, são vários passeios e um só lugar. Há diversas opções para realizar o trajeto dos pontos turísticos, são 18km que podem ser feitos a pé, de bicicleta, skate, carro, ou, ainda, com um ônibus circular que percorre os principais pontos da orla. Aproveite o final do dia na lagoa que fica no meio de todos os passeios, o pôr do sol é de impressionar qualquer um.

Foto: Wikipedia

Conheça os detalhes da culinária mineira ao viajar para Belo Horizonte

Para conhecer todos os detalhes da culinária mineira, o Mercado Central de Belo Horizonte é o destino perfeito. São 9 décadas fazendo parte da capital, lá você encontrará nos diversos corredores com mais de 400 lojas de todos os segmentos, incluindo temperos, doces, frutas, artesanato, utilidades domésticas, artigos religiosos e tudo mais que imaginar. Localizado no centrão de BH, chegar lá é muito fácil. O mercado fica na Avenida Augusto Lima, número 744. Funciona de segunda à sábado, das 7h às 18h, domingos e feriados das 7h às 13h. A entrada é gratuita.

Foto: Wikipedia

O Mineirão não poderia estar de fora da lista de o que fazer em Belo Horizonte. O início da construção do estádio foi em 1960, em um terreno cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais, na região da Pampulha. Entre tantas histórias, o Mineirão esteve entre os estádios que sediaram a Copa do Mundo 2014, que foi realizada no Brasil, e, além disso, sediou o jogo em que o time brasileiro foi eliminado de 7×1 pela Alemanha. Uma data histórica para o esporte no país (não tão positiva, mas vale mesmo assim).

Em uma visita guiada, é possível conhecer os bastidores e áreas restritas, por onde circulam os jogadores em dias de partidas. Lá funciona também o Museu do Futebol, onde está a história do futebol mineiro, e também do Brasil. O estádio fica na Avenida Coronel Oscar Paschoal, na Pampulha. O horário de atendimento é de terça à sexta-feira, das 9h às 16h, com permanência até 17h, e sábado e domingo das 9h às 13h. O valor da entrada é R$ 20.

Foto: Pixabay

Visite o zoológico e o jardim botânico de BH

Pertinho do Conjunto Arquitetônico da Pampulha está a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de BH. Criado em 1991, a fundação da capital mineira abriga o zoológico e o jardim botânico da cidade, o seu maior objetivo é preservar e conservar animais e plantas, desenvolvendo um trabalho de educação ambiental. São mais de 200 espécies de animais, do mundo inteiro, um borboletário com mais de mil insetos, e muito mais, tudo isso em uma área de 1,4 milhão de metros quadrados. Por conta dos trabalhos em combate à febre amarela, para acessar o ponto turístico é preciso apresentar a Carteira de Vacinação, comprovando a vacina tomada há mais de 10 dias. A fundação fica na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000, Pampulha. O funcionamento é todo os dias das 8h às 17h.

Compre de tudo na Feira Hippie de BH

Iniciada em 1906 e conhecida como Feira Hippie, a Feira de Artes e Artesanatos também não poderia estar de fora de o que fazer em Belo Horizonte. Lá você vai encontrar de tudo, são setores de alimentação, infantil, bijuteria, arranjos, acessórios, sapatos, vestuário, cama/mesa e banho, decoração, utilidades, flores, moveis. E o melhor, é tudo muito organizado, separado em cores para identificação e facilidade em achar o que procura. São tantas atrações, que colocaram a feira como a maior da América Latina. A feira abre todos os domingos na Avenida Afonso Pena, das 7h às 14h, onde cerca de 80 mil pessoas passam para ver os trabalhos de quase 3 mil expositores.

Foto: Wikipedia

Tenha uma vista panorâmica de Belo Horizonte

Uma homenagem para o Papa, a Praça Israel Pinheiro, popularmente chamada de Praça do Papa, fica em um dos bairros mais nobres de Belo Horizonte, no Mangabeiras, com ruas tranquilas e região arborizada. São aproximadamente 45 mil m² para curtir um fim de tarde, levar as crianças, os animais de estimação, passear ou praticar um exercício ao ar livre. Tudo isso com uma vista panorâmica incrível. Esse passeio, que está entre o que fazer em Belo Horizonte, fica na Avenida Agulhas Negras, é aberto todos dias e tem estacionamento fácil, se possível, vá para curtir o pôr do sol.

Foto: Wikimedia

Um dos mais importantes museus brasileiros está em BH

Um dos mais importantes museus brasileiros está entre o que fazer em Belo Horizonte, localizado bem no centro da capital, na Praça da Estação, está o Museu de Artes & Ofícios. O seu acervo apresenta detalhes de várias profissões que fizeram parte da história do Brasil, na exposição estão cerca de 2.500 objetos, incluindo roupas, veículos, maquinários, utilizados entre os séculos 17 e 20. O Museu de Artes e Ofícios está entre os melhores espaços destinados à história em Belo Horizonte, essa fascinante viagem no tempo fica na Praça Rui Barbosa, 600, Centro Histórico. Funciona de quarta-feira a sexta-feira das 11h às

17h, sábados e feriados das 9h às 17h, domingos e segundas-feiras é fechado e terças-feiras apenas com agendamento.

Qual das dicas de o que fazer em Belo Horizonte selecionadas pelo Viajar é Vida você mais gostou? Tem alguma outra sugestão do que fazer na capital mineira? Deixe nos comentários! Apostamos que você já está planejando sua viagem para comer muito pão de queijo com doce de leite. J


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*