10 países menos seguro do mundo

Uma lista de diferentes itens levantadas pelo Índice Global da Paz (Global Peace Index Report 2022), aponta quais os 10 países menos seguro do mundo. O Viajar é Vida destaca agora esses locais para que você, viajante, tenha mais cuidado e, se possível, defina outros destinos para suas viagens.

Ao todo, 23 indicadores qualitativos e quantitativos foram avaliados para a lista deste ano que teve algumas mudanças, principalmente em razão da guerra entre Ucrânia e Rússia. Os dados levam em conta índices de criminalidade, acesso da população às armas, taxas de homicídios, conflitos internos e externos, e até o número de pessoas ativas nas Forças Armadas.  

Segundo o relatório, para se chegar ao índice, foram dadas notas divididas em três campos principais:  nível de segurança e proteção social, extensão do conflito interno e internacional e grau de militarização do país.

Ao todo, 163 países foram analisados com notas de 1 a 5. Quanto maior a nota, pior é a classificação. Conheça, então, os 10 países menos seguros do mundo em 2022.

10 países menos seguro do mundo
Foto: Karl Allen Lugmayer/Pixabay/Afeganistão

10 países menos seguro do mundo: os 3 mais violentos

O Afeganistão se mantém entre os menos seguros. Ele acaba levando as maiores notas em praticamente todos os itens levantados pela pesquisa. Aqui vale a instabilidade política, mortes por conflito interno, acesso às armas, crimes violentos, entre outros. No total, levou 3.554 de nota – como comparação, a Islândia, considerado o país mais seguro do mundo, teve 1.107 pontos.

Na segunda posição com 3.394 pontos está o Iêmen. O país só teve boa nota em poucos quesitos, como armas nucleares e pesadas, exportação de armas e conflitos externos. Embora pouco conhecido ou desejado pelos turistas brasileiros, há ainda gente que gostaria de conhecer o país, não fossem as condições de segurança.

Também em guerra atualmente, a Síria é outro local pouco recomendado para visitantes. Na terceira colocação do ranking com 3.356 pontos, tem grandes níveis de crimes violentos, terror político, acesso da população às armas, alto número de refugiados e outros quesitos que acabam pesando contra o país.

10 países menos seguro do mundo: os 3 mais violentos
Foto: mohammad ali/Pixabay/Iêmen

Leia mais

Rússia aparece na lista por causa da guerra com Ucrânia

Há 4 anos a Rússia era a menina dos olhos dos turistas de todo o mundo por conta da realização da Copa do Mundo e, em 2022, acaba entrando na lista dos países menos seguros do mundo, ocupando a quarta posição. Recebeu agora 3.275 pontos.

Poucos conhecem, mas o Sudão do Sul é um país que recém conquistou a independência (em 2011), mas já surge com grandes conflitos como a disputa de terra com o Sudão e as crises sociais que este tipo de guerra ocasiona. Está na quinta posição.

Na África, a República Democrática do Congo aparece na lista. A pontuação foi de 3.166 pontos por conta dos elevados níveis de conflito organizado interno, acesso às armas, instabilidade político e crimes violentos.

Rússia aparece na lista por causa da guerra com Ucrânia
Foto: Sergey/Pixabay/Rússia

Iraque, Somália, República Centro-Africana e Sudão entre os 10 países menos seguro do mundo

Outro local que costumeiramente aparece como um dos menos seguros do planeta está o Iraque. Embora bem conflituoso, conseguiu este ano subir duas posições, saltando da quinta para a sétima no ranking que define os 10 países menos seguros do mundo. Recebeu 3.157 pontos pela crise interna e conflito com países vizinhos.

Os resultados da relação com os países vizinhos tornaram a Somália um país conflituoso, com problemas internos como muita criminalidade. Essa instabilidade ainda aumenta a fome e o país ainda vive em constante seca. Com isso, acabou recebendo 3.125 pontos e aparece na oitava posição.

Também na África, a República Centro-Africana tem no seu entorno outros países que também integram esta lista. Ou seja, é um miolo que necessita melhorar os índices negativos. Hoje o país tem um dos piores índices de desenvolvimento humano do mundo e é muito pouco pacífico. Ocupa a nona colocação com 3.021 pontos.

Por fim, na lista dos 10 países menos seguro do mundo, está o Sudão. Com 3.007 pontos, também registra muitos problemas internos.

Iraque, Somália, República Centro-Africana e Sudão entre os 10 países menos seguro do mundo
Foto: David Mark/Pixabay/Iraque

O Brasil também foi citado na lista, numa posição nada confortável. Está na 130ª colocação, com 2.465 pontos registrados. O que nos leva a pensar que não é tão seguro assim, se levarmos em conta que foram avaliados 163 países. O ranking colocaria o Brasil entre os 35 menos seguros do planeta.  Você concorda que o nosso país mudou nos últimos anos? Conte nos comentários do Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*