O que significa ter um ano sabático?

            Muito se tem falado em pessoas que largaram tudo, colocaram uma mochila nas costas e saíram pelo mundo para viajar. Vários desses viajantes decidiram mudar totalmente de vida e viver viajando, sem rotinas pré-estabelecidas. Outros resolvem fazer disso uma experiência mais profunda, e tiram o chamado ano sabático. Mas você sabe o que significa ter um ano sabático? É sobre isso que vamos falar hoje aqui no Viajar é Vida.

Ano sabático não é férias

Umas das principais coisas que você deve ter em mente é que o ano sabático não é o mesmo que tirar férias. A ideia veio através de um costume judaico que consiste em trabalhar na terra com as plantações durante seis anos e no sétimo deixar que ela se recupere.

Foto: Unsplash

Tendo isso em mente, o viajante já pode começar a entender o verdadeiro espírito desse período. O ano sabático tem duração mínima de seis meses e a ideia é tirar um tempo para o autoconhecimento, conviver com novas culturas e ampliar sua visão de mundo.

Enquanto estiver em um ano sabático, a viajem deve ser minimalista, você vai precisar aprender a viver com pouco, e provavelmente não se hospedará em hotéis chiques (quem consegue bancar isso durante um ano inteiro, não é mesmo?). Ou seja, quando você pergunta o que significa ter um ano sabático, tenha certeza que não é como as férias, mas sim um período para você trabalhar em sua busca interior.

Não existem leis trabalhistas que incluam o ano sabático no Brasil

Foto: Anna Auza

            Para sair em um ano sabático é preciso muita organização. Aqui no Brasil não existem leis que obriguem o empregador a liberar um funcionário para esse período, porém vale a pena sentar, conversar e apresentar um projeto. Se você além de viajante é um bom funcionário, é possível que sua empresa mantenha sua vaga quando você voltar. Muitas empresasentendem a importância do ano sabático para que o funcionário volte ainda mais criativo, com novas experiências e a energia renovada. Com um bom projeto que beneficie os dois lados, é possível até conseguir um financiamento dessas viagens com a empresa. Algumas continuam pagando o salário enquanto o funcionário está no ano sabático.

            Mas nem tudo são flores, é claro, e conseguir isso não é tão fácil. Então se você está decidido a viajar pelo mundo (ou até mesmo aqui pelo Brasil) em um ano sabático, saiba que você pode estar por sua conta. Para isso, seu planejamento deve ser ainda mais detalhado, e guardar dinheiro para se sustentar durante esse ano é fundamental.

Economize e pesquise para tirar seu ano sabático

Você quer tirar um ano sabático e começou a pesquisar sobre isso (caso contrário não estaria aqui, não é mesmo?), então saiba que economizarserá a sua palavra de ordem. É preciso ter dinheiro para se manter durante seu ano sabático, já que nesse período você não deve trabalhar. Monte seu roteiro de viagem, defina seus objetivos, quanto tempo quer tirar, para quais lugares pretende ir, etc.

Foto: Marvin Kuhn

Com seu roteiro preparado você já pode adiantar suas reservas em hostels ou albergues que tendem a ser bem mais baratos, assim como passagens de avião, existem sites que vendem milhas de viagem que vale muito a pena, ou até mesmo de ônibus ou carro. Coloque tudo na ponta do lápis para conseguir o dinheiro necessário. Lembre-se de que surpresas e imprevistos sempre podem acontecer, então o melhor é ter um dinheiro a mais, caso seja necessário.

Projetos sociais podem ser uma boa ideia

            Existem diversos projetos sociais espalhados pelo mundo, e um deles pode ser um excelente destino para você viajante durante seu ano sabático, dessa forma, terá contato com diferentes pessoas, culturas e ainda poderá ajudar quem mais precisa. Você pode se envolver com projetos que sejam mais a sua cara, desde cuidado com o meio ambiente, com os animais, até a alfabetização de crianças.

Foto: Ics Vgt

Saiba que nem todos vão te entender sobre a decisão e um ano sabático

            Não é só você que está se perguntando o que significa ter um ano sabático, pode ter certeza que quando você estiver nesse período muitas pessoas vão te olhar e fazer a mesma pergunta: mas o que significa ter um ano sabático?

            Provavelmente alguns vão achar que você é malandro, e não quer trabalhar. Esses comentários podem vir de seus amigos ou até mesmo da família, por isso tenha em mente seu verdadeiro objetivo, se desconectar da correria do dia a dia para crescer como pessoa! Quando o seu ano sabático acabar, pode ter certeza que as pessoas ao seu redor notarão a diferença que esse período faz na vida de um viajante.

Foto: Olia Ghoza

Viaje sozinho ou em companhia

            O ano sabático é um momento para se reconectar com o seu eu e você pode fazer isso viajando sozinho ou até mesmo acompanhado. Não é porque é uma viajem de autoconhecimento que precisa ser feita sozinho. Muitos casais, por exemplo, têm notado a necessidade de desacelerar e de se reconectar, por isso tem escolhido por tirar um ano sabático. Quanto mais pessoas viajando juntas, maior e mais antecipado deve ser o planejamento, afinal de conta os gastos serão duplicados, porém a experiência tende a ser incrível.

No início do blog a pergunta que não queria calar era o que significa ter um ano sabático? Agora chegando ao final, temos em mente que o ano sabático é importante e cada vez mais pessoas e até empresas tem notado isso. Vivemos em um mundo tecnológico e onde a correria é cada vez maior, por isso tirar um período, seja de meses ou até anos, pode ser a chave para que nós, como seres humanos, nos reconectemos com nossa natureza, evitando doenças como o estresse e até a depressão, e nos tornando ainda mais criativos e solidários uns com os outros.

E aí, pronto para preparar o seu ano sabático?


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*