O termo igreja é utilizado para se referir ao conjunto, reunião, congregação ou assembleia de cristãos. Mas é também como se referem à construção, ao prédio erguido para receber os fiéis. O Viajar é Vida apresenta agora as igrejas mais incríveis do mundo e, como arquitetura, essas construções se sobressaem e acabam virando também pontos turísticos. Mesmo que o viajante não se identifique com esta ou aquela religião, certamente ele se encantará com a diversificação arquitetônica, ostentosa e de destaque em meio ao restante das cidades. Por isso, o Viajar é Vida destaca as igrejas mais incríveis do mundo.
Suposto milagre fez surgir a Igreja de Wies, na Alemanha
Localizada na Baviera, na Alemanha, a Igreja de Wies tem seu estilo rococó conhecido em todo o planeta. Reza a lenda que uma camponesa viu lágrimas nos olhos da estátua de Cristo que atualmente está no centro do templo. O fato causou uma grande peregrinação para conferir o suposto milagre. Foi então que, entre 1745 e 1754, Dominikus Zimmermann construiu este local para a adoração da estátua de Cristo – a igreja de Wies. Ela recebe pelo menos meio milhão de visitantes (e fiéis) todos os anos. A Igreja de Wies é chamada na Alemanha de Igreja Wieskirche. Ela fica na Rota dos Alpes e desde 1983 é Patrimônio Mundial da Unesco.
As igrejas mais incríveis do mundo? Saint Chapelle, em Paris
Situada na Île de la Cité, em Paris, a Saint Chapelle tem arquitetura gótica e foi construída no século 13 por Luís 9º (São Luís). O projeto conta vitrais emoldurados por um delicado trabalho em pedra, com rosáceas acrescentadas à capela superior no século 15. Durante a Revolução Francesa, a capela foi transformada em escritório administrativo e os vitrais foram tapados com enormes armários. A sua beleza oculta foi assim preservada do vandalismo que sofreu em outras partes, tendo sido destruídos os assentos do coro e o painel do altar principal, por exemplo. No século 19 ela passou por uma restauração.
Leia também
- Onde passar o Réveillon 2022?
- O que fazer em Segóvia na Espanha
- O que fazer em Nova Veneza SC
- Qual castelo inspirou o castelo de Cinderela?
- O que fazer em Ouro Preto Minas Gerais?
Entre as igrejas mais incríveis do mundo está esta de madeira da Noruega
Um estilo arquitetônico único utilizando pilastras de madeira dominou a construção das primeiras igrejas a partir do século 9. A Igreja de Madeira de Borgund é Luterana e está classificada como uma igreja de madeira de nave tripla no chamado estilo Sogn. É a melhor preservada das 28 igrejas deste mesmo material construídas na Noruega. Acredita-se que esta construção seja do século 12 e praticamente não teve alterações desde que inaugurada. A Borgund Staverkirke está em uma área isolada e só abre de maio a setembro, em razão do clima.
Igreja de Maria, na Polônia, também entre as igrejas mais incríveis do mundo
O exterior da Igreja de Maria na cidade de Cracóvia, na Polônia, não deixa claro sua incrível beleza interior. Ela é um prédio gótico de tijolos próximo à Praça do Mercado Principal. Dados históricos mostram que foi construída no século 14 e que desde 1978 é Patrimônio Mundial da Unesco. A Basílica de Santa Maria serviu de modelo arquitetônico para muitas das igrejas que foram construídas pela diáspora polonesa no exterior, especialmente aquelas como a de São Miguel e São João Cantius em Chicago, projetadas no estilo de catedral polonesa.
Santuário de Las Lajas chama a atenção por estar à beira de um cânion na Colômbia
A arquitetura impressiona tanto quanto o local onde está instalado o Santuário de Las Lajas, na Colômbia. Fica no cânion sobre o Rio Guáitara Boris, no município de Ipiales, sul o país. Este já é o quarto edifício construído desde o século 18. A igreja de pedra cinza e branca de estilo gótico do final do século 19 é composta por três naves construídas em uma ponte de dois arcos que se cruzam sobre o rio e faz com que o átrio da basílica se una com o outro lado do cânion.
A ponte tem 50 metros de altura por 17 metros de largura e 20 metros de comprimento. A altura do Santuário, de sua base até a torre é de 100 metros. O altar está construído sobre a mesma cova na pedra em que Rosa teve uma visão religiosa.
Igreja e Convento de São Francisco são os representantes de Salvador
No coração de Salvador, na Bahia, a Igreja e o Convento de São Francisco foram erguidos entre os séculos 17 e 18 e são vistas como importantes e detalhadas obras do Barroco brasileiro. Ambos os prédios são tombados como patrimônio histórico e fazem parte da lista das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Ambos estão no Centro Histórico de Salvador, que também é tido como Patrimônio da Humanidade. Entre os detalhes incríveis, estão a forração de ouro do chão ao teto.
Sagrada Família, de Barcelona, nem está pronta e já integra a lista das igrejas mais incríveis do mundo
Sem data de término, apesar da projeção ser para 2026, o Templo Expiatório da Sagrada Família, é da igreja católica e foi desenhada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí. É considerada uma obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. O projeto foi iniciado em 1882 e foi suspenso em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola. A data 2026 está ligada ao centenário da morte de Gaudí. Toda a obra é paga pela iniciativa privada e hoje a Sagrada Família é um dos símbolos turísticos de Barcelona, da Espanha e do mundo.
Catedral de Colônia é outra grande igreja da Alemanha
A grande fama da Catedral da cidade alemã de Colônia está ligada ao fato de que aqui estão relíquias dos três reis magos. A arquitetura do prédio é em estilo gótico e esta é a quinta igreja mais alta do mundo. Desde 1996 integra a lista de patrimônio da humanidade. Obviamente que se tornou símbolo da cidade e atrai seis milhões de turistas por ano. Na Segunda Guerra Mundial, a catedral acabou recebendo 14 ataques por parte de bombas aéreas e não caiu; a reconstrução foi completada em 1956.
Catedral de Lima é uma heroína da resistência depois de 5 terremotos
Localizada no centro histórico de Lima, é a maior igreja do país! Foi erguida em estilo barroco e precisou ser reconstruída 5 vezes graças aos danos provocados por terremotos no país. Também integra a lista de Patrimônio da Humanidade. Com seu desenho quadrangular, lembra o modelo da Catedral de Sevilha. O estilo é neoclássico, embora tenha elementos construtivos e decorativos que vão desde o estilo gótico tardio. As duas torres altas, com telhados de ardósia, são neoclássicas.
Entre as igrejas mais incríveis do mundo está a Catedral de São Basílio de Moscou
Da igreja ortodoxa da Rússia, a Catedral de São Basílio foi erguida na Praça Vermelha, em Moscou, entre 1555 e 1561. Foi construída a mando do czar Ivan, o Terrível, para comemorar a captura de Kazan e Astracã. Ela está numa posição que marca o centro geométrico da cidade. O projeto do edifício, em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu, não tem relação com nada da arquitetura russa. A catedral tem operado como uma divisão do Museu Histórico do Estado desde 1928 e desde 1990 faz parte da lista de Patrimônio Mundial da Unesco.
Basílica de San Marco tem centenas de anos de história em Veneza, na Itália
A primeira igreja construída no local foi em 828 (isso mesmo, sem o mil na frente), quando mercadores venezianos adquiriram de Alexandria as supostas relíquias de São Marcos Evangelista. O prédio atual apresenta uma planta em cruz grega, baseada nos exemplos de Basílica de Santa Sofia e da Basílica dos Apóstolos, ambas em Constantinopla. Possui um coro elevado acima de uma cripta. A planta do interior consiste em 6 naves. A basílica foi consagrada em 1094, no mesmo ano em que o corpo de São Marcos foi supostamente reencontrado num pilar. A cripta passou então a abrigar as relíquias até 1811.
Gostou de conhecer sobre as igrejas mais incríveis do mundo? Qual delas você colocaria na lista de próximas viagens? Deixe seu comentário para os leitores do Viajar é Vida.
Comentários