O que fazer na Finlândia o país mais feliz do mundo

A gente imagina um mundo branco de gelo, mas a Finlândia prova que é muito mais do que isso. E o que fazer na Finlândia o país mais feliz do mundo? O Viajar é Vida traz uma seleção de dicas e vai além: aponta os seis passos indicados pelos finlandeses para conquistar a tal da felicidade.

A Lapônia finlandesa tem aurora boreal e o sol-da-meia-noite

A Lapônia finlandesa é o mais próxima da realidade daqueles que sonham com um país das maravilhas do inverno. Os contrastes são a garantia do fascínio que os turistas têm em relação à Lapônia. Por lá, a luz solar que dura 24 horas no verão substitui os dias escuros de inverno. São praticamente 3 meses de sol a pino. O chamado “Sol da meia-noite” exige muitas atividades, como caminhadas nas belas colinas ou visitar eventos culturais, como o Midnight Sun Film Festival, em Sodankylä.

Foto: Pixabay

A Lapônia finlandesa é a terra dos mitos e sonhos. É o lugar onde o verão e o inverno se encontram – o lugar onde a luz e a escuridão dançam juntas, desde os meses brancos do verão até as noites escuras da aurora. Na Lapônia, você pode experimentar não quatro, mas de fato oito estações distintas. Os aromas, as vistas e os sons reúnem uma experiência mágica onde a mente e o corpo descansam. Este é apenas um, dos vários, sobre o que fazer na Finlândia o país mais feliz do mundo.  

Atmosfera marítima na Finlândia que tem o maior arquipélago do mundo

A costa da Finlândia possui o maior arquipélago do mundo. Cidades antigas de madeira, faróis, mansões históricas e igrejas de pedra, grandes parques nacionais que se estendem por terra e mar. O estilo de vida descontraído das ilhas e uma forte cultura marítima são as principais características desta região tão incrível. Helsinque, a capital, também preserva esta atmosfera marítima. Tem praias, mercados de artesanato, cafés e lojas. A Finlândia possui 7 locais do Patrimônio Mundial da Unesco, dos quais três podem ser experimentados na área costeira.

Helsinque é uma cidade bonita, embora às vezes seja necessário sair da agitação da cidade. Por isso, o melhor a fazer é se embrenhar na natureza para apreciar o mistério das florestas, sentir a água fria dos lagos nos pés e apreciar o som do vento nas árvores. Há estudos científicos que comprovam que gastar regularmente tempo na floresta reduz a pressão sanguínea, desintoxica o corpo e melhora o humor geral.

Foto: Pixabay

Desde bebês os finlandeses aprendem a usar as saunas

Outro hábito muito finlandês é aproveitar as saunas. A sauna é uma parte tão grande da cultura finlandesa que não pode ser comparada a qualquer outra coisa. Para os finlandeses, é obrigatório em intervalos regulares e, se ficarem muito tempo sem sauna, começarão a se sentir incompletos. Durante séculos, tem sido um lugar para a limpeza física e espiritual, para ficar nu em todos os sentidos e entrar no núcleo da humanidade. A sauna é um modo de vida na Finlândia – as crianças se revezam na sauna com apenas alguns meses e, a partir de então, nunca param.

Compartilhar uma sauna com alguém tem a ver com criar vínculos, discutir questões reais – sem falar nada. Na Finlândia, as principais decisões são tomadas nas saunas, não nas salas de reuniões. E este mais um dos vários possíveis roteiros sobre o que fazer na Finlândia o país mais feliz do mundo. 

Lakeland é um labirinto de lagos e ilhas na Finlândia

A conta é grande. A Finlândia possui mais de 188 mil lagos e cerca de 180 mil ilhas, muitas localizadas no distrito de Lakeland, as maiores da Europa. O Lakeland finlandês é um labirinto azul de lagos, ilhas, rios e canais, intercalados com florestas e cordilheiras, estendendo-se por centenas de quilômetros em uma extensão plácida e incrivelmente bonita. Não há cenário mais finlandês do que uma cabana de verão à beira do lago, cercada por uma floresta verde esmeralda. Vale ressaltar que mais de 90% da Finlândia é coberta por floresta ou água. A água mais limpa do mundo, diga-se de passagem. Outro motivo que enchem os finlandeses (ou finn, como eles mesmo falam) de orgulho.

Foto: Pixabay

Governo da Finlândia paga para ensinar a ser feliz

Por dois anos o governo finlandês realizou uma promoção para escolher pessoas de outros países que tivessem interesse em uma temporada no país para aprender a ser feliz tal qual são os moradores de lá. O título de “mais felizes do mundo” enche de orgulho comunidade e governantes. Por isso, a ideia de utilizar isso como estratégia de marketing turístico. Entre os hábitos que garantem o alto índice de felicidade estão coisas simples como pescar, passear nos bosques, acampamentos, rodas de conversas, entre outros.

Foto: Anna Schavikin

Na prática, os seis passos para ser feliz igual os finlandeses

  1. Suor na sauna. Nada é mais finlandês do que este hábito cultural.
  2. Caminhar na floresta. A cor verde é calmante; o farfalhar suave das folhas e agulhas de pinheiro é como música. Os finlandeses se sentem bem na floresta.
  3. Nadar em um buraco no gelo. Acredite ou não, nadar em água gelada realmente faz o mundo do bem. Simplesmente, o segredo de mergulhar na água gelada está na sensação que surge no seu corpo quando você sai da água.
  4. Colha frutas silvestres. A colheita de frutas silvestres é algo que quase todos os finlandeses fazem, independentemente da idade. Vagando pela floresta, com pensamentos profundos, enchendo sua cesta com mirtilos. É um tipo de terapia finlandesa.
  5. Aprecie a luz mágica. Quem não ficaria feliz com um show de luzes tão constante e espetacular da natureza?
  6. Busque espaço. Na correria da vida moderna são as raridades que nos fazem felizes, como espaço, tranquilidade e tempo. Na Finlândia os lagos são muitos e as pessoas são poucas. Ou seja, há espaço vazio para você aproveitar.

Qual das dicas dos finlandeses para ser feliz você já pratica? Deixe seu comentário no Viajar é Vida.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Pingback: As 7 Páscoas mais tradicionais do mundo Viajar é Vida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*