O que fazer em Treze Tílias?

O munícipio de Treze Tílias, localizado no Oeste de Santa Catarina, é um encanto de cidade. Tem menos de 8 mil habitantes e é conhecia por sua forte influência austríaca. Inclusive é chamada de Tirol do Brasil. Sua arquitetura charmosa e suas tradições são o destaque do lugar, porém a cidade reúne atrativos para todos os gostos. Mas muita gente tem dúvidas sobre o que fazer em Treze Tílias. Por isso o Viajar é Vida trouxe diferentes atrações para colocar de vez Treze Tílias no roteiro da sua próxima viagem.

O Museu Municipal Andreas Thaler conta sobre a história do município

Projetado pelo arquiteto Bruno Kracher, o Museu também é conhecido como “Castelinho” e foi morada do Ministro Andreas Thaler que organizou a colonização entre os anos de 1934 e 1936. Hoje transformado em museu abriga vários objetos da colonização, peças de arte, utensílios de trabalho e ambientes que ilustram como era a vida nos anos 30.

Museu municipal conta a história de Treze Tílias
Foto: Gilvandro Gurgel/Flickr

O que fazer em Treze Tílias: ver a cidade em miniatura no Parque Lindendorf

No parque Lindendorf é possível encontrar lindos jardins, diversos animais, um grande lago com diversos peixes coloridos e um restaurante com comidas tímicas da cidade. Mas o grande destaque do local é a minicidade, onde foram reproduzidas com detalhes as principais construções de Treze Tílias. Atração importante para quem não sabe o que fazer em Treze Tílias.

Diferentes atrativos podem ser aproveitados no Parque Lindendorf
Foto: divulgação

O que fazer em Treze Tílias? Café Eiskaffee Trudi e Mini Golfe

Ideal para se divertir com os amigos e com a família, o Mini Golfe de Treze Tílias é uma atração perfeita para quem busca entretenimento e diversão. A estrutura conta com 18 pistas, construídas conforme as diretrizes da Federação Mundial de Mini Golfe, uma das únicas no Brasil.

No mesmo lugar, funciona o Eiskaffee Trudi, uma cafeteria e sorveteria com um ambiente aconchegante, que reúne em seu cardápio diversas opções da culinária da região. Um dos destaques é o sorvete artesanal.

A gastronomia é uma das coisas para se fazer em Treze Tílias
Foto: divulgação

Parque do Imigrante faz homenagem à Áustria

No Parque Municipal do Imigrante você encontra uma bela área verde, com um bosque de mata nativa e um lago com uma ilha, representando a Áustria e fazendo referência aos 9 estados do país. No local também é possível encontrar pedalinhos, academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra de areia e a Capela de São Bento.

Diversão no Parque Águas Tirolesas está entre o que fazer em Treze Tílias

Para aqueles que buscam diversão e entretenimento, o parque aquático Águas Tirolesas é perfeito! Com várias piscinas adultas e infantis, toboáguas e rampas é diversão garantida para toda família. O local possui uma capacidade de até 5 mil visitantes por dia, e conta com uma grande estrutura com restaurantes, lanchonetes, lojas e amplos banheiros e vestiários.

Nos meses de calor o parque aquático é uma das atrações de Treze Tílias
Foto: divulgação

O que fazer em Treze Tílias para os amantes da natureza: Trilha e Cascata Ecológica

Para aqueles que gostam de estar em contato com a natureza, é possível realizar uma trilha de aproximadamente 200 metros em meio a mata nativa que dá acesso a uma bela cachoeira de 6 metros.

Para quem busca boas bebidas a Cervejaria Bierbaum e a Vinícola Kranz devem estar no roteiro

A Cervejaria Bierbaum foi fundada em 2004 e segue rigorosos padrões alemãs de fabricação de cervejas, oferecendo uma experiência única para os apreciadores de uma autêntica cerveja artesanal. O bar é localizado junto à fábrica e é possível degustar de toda a linha de cervejas e chopes produzidos pela Bierbaum. Já para aqueles que preferem vinho, a Vinícola Kranz é uma boa opção, sendo uma das vinícolas mais premiadas do Brasil. No local, é possível visitar a vinícola e degustar dos vinhos.

O que fazer em Treze Tílias: beber cerveja ou vinho
Foto: divulgação

Eventos durante o ano são outro motivo para conhecer Treze Tílias

Feiras de artesanato, árvore da primavera e até um concurso de tortas austríacas. Durante o ano, Treze Tílias realiza diferentes eventos para movimentar a cidade e para garantir atrativos aos visitantes. Por lá realizada também a Tirolerfest e o Pedal do Chope. Obviamente que são eventos previstos para momentos sem pandemia, mas vale ficar no calendário para identificar a época do ano que mais combina com os seus gostos e poder visitar Treze Tílias neste período. No site da prefeitura tem todas as informações e um calendário anual bem explicadinho sobre as novidades mês a mês.

Foto: divulgação

Onde de hospedar em Treze Tílias

Para se hospedar em Treze Tílias há diferentes pousadas e hotéis, além de camping e apartamentos de férias, que os nativos chamam de Ferienwohnungen. Estas hospedarias seriam algo como um AirBnB, porém você aluga diretamente com os proprietários. Há pelo menos 10 deles divulgados no site da prefeitura e com localização bem central, próximo ao Paço Municipal. Todos os meios de hospedagem de Treze Tílias têm o charme da cidade pequena, sem esquecer dos traços dos colonizadores.

Diferentes hotéis e pousadas estão na lista de onde se hospedar em Treze Tílias
Foto: divulgação

Agora que você já sabe o que fazer em Treze Tílias, pretende colocar esse charme de cidade em seu roteiro? Conte para o Viajar é Vida nos comentários.


Conteúdos Relacionados


2 comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*