A importância de um seguro viagem

A gente nunca sabe o que pode encontrar longe de casa. E sem conhecer o sistema de saúde e os preços cobrados, melhor mesmo é ir preparado. Nas minhas viagens internacionais, sempre adquiro um seguro viagem.  Existem várias empresas que prestam este serviço e, no meu caso, a Kirra Agência de Intercâmbios me deu um suporte. Procurando sobre o tema, encontrei algumas dicas no portal G1 e reproduzo parte delas aqui no Passaporte Oficina.

1 – Leia muito bem os itens incluídos na apólice, pois eles podem variar muito. Os seguros mais básicos apenas oferecem um valor em dinheiro por morte ou invalidez acidental e ressarcimento limitado por gastos médicos. Outros serviços, como cobertura para perda e extravio de bagagem, custeio de traslados em caso de acidente ou morte, e assistência no exterior, podem estar incluídos ou não.

2 – Verifique se seu cartão de crédito oferece seguro de viagem. Muitos cartões têm esse serviço gratuito para os clientes. Mas, ao mesmo tempo, costumam ser bastante básicos.

3 – Cuidado com seguros contratados no exterior. Eles podem ser comprados pela internet podem ser mais em conta que os nacionais. No entanto, em caso de problemas, você não vai ter a quem recorrer.

4 – Não omita riscos relevantes. Se vai viajar e já sabe que vai praticar alguma atividade mais arriscada, como esportes radicais, avise ao corretor para que procure um seguro adequado à sua viagem.

5 – Em caso de dúvida ou problema com o seguro, o viajante deve primeiro buscar a ouvidoria da seguradora. Se a situação não se resolver, o órgão a ser procurado é a Superintendência de Seguros Privados (Susep), no telefone 0800 021 8484.

6 – Esqueceu de fazer o seguro antes de partir? Ainda é possível entrar em contato com o seu corretor, mesmo quando já em viagem. Mas lembre-se de avisar que já está se deslocando, pois isso precisa ser discriminado.

7 – Vai alugar um carro? Lembre-se de também se informar sobre o seguro do veículo e sua cobertura para danos a terceiros, que não estão incluídos nos seguros de viagem. Dados apontam que a maioria dos casos de acidentes que chegam às seguradoras envolvendo turistas brasileiros no Exterior estão relacionados à condução de automóveis.


Conteúdos Relacionados


Um comentário

  1. Avatar

    Parabéns pela publicação e dicas para os viajantes! Contratar um seguro é realmente muito importante! Ele minimiza os riscos e imprevistos durante a viagem!

    Somos uma operadora de grande tradição e que atua há 36 anos no mercado de seguros viagem. Temos vários planos, para atender às necessidades de cada cliente. Estamos com uma promoção de 15% de desconto para as pessoas que apresentarem o código promocional TOURIST15. Para quem quiser conhecer melhor a empresa acesse o nosso site: http://www.touristcard.com.br e o nosso chat, onde respondemos de imediato a qualquer dúvida: http://bit.ly/chattour.

    Um abraço para todos!