Finlândia ensina 10 dicas de sauna para iniciantes

O hábito finlandês de frequentar saunas é algo que incentiva o turismo do país. Mas o que fazer exatamente (ou o que não fazer) em uma sauna finlandesa? A Finlândia ensina 10 dicas de sauna para iniciantes. O próprio site do turismo da Finlândia apresenta as dicas. Elas são dadas porque os finlandeses entendem que os estrangeiros têm certas inibições e preocupações quando se trata de pisar em uma caixa aquecida sem roupas.

1. A sauna é boa para todos.

Somente bebês recém-nascidos e pessoas com doenças graves, como feridas abertas ou problemas cardíacos, devem evitar a sauna. Todos os outros podem se divertir sem preocupações. Na Finlândia, é mais provável que você goste.

Foto: Jacqueline Macou

2. A sauna finlandesa não tem nada a ver com sexo.

É um local para limpeza física e mental, e muitos sugerem que se deva se comportar na sauna como na igreja. Isso não quer dizer que você não deva relaxar – basta relaxar e relaxar.

Finlândia ensina 10 dicas de sauna para iniciantes

3. Ser convidado para uma sauna é uma honra.

Se você tem uma razão para recusar, é justo o suficiente, mas é melhor que seja uma boa! Tomar banho na sauna com as pessoas é um processo de vínculo – quando você está nu em todos os sentidos da palavra, com certeza não esconde nada. Diz-se que na Finlândia são tomadas decisões mais importantes nas saunas do que nas reuniões.

4. Luzes coloridas, fragrâncias aromáticas e música relaxante não têm nada a ver com a sauna finlandesa.

As saunas finlandesas reais são pouco iluminadas, não há música nem cheiros, exceto bétula fresca e alcatrão natural.

5. Sim, os finlandeses vão à sauna nus, mesmo com estranhos.

Não se preocupe – já vimos nosso quinhão de corpos humanos nus e isso é algo muito natural. E se você não conseguir superar, os finlandeses entenderão que você deseja usar um maiô ou uma toalha.

Foto: Fernando Zamora

6. Em grupos, mulheres e homens vão à sauna separadamente, mas as famílias caminham juntas.

Quando em um grupo misto que está prestes a ir à sauna, é perfeitamente bom perguntar às pessoas e discutir quem deve ir com quem.

7. Galhos dão frescor à sauna

A ‘vasta’ ou ‘vihta’ (o nome depende da região) é um pacote de galhos de bétula frescos com os quais você se mexe delicadamente. Parece estranho, mas é realmente bom para a sua pele – você sentirá a suavidade depois.

Finlândia ensina 10 dicas de sauna para iniciantes

8. Não existe limite de vapor

Não há regras para a frequência com que você deve jogar mais água no fogão. Sempre que você se sentir como outra onda de vapor, vá em frente.

9. Você estará suando muito na sauna, por isso não deixe de beber bastante.

Provavelmente a água é melhor para você, mas cerveja e cidra é o que os finlandeses mais apreciam. Assar salsichas em fogo aberto ou em papel alumínio diretamente no fogão é outra parte essencial da experiência na sauna.

10. No fundo, não há regras

Não há regras reais quando se trata de sauna, e a maneira como isso é feito depende totalmente da ocasião. O mais importante é relaxar, socializar, tomar um drinque e aproveitar a agradável sensação pós-sauna de ter limpado seu corpo e sua mente.

Foto: Maya 666

União de fatores fazem da Finlândia o país mais feliz do mundo

A sauna é um dos vários hábitos finlandeses. Ele, junto com outros, fazem do país o mais feliz do mundo. E para incentivar que outras nacionalidades aprendam a ser feliz também, o governo finlandês realizou uma promoção para escolher pessoas de outros países que tivessem interesse em uma temporada por lá para aprender a ser feliz tal igual aos moradores. Entre os hábitos que garantem o alto índice de felicidade estão coisas simples como pescar, passear nos bosques, acampamentos, rodas de conversas, entre outros.

5 coisas para fazer na Finlândia

  1. Fortaleza de Suomenlinna. Patrimônio histórico da Unesco, foi construída em 1748 durante o domínio sueco.
  2.  Parque e monumento a Sibelius. A homenagem ao compositor Jean Sibelius fica em Helsinque e foi inaugurada em 1967. Um concurso decidiu que tipo de obra seria interessante até a escolha pela escultura.
  3. Zoológico de Helsinque. Com 150 espécies, é o mais antigo zoo da Finlândia. Fica localizado na capital.
  4. Lapônia. Considerada a casa de Papai Noel, é também a terra do Sol-da-meia-noite e da Aurora Boreal. É o contato mais íntimo com a natureza e suas formas espetaculares.
Foto: Jacqueline Macou

Se tiver alguma sugestão sobre a Finlândia, divide com os leitores do Viajar é Vida! Aqui Finlândia ensina 10 dicas de sauna para iniciantes, qual a sua dica?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*