Quais são as maiores cataratas do mundo?

O contato com a natureza sempre gerou muita curiosidade e despertou o desejo dos viajantes do mundo inteiro para roteiros diferenciados. É o caso da vontade de conhecer lugares como as famosas quedas d’água planeta afora. Por isso, o Viajar é Vida levantou o ranking e responde quais são as maiores cataratas do mundo. Claro que tem representante brasileiro na lista, disputando espaço entre as maiores, mais volumosas e mais lindas obras naturais do globo.

Foz do Iguaçu fica na fronteira entre Brasil e Argentina
Foto: Flávio Costa/Pixabay

Quais são as maiores cataratas do mundo? Abrimos com as Cataratas do Iguaçu

Na fronteira entre o Brasil e a Argentina estão as Cataratas do Iguaçu que é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu que integra a Bacia hidrográfica do Rio Paraná e que possui uma área corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Desde 1934 a Argentina de um grande passo ao criar o parque nacional de conservação do meio ambiente. Cinco anos depois foi a vez do Brasil seguir o exemplo. As duas áreas de proteção têm como propósito administrar e preservar o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor.

Conta a história que o primeiro europeu a achar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca em 1541. Hoje são centenas de milhares de estrangeiros que descobrem as Cataratas do Iguaçu anualmente. Em tempos de chuva, as quedas d’água chegam a ser a maior do mundo em termos de volume de água. O nome Iguaçu significa água grande em tupi-guarani, a língua nativa dos primeiros habitantes da região.

Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu podem ser encontrados exclusivamente on-line. E como neste momento o parque está com limitação de 525 pessoas por hora, o visitante precisa realizar a aquisição e agendar o dia e o horário da visita. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas. Não há restrição de idade para realizar o passeio.

Vale ressaltar que diariamente o parque passa por um minucioso trabalho de sanitização de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes. O parque faz o controle individual de acesso de todas as pessoas que visitam a unidade de conservação com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes.

Foz do Iguaçu é a representante nacional entre as maiores cataratas do mundo
Foto: Carlos Eduardo/Pixabay

Victoria Falls são as representantes africanas na lista de quais são as maiores cataratas do mundo

Na África, mais precisamente na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue ficam as Cataratas de Victoria, ou Victoria Falls. Para chegar é preciso atravessar uma ponte onde parece chover de baixo para cima. Essa percepção se dá pela cortina de gotículas de água que se formam com a força da água. Sim, você se molha e isso é parte integrante da experiência.

As Cataratas de Vitória (que na língua local significa fumaça que troveja) estão na lista de quais as maiores cataratas do mundo. Elas possuem cerca de 1,5 quilômetros de largura e altura máxima de 128 metros. Desde 1989 o Parque Nacional de Victoria Falls faz parte da lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

O nome é uma homenagem que o explorador escocês David Livingstone fez à rainha Vitória, do Reino Unido. Você pode aproveitar os dois lados do parque (tanto no Zimbábue quanto em Zâmbia), mas precisa estar atento à flora e fauna locais. Há muitos macacos e eles podem querer “roubar” lanches e equipamentos. Esteja atento.

Cataratas de Victoria ficam na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue
Foto: Albrecht Fietz/Pixabay

Picapau nos apresentou as Cataratas do Niágara

Na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, em uma região muito simpática, ficam as Cataratas do Niágara (ou Niagara Falls). Lá são três grupos distintos de quedas d’água: as Cataratas Canadenses, as Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil (ou Véu da Noiva). Elas não são muito altas, porém são bem largas e por isso possuem as quedas com maiores volumes da América do Norte.

Além da beleza natural das cataratas, quem viaja para conhecer se depara também com o charme das duas cidades de mesmo nome: Niagara Falls (no lado canadense e no lado americano). As vantagens é que você não precisa pagar para ver as quedas. Nos dois lados a entrada é gratuita. Na parte canadense, aliás, você caminha na parte lateral das cachoeiras, por calçadas que acompanham a rua paralela.

À noite, as Cataratas do Niágara recebem iluminação, o que torna o espetáculo ainda mais incrível. Alguns passeios de barco levam os viajantes na boca da queda, onde a água toca a parte mais baixa. É muita aventura e emoção. Ah, vale comentar que no Brasil somos muito íntimos de Niagara Falls graças aos desenhos do Picapau. É neste cenário (transformado em animação) que o personagem descia num barril com um público feliz vestindo capas amarelas vendo essa queda.

Niagara Falls foi muito vista no Brasil graças ao desenho do Picapau
Foto: Stanbalik/Pixabay

Esta maravilha fica na Venezuela

Em termos de altura, a Cataratas Angel (ou Salto Angél), na Venezuela é a maior de todo o mundo. Possui quase 1 quilômetro de altura. Como é muito alta, parte da água evapora ou se transforma em uma névoa fina pela força dos ventos.

A água que desce vem do Rio Churún próximo da fronteira Brasil-Guiana. O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1994. São cerca de 30 mil quilômetros quadrados de área que é praticamente do mesmo tamanho da Bélgica. Por isso, é considerado o sexto maior parque do mundo.

Incrivelmente comprida é esta queda d'água da Venezuela
Foto: divulgação

Quais são as maiores cataratas do mundo? Yosemite na Califórnia no páreo

Com as maiores quedas d’água de todo o território norte-americano, as Cataratas de Yosemite ficam na Califórnia e possuem 739 metros de altura. Ao todo são 3 quedas d’água que ficam no Parque Nacional de Yosemite, na Sierra Nevada. Este é um atrativo interessante para quem curte conhecer as belezas naturais, mas têm pouca habilidade técnica ou física de se embrenhar na mata para ir atrás do cenário. É que o acesso a elas é considerado fácil. Para garantir um passeio interessante, opte por visitar no final da primavera (no Hemisfério Norte) que é quando há maior potencial de volume de água graças às chuvas da temporada.

O representante norte-americano na lista de quais as maiores cataratas do mundo é Yosemite
Foto: divulgação

Guiana também tem a sua, é a Cachoeira Kaieteur

Localizada no Rio Potaro, as Cataratas de Kaieteur são uma grande e famosa queda-d’água na região central da Guiana. Localiza-se no Parque Nacional Kaieteur que é um local ainda reinvidicado pela Venezuela. Para se ter uma noção da grandiosidade, em termos de altura, Kaieteur é 5 vezes mais alta que as Cataratas do Niágara. São 226 metros. E outros 100 de largura. Nos arredores desta “cachoeira-mãe” existem outras cascatas íngremes e menores.

Na Guiana, Kaieteur também é uma cachoeira de grande porte
Foto: divulgação

Quais são as maiores cataratas do mundo? A belíssima Gullfoss na Islândia

Muito popular entre os viajantes que seguem para a Islândia está a Gullfoss (que significa Catarata Dourada na língua local). Está localizada no Sul do país, cerca de 100 quilômetros da capital Reykjavik. Ela tem 32 metros de altura e 70 de largura. E a água que desce nela vem do Rio Hvítá, proveniente do glaciar Langjökull. Quem visita a Gullfoss geralmente faz o Círculo Dourado, que possui ainda o Parque Nacional de Thingvellir e o vale com atividade geotérmica de Haukadalur.

Na lista de maiores cataratas do mundo está Gullfoss na Islândia
Foto: divulgação

O que achou desta lista que apresenta quais são as maiores cataratas do mundo? Se já teve alguma experiência em uma delas, conte ao Viajar é Vida! Deixe os detalhes nos comentários.


Conteúdos Relacionados


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*