Amantes do frio devem se preparar para a temporada de neve no Chile e na Argentina. Os dois países têm incríveis estações de esqui que começam a funcionar com todas as atrações abertas sempre a partir de junho. São pelo menos seis estações de esqui para aproveitar o frio da América do Sul que se destacam ao olhar do viajante. O Viajar é Vida fez uma lista dos mais famosos locais para os esportes gelados em território chileno e argentino.
Vilarejo de Chapelco é sucesso entre os esquiadores na Argentina
A cidade chama-se San Martin de los Andes, mas a montanha que tem a estação de esqui é muito mais famosa: Chapelco. Localizada há 260 km de Bariloche, mantém um ar europeu graças às construções do vilarejo. Falamos vilarejo, mas há toda uma infraestrutura com lojas, restaurantes, hotéis, albergues e tudo mais para uma boa estada daqueles que adoram esquiar e fazer outras atividades na neve.
Maior complexo de estação de esqui da América do Sul fica em Cerro Catedral
São mais de 100km de pistas num parque de 600 hectares. O Cerro Catedral comporta até 26 mil pessoas, já que é o maior complexo de esqui da América do Sul. Tem 53 pistas sinalizadas, shopping centers, cafés, restaurantes… Uma verdadeira estrutura para bem receber os visitantes.
Pertinho de Mendoza, Las Leñas é outro destaque na neve da Argentina
Outra cidade argentina, Las Leñas está situada no interior da Cordilheira dos Andes, em um vale ao Sul da província de Mendoza. Tem opções de esportes na neve para toda a família, da criança a partir de dois anos ao adulto. Quem não tem muita experiência pode fazer aulas de esqui e snowboard.
Comida de inverno e esqui em Portillo no Chile
Um pouco mais distante, cerca de duas horas de carro de Santiago, Portillo é outra referência para quem não abre mão de aproveitar o frio. A paisagem branca é cenário perfeito para as atividades ao ar livre que envolvem a neve. Boa gastronomia, ótimos meios de hospedagem e uma multidão em busca das novidades invernais.
Resorts e muito esqui no Valle Nevado, Chile
O centro de esqui chileno de Valle Nevado fica na Cordilheira dos Andes, cerca de 50km da capital, Santiago. Existe desde 1988, criado por empresários franceses, seguindo o padrão dos melhores resorts de esportes de inverno existentes na Europa. As aulas de esqui, as brincadeiras na neve, a experiência dos esportes no frio são muito bem aproveitadas por aqueles que visitam a região.
Gente famosa circula e esquia pelas Termas de Chillán no Chile
Chillán ganhou notoriedade no Brasil porque era onde ocorria a temporada de Inverno da Revista Caras. Muito familiar, a região tem hotéis, albergues e pousadas para receber pessoas interessadas na neve e todas as atividades neste cenário de temperaturas negativas e muito frio. Lembrando que a cidade possui águas termais, o que garante a possibilidade de alguns esportes na água, em piscinas de águas quentes, mesmo que a céu aberto do lado de uma montanha de gelo. E ´é mais uma das mais famosas seis estações de esqui para aproveitar o frio da América do Sul.
Uma pergunta que não quer calar: quando dá para esquiar nestas estações?
A neve não está presente em todas as épocas do ano. No Inverno é a alta temporada, mas geralmente as estações atuam de junho a setembro. Se puder, se programe para julho em diante. Agosto é garantia de neve e estações a pleno vapor.
Qualquer pessoa pode esquiar?
Qualquer uma que não tiver problemas motores ou cardíacos pode tentar. Ficar de pé é outra história. Em todas as estações é possível alugar desde a roupa (ideal são3 camadas para aguentar o frio e poder suar – vejam que paradoxo) até o equipamento. Também em todas elas há professores e instrutores preparados para dar toda a atenção. Eles ensinam a ficar de pé, a se movimentar, você vai ganhando técnica e confiança até começar a descer de montanhas mais baixas. No fim, se fez todas as tentativas e percebeu que não é a sua, por que não tentar descer sentado numa boia, como fazem principalmente os pequenos?
Você conhece alguma estação de esqui no Hemisfério Norte? Região dos Estados Unidos ou Canadá, ou ainda nos Alpes Suíços? Se sim, conte pra nós do Viajar é Vida.
Comentários