Cias aéreas se comprometem com redução da poluição

Diversas cias aéreas se comprometem com redução da poluição ao começar a repensar o modo como operam em suas viagens, seja alterando as formas de descarte do lixo, substituindo materiais plásticos descartáveis e reduzindo a emissão de CO2 pelas aeronaves. De acordo com estudos realizados pela “Airline/Airport: Environmental Management Cooperation”, publicado em 2014, cada passageiro da classe econômica produz cerca de 1,4 quilo de lixo durante uma viagem.

Com isso, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) calculou que aproximadamente 1,3 bilhão de comida são perdidos e 6,1 milhões de toneladas de resíduos foram produzidos por voos comerciais em 2018. Por isso, diferentes cias aéreas se comprometem com redução da poluição.

Empresas do Brasil estão preocupadas com o futuro

No Brasil, a LATAM afirma que trata as questões ambientais com iniciativas de conscientização e capacitação dos nossos colaboradores e com a difusão de boas práticas e ações.  Além disso, se compromete em reciclar, a partir de um Sistema de Gestão Ambiental e de Resíduos, 83% do lixo gerado nos voos e renovar a frota, para aumentar a eficiência e reduzir a emissão de CO2 por quilômetro/passageiro transportado.

Em julho deste ano, a LATAM lançou o programa “Recicle sua Viagem” nos voos domésticos do Chile, convidando a tripulação a separar embalagens de alumínio, vídeo e plástico que serão recicladas pela empresa. Ela prevê reciclar mais de 20 toneladas até o final deste ano e estender o programa para outras regiões.

Já a GOL trabalha com reaproveitamento e tratamento de água, reciclagem dos materiais utilizados a bordo, tratamento de efluentes químicos e redução da emissão de gás carbônico. A empresa ainda reconhece a importância das ações em prol do meio ambiente e trabalha conjuntamente às administradoras aeroportuárias para direcionar corretamente o descarte de resíduos sólidos conforme determinado pelos aeroportos.

Foto: Pixabay

Ações são desenvolvidas por diferentes cias aéreas

A Azul Linhas Aéreas também tem ações desenvolvidas neste sentido e  figura entre as cias aéreas se comprometem com redução da poluição. A empresa recicla todo o material que é possível e que foi gerado dentro dos voos. O alumínio das latinhas, por exemplo, é destinado a cooperativas especializadas. Também é mantido um projeto que incentiva a pesquisa sobre biocombustíveis produzidos a partir da cana-de-açúcar.

Os relatórios de sustentabilidade da Avianca também apontam algumas ações desenvolvidas pela empresa. São diferentes compromissos estratégicos com foco em contribuir com o meio ambiente, com  a economia e com as diferentes comunidades envolvidas.

Foto: Tom Von Strong

Conheça as ações que firmam o compromisso da sustentabilidade na aviação

  • Investimento em tecnologia das aeronaves, incluindo modelos mais leves, que utilizam menos combustível e, consequentemente, melhoram a emissão de CO2;
  • Otimização da logística de voo. Com isso, garante-se a redução do reabastecimento das aeronaves;
  • Uso de biocombustível que tem até 80% menos querosene;
  • Reciclagem do lixo de bordo.

Ações de sustentabilidade ganham força com o apoio do turista sustentável

O Turismo Sustentável tem como objetivo atender simultaneamente às necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo e ampliando as oportunidades para o futuro. Promover o turismo sustentável é gerenciar todos os recursos implicados na atividade turística, de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida.

A necessidade desta atuação conjunta é evitar o desperdício e garantir a permanência de lugares, biodiversidades, diferentes atores, enfim, todo o ciclo que envolve o turismo.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*