O que fazer em Lauro Müller SC

Talvez você não ligue o nome à cidade, mas certamente já ouviu falar do principal atrativo dela: a Serra do Rio do Rastro. Ela fica no Sul de Santa Catarina, no município bem gracioso e que o Viajar é Vida destaca agora. E o que fazer em Lauro Müller SC? Nós apresentaremos as várias possibilidades.

Antes, vale destacar que apesar do nome alemão, a cidade foi colonizada por italianos no final do século 19. Em 1827 se deu o início da exploração do carvão mineral, sendo até hoje uma das maiores geradoras de emprego do município, porém essa economia só se desenvolveu com a chegada dos imigrantes italianos no final do século. Hoje, Lauro Müller tem uma rica paisagem, vários atrativos e vale a pena ser visitada.

Lauro Müller tem cenários naturais incríveis no pé da Serra do Rio do Rastro
Foto: divulgação

O que fazer em Lauro Müller SC: ecoturismo e turismo de aventura

Adrenalina e muita atividade próximo à natureza em cachoeiras e fazendas particulares atraem viajantes para a região. Entre estes diversos locais, podemos destacar a cascata na comunidade de Rio Capivaras Alto. Com 43 metros de altura, a cachoeira, além de surpreender turistas, atrai os adeptos do rapel.

Para preservar e explorar de maneira ordenada as encostas da Serra do Rio do Rastro, uma lei criou o Ecomuseu Serra do Rio do Rastro. A área de abrangência ambiental possui 6.200 hectares e está localizada ao longo das encostas da Serra Geral. Além de Lauro Müller, inclui trechos nos municípios de Bom Jardim da Serra, Treviso e Orleans. O Ecomuseu tem como meta valorizar e preservar o patrimônio ambiental, cultural e suas diversas manifestações. Também foca no estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo da região.

A atividade rural está na lista do que fazer em Lauro Müller SC
Foto: divulgação

Turismo Religioso é outro atrativo de Lauro Müller

O catolicismo é muito forte na cidade, graças à imigração italiana. Com isso, há locais como a gruta construída como mina modelo na Capela de Santa Bárbara. Ela é uma homenagem aos mineiros que até hoje movimentam a economia da cidade. Além dela, a Igreja Nossa Senhora da Natividade existe desde 1940. Embora de pé, precisou de reparos por pelo menos três vezes, depois de sofrer um incêndio em 1951 e duas enchentes: em 1971 e 1974. Fatos que marcam a história e servem como elementos de surpresa aos viajantes que visitam o local.

A Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria é mais um dos grandes atrativos de Lauro Müller. É um dos maiores templos da região, com capacidade para 5 mil pessoas. A arquitetura traz uma igreja redonda, diferente. O prédio começou a ser construído em 1973, no lugar onde havia um mais antigo que levou 22 anos para ser erguido.

Desde 2009 existe na frente da Igreja Matriz uma imagem do Imaculado Coração de Maria. A estátua mede 5,5 metros de altura, pesa 14 toneladas e foi esculpida pelo artesão Paulo Afonso.

Entre os atrativos religiosos de Lauro Müller está a gruta em homenagem à santa dos mineiros
Foto: divulgação

O que fazer em Lauro Müller SC: visitar a Serra do Rio do Rastro, claro!

A Serra do Rio do Rastro tem vários títulos como a estrada mais bela do mundo! Ela tem curvas fechadas e subidas íngremes por um percurso de 12 quilômetros. De um lado o viajante visualiza um penhasco e a vista para o próprio morro da serra. Do outro, paredões de rochas cobertos de mata com alguns fios de água correndo compõem a outra parte do cenário.

Ela é uma uma estrada extremamente sinuosa que pode ser percorrida de carro e oferece uma vista deslumbrante no trajeto. A rodovia SC-390 faz a ligação entre o litoral e os municípios da Serra Catarinense e todo o trajeto é rodeado pela Mata Atlântica. Dirigir pela Serra do Rio do Rastro exige cuidado tanto pelo trânsito quanto pela fauna local que pode cruzar o caminho. Toda a extensão está dentro da área de preservação Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.

Além do percurso em si, os mirantes são outro atrativo. E o que fica no pé na serra é um dos mais procurados, já que dele pode-se enxergar a dimensão e as curvas da estrada.

A Serra do Rio do Rastro e sua estrada sinuosa está entre o que fazer em Lauro Müller SC
Foto: divulgação

Turismo rural na lista

Existem propriedades privadas que oferecem hospedagem e atividades rurais. É o caso da Estância Pé da Serra que fica em meio aos cânions da Serra do Rio do Rastro. Entre os atrativos, casa aconchegante com lareira, fogão a lenha e a gás e churrasqueira. Os viajantes podem alugar o espaço com capacidade para 12, 10, 6 e 4 lugares. Todas as casas possuem cozinhas e churrasqueiras completas.

A estrutura oferece ainda 45 quilômetros de trilhas em meio à natureza, quatro quadriciclos e muitos animais como cavalos, emas, ovelhas, gados, cisne, jegue e outros silvestres. E não podemos nos esquecer das dezenas de cachoeiras.

Para quem curte cultura e história, tem muito disso por aqui

Durante quase 100 anos (entre 1884 e 1981) a Estação Ferroviária Tereza Cristina contribuiu com o desenvolvimento de Lauro Müller. A linha possuía 7 estações no total: Imbituba, Bifurcação, Laguna, Piedade, Pedras Grandes, Orleans e Minas (ou Tereza Cristina que era o nome oficial). Todos os edifícios foram construídos de tijolos e pedras, mas nem todos permanecem de pé. Atualmente a antiga estação ferroviária em Lauro Müller está aberta para visitação e conhecimento da história municipal.

Outro elemento histórico que atrai os viajantes é o Monumento aos Tropeiros, uma obra que presta homenagem um dos símbolos da cultura do Sul catarinense. Representa a passagem dos tropeiros que circulavam para fazer a troca da produção serrana pelos produtos litorâneos. Produzido com pedra basalto, a obra tem 4 metros de comprimento, 1 metro de altura e 70 centímetros de profundidade dentro de uma única pedra. Retrata um dos tropeiros acompanhado de 5 mulas carregadas de seus sacos de couro cru. Todo o trabalho foi feito pelo artista nascido ali próximo, em São Joaquim, Nelson Neves Matias.

Monumento aos tropeiros presta homenagem a quem utilizou a rota para fazer o comércio local antigamente
Foto: divulgação

Curtiu saber mais um pouco sobre este município no pé da Serra do Rio do Rastro? Consegue se programar com as informações deste conteúdo sobre o que fazer em Lauro Müller SC?  Se gostou, conte para o Viajar é Vida nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*