Como é a Rota das Cachoeiras de Corupá (SC)

foto informativa

Como é a Rota das Cachoeiras de Corupá (SC)

Santa Catarina guarda surpresas ao longo do seu território. Quem gosta de praias, tem um Litoral repleto de opções, do surfe às praias tranquilas para passeios com a família. Há também cenários naturais onde a Mata Atlântica é a protagonista. É o da região Norte, onde está a Rota das Cachoeiras de Corupá.
 
A área de privada de preservação, de uma empresa de reflorestamento, foi criada em 1989 e ampliada em 2002. São 14 quedas d’água em uma região que mantém praticamente intacta a fauna e a flora locais. A estrutura do lugar possui estacionamento, loja de souvenirs, lanchonete e banheiros.
 
foto informativa
 
A entrada para o parque que leva à Rota das Cachoeiras custa R$ 20 e você deve comprar no caminho, porque a equipe da portaria apenas recebe o ingresso e o termo de responsabilidade (como o passeio é sem guia, você precisa se responsabilizar por subir a trilha). Faltando 12 quilômetros para chegar ao local (placas indicam o percurso), há um mercado onde é feita a venda. Adiante, faltando um quilômetro para o início da caminhada, há uma lanchonete que também vende. 
 
Como é a Rota das Cachoeiras de Corupá (SC)
 

Como é a Rota das Cachoeiras de Corupá (SC): trilha em meio à natureza

A Rota das Cachoeiras de Corupá não é um percurso de altitude, são apenas 500 metros morro acima. Mas é um trajeto de nível médio, com partes bem íngremes. Toda a trilha é sinalizada e boa parte dela tem corrimões e degraus. A orientação dada no início da trilha é para ficar atento às placas, para entender onde está indo, as informações do percurso e os possíveis riscos, como tomar banho em cachoeira não permitida. Lembre-se: você está subindo sem auxílio de guias, todo cuidado é pouco para manter sua integridade e também do parque onde está a Rota das Cachoeiras de Corupá, em SC. 
 
 
Completamos o percurso de ida e volta em 3h, esta é a média indicada nos panfletos entregues na portaria. A maioria das pessoas leva entre três e quatro horas para subir e depois retornar até a entrada do parque.
 
Como é a Rota das Cachoeiras de Corupá (SC)
 
 

 Cinco dicas do que levar para a Rota das Cachoeiras em Corupá, SC

  • Saiba que você irá suar na Rota das Cachoeiras, por isso, leve roupa confortável. Não se esqueça dos tênis ou calçados de trilha. Lembre-se que é um terreno acidentado, tem pedras, bichos, lama e trechos escorregadios. No dia em que subimos havia muita gente de chinelo de dedo, correndo o risco de se machucar.
  • Outra coisa, mesmo em dia de sol ou que você não entre na água, você irá se molhar. Em algumas das cachoeiras a força da água é tamanha que os respingos parecem uma garoa. Na 14ª queda, principalmente, prepare-se para um verdadeiro banho. Esta última é a mais incrível de toda a Rota das Cachoeiras de Corupa: tem 125 metros de queda d’água e o barulho é tão intenso, que parece a turbina de um avião.
  • Leve uma fruta ou sanduíche para fazer um lanche antes de retornar. Tenha uma garrafa d’água também e aproveite para recarregar no caminho. Água potável é o que não falta no local.
  • Tente chegar cedo, que é quando tem menos gente no local. O parque abre às 7h30min, mas a permissão para subir vai somente até 16h no Verão (para ter tempo de subir e descer com a luz do dia).
  • Indo cedo, você tem a chance de dar mais uma circulada pela simpática Corupá. Aproveite para conhecer e almoçar no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Há um museu, restaurante, café colonial, lojinha de presentes e toda a arquitetura do prédio onde vivem os seminaristas.
Como é a Rota das Cachoeiras de Corupá (SC)

O que fazer em Corupá

Pesque-pague

Região de interior, Corupá tem uma forte relação com a natureza. Por isso os pesque-pague são locais com foco na interação do turista com os moradores. Muitos espaços possuem estrutura completa de cozinha, cabanas, espaço para camping e alternativas de lazer e entretenimento. Quer diversão, sustentabilidade, cheiro de mato e comida fresca? Corupá tem.

Cicloturismo

Além da Rota das Cachoeiras, Corupá tem um forte apelo aos cicloturistas. A cidade integra o Circuito das Araucárias. São 248 quilômetros de extensão para quem quer pedalar e mais 340 para quem quer caminhar pelo trecho. O trajeto percorre 4 cidades do Planalto Norte Catarinense: Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Museu e Orquidário

O Seminário Sagrado Coração de Jesus, inaugurado em 1932, é sede também do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner. O espaço foi criado a partir de 1953. As primeiras atividades estavam vinculadas à implantação de um viveiro. Com o tempo, Irmão Luiz desenvolveu a atividade da taxidermia que é a técnica de preservação de espécies animais, popularmente denominada empalhamento, reunindo um considerável acervo da fauna brasileira. Depois vieram os elementos e vestimentas sacras. Aos poucos também foram introduzidas peças que contam a história de Corupá.  O complexo possui ainda capela, restaurante, teatro, adega e até lojas de souvenires.

Nos arredores fica também o Orquidário Alvim Seidel, com mais de um século de tradição no cultivo de orquídeas. Visitantes de todos os lugares do país e até do exterior visitam o lugar para levar uma planta para casa.

 

Conteúdos Relacionados


Comments are closed.