Como vai ser o Réveillon em Balneário Camboriú

Um festival de luzes e cores com 15 minutos de duração. O Viajar é Vida detalha agora como vai ser o Réveillon em Balneário Camboriú, um dos destinos mais procurados no país para a virada de ano. A chegada de 2023 vai ser marcada pelos fogos de artifício como ocorre há vários anos.

Para celebrar a entrada do ano novo, Balneário Camboriú fará um show em 8 balsas espalhadas ao longo da orla da Praia Central. Com a areia renovada, a expectativa é alcançar cerca de 1 milhão de visitantes durante o momento da virada.

Segundo a prefeitura, as balsas estarão ancoradas no mar, entre a Barra Sul e a Barra Norte. Foram investidos cerca de R$ 2,7 milhões para encantar turistas e moradores com o show pirotécnico.

Entre as novidades do Réveillon 2023 em Balneário Camboriú estão fogos com formação de imagens como coração vermelho, carinha feliz, crisântemos, coroa de flores, cascata, folha, entre outras). De acordo com o edital de aquisição, o espetáculo de fogos deverá ser coreografado, sincronizado e simultâneo.

Antes mesmo do Réveillon, os moradores de Balneário Camboriú tiveram a chance de saber como deve ser o show. É que em outubro foi realizado um teste com a empresa vencedora da licitação.

Eles fecharam o Molhe da Barra Sul para soltar os fogos, num teste que levou cerca de uma hora. O momento foi necessário para analisar a qualidade, segurança e precisão dos efeitos.

Como vai ser o Réveillon em Balneário Camboriú
Fotos: Prefeitura de Balneário Camboriú

Como vai ser o Réveillon em Balneário Camboriú e como vem sendo ao longo dos anos

Em anos anteriores a cidade realiza esta mesma celebração, o que a tornou reconhecida mundialmente. A que comemorou a chegada de 2022, há cerca de um ano, foi a primeira após a finalização da obra de alargamento da faixa de areia do local.

Nesta data, os fogos foram lançados dos molhes da Barra Norte e Barra Sul, além de oito balsas espalhadas pelo mar. E a roda-gigante serviu como um enorme relógio em contagem regressiva para a virada, acionando o show de fogos. No réveillon de 2021, não houve festa por causa da pandemia da Covid-19.

Como vai ser o Réveillon em Balneário Camboriú e como vem sendo ao longo dos anos

Leia mais

Festividades devem alavancar ocupação hoteleira

Agora no começo de dezembro a expectativa é bem grande para o Réveillon em Balneário Camboriú. As reservas para o período já estão com 85% da ocupação hoteleira na cidade. O levantamento é do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú (Sindisol), que aponta ainda que a ocupação média dos hotéis da cidade para janeiro do próximo ano gira em torno de 74%. Em fevereiro esta ocupação deve ser de 64% e de 70% no período do Carnaval.

 “Tivemos nos últimos dois anos um aumento considerável na ocupação dos finais de semana, elevando a média da ocupação anual. Ainda assim, temos dias de semana que ficam com média abaixo do esperado. Acreditamos que o novo fluxo extra gerado pelo Centro de Eventos ajude a transformar também a ocupação semanal dos hotéis da cidade”, explica o diretor de hotelaria do Sindisol, Rodrigo Vieiras.

Festividades devem alavancar ocupação hoteleira

Novo momento gera aumento da ocupação

Para Rodrigo, são vários os motivos para o aumento da ocupação média da rede hoteleira do município ao longo do ano. Ele destaca, no entanto, o trabalho de divulgação que vem sendo feito há muitos anos pelo BC Convention & Visitors Bureau e Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Sindisol e de todo o trade turístico. Outro fator, conforme Rodrigo, é a participação da cidade em feiras e eventos nacionais e internacionais de turismo. “Esse é um trabalho que vem realizado desde os anos 1980 e foi intensificado a partir de 2008”, acrescenta.

Segundo Tayana Nitz, diretora do Sindisol, o alargamento da faixa de areia da Praia Central trouxe uma exposição espontânea na mídia nacional e internacional para a cidade, fazendo com que Balneário Camboriú virasse assunto em diferentes regiões do país. “Além disso, os novos atrativos turísticos do município, como a roda-gigante e o Oceanic Aquário, a demanda reprimida do pós-pandemia e a alta do dólar – tornando mais caras as viagens ao exterior – fizeram com que a procura por destinos internos aumentasse”, acrescenta Rodrigo.

Novo momento gera aumento da ocupação

Como vai ser o Réveillon em Balneário Camboriú? Reservas com antecedência

O novo momento do turismo local está exigindo um planejamento maior por parte do turista que deseja visitar Balneário Camboriú na alta temporada. “Sugerimos que o visitante já reserve hotel com pelo menos seis meses de antecedência para não correr o risco de ficar sem vaga no verão.  O mesmo vale para feriados prolongados”, cita Tayana Nitz.

Para preparar o setor para as novas demandas, o Sindisol também vem desenvolvendo uma agenda de cursos e capacitações voltadas aos gestores de hotéis e restaurantes da região. Em setembro deste ano, por exemplo, a entidade apoiou a realização de um curso de Gestão de Governança Hoteleira e associados do Sindisol ganharam 15% de desconto no valor da capacitação.

Como vai ser o Réveillon em Balneário Camboriú? Reservas com antecedência

A cidade conta também com o Capacita BC, um programa em parceria do BC Convention e o Sebrae que vem realizando cursos e treinamentos para empresários e colaboradores do setor. O Sindisol é parceiro do Capacita BC e também do curso de Manipulação de Alimentos realizado anualmente na cidade.

Você já teve a chance de conhecer o Réveillon de Balneário Camboriú? Como foi a experiência? Conte nos comentários do Viajar é Vida!


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*